domingo, 6 de dezembro de 2015

Ataques a superficie.

Ola amigos, vai fazer 4 anos que partilho as minhas pescarias aqui neste mundo virtual, umas melhores outras piores, mas todas com muito prazer de as relatar, grande percentagem dos postes são de sargos, pois por vários motivos dedicai-me a essa pesca que tanto adoro e me dá prazer, nos últimos anos, mas o de hoje é um bocadinho diferente,...
Considero-me um homem do mar, com muito para aprender, e muito para conquistar em termos de capturas, pois no meu conceito de pesca, esteve presente sempre apanhar bom alimentos para poder comer, cozinhar, e desfrutar o que de melhor este nosso mar nós dá.

 
Considero que o Mundo está todo em guerra e competição, países contra países, pessoas contra pessoas, religião contra religião e para não ir mais longe, clubes contra clubes, exemplo fácil, adoro futebol, mas os debates e confrontos físicos e verbais que um simples jogo faz no final de um simples Domingo é ridículo, discutem um lance de penalti durante uma hora, passam essa repetição 30 vezes, onde um arbitro tem que decidir em 2 segundos, num angulo desfavorável e sem repetição, que estupidez, há coisas tão importantes que deveriam ser debatidas em canal aberto e estão estes gajos doutorados a discutir um lance de futebol, fds%#$#%.
 
 
Alguém já pensou em por a disciplina POLITICA na escola, tantas disciplinas para os putos aprenderem, e muitas esquecidas nos primeiros anos de adultos, se calhar a politica não se explica?será? ou então eles não tem interesse que se aprenda, as pessoas votam pela cara do representante politico e não pelo partido, ou pelo que esse partido propõe.
Bem mas já estou a falar de futebol e política em vez de pesca, na pesca vou lá para caçar almoço, para descontrair , observar a natureza, respirar a marzia do mar, levar com uns raios de sol, a seguir limpo o peixe, pego numas pedras boas de sal, ponho-o na brasa, sinto o cheiro dos primeiros minutos de grelha, bebo uma bejeca e penso, não preciso de dinheiro e bens materiais, para poder sentir um prazer imenso e um bem estar, nesta vida cada vez mais complicada de gerir e de gramar.

 
Agora é as capturas dos robalos para o próximo ano, serem abrangidas do mundo da pesca, mais uma estupidez dos engravatados deste mundo, espero o pior, pois noticias boas para nós pescadores de verdade e amantes e protetores da natureza, são sempre difíceis de ser boas.


Bem já me estiquei nas palavras, e não sei porque estou falando disto, mas apeteceu-me escrever e desabafar um pouco.
Esta pescaria foi feita num spot, muito antigo e muito conhecido por mim, à uns bons anos apanhava muito peixe por estas bandas, sargos, salmonetes, carapaus, varias e até chocos.
Durante uma surfada de fim de tarde, os ataques a superfície eram tantos que abdiquei de apanhar umas ondas para ver esse espetáculo, parecia que estavam a dar tiros para  água.
No dia seguinte água pela cintura e spinning em vez de surf, uma chibatada dura de aguentar, como é que com tantos ataques e não queriam uma amostra rija.


   Depois mais um dia a insistir ao final da tarde e a 2ª chibata no spinning presente, decidi ir comprar uns pingalins e pescar a antiga. como fazia antigamente, este tipo de pesca captura-se muito robalinho sem medida, então nada com pingalins de bom tamanho e depois de 2 horas sem um toque a noite arrefece e o peixe entra no velho pesqueiro, pois tenho a certeza que era o peixe que andava a atacar forte e feio atrás da arrebentação durante o dia.
De repente os ataques eram de seguida, as borrachas ganhavam velocidade e pumba, não eram barrotes, mas eram bons e gordos como o caraças! apanhei peixe com as 3 borrachas que estão na foto, mas ultima, uma cavalinha, era a preferida deles, passado uma hora tive que a substituir, estava acabada, parecia que tinha vindo da guerra, arrancara-lhe o rabo e a cor, atacavam a desgraçada sem parar.


 Destruida

 
 
 
Estou com fé nesta magana este ano, vamos ver se lhe conseguem arrancar a cauda, ahahahahah.
Fiz uma pesca pesada e como veem nas fotos tenho aproveitado bem os maganos, caldeiradas e grelhadas com este solinho acompanhados de  bons vinhos, fazem a delícia nestes dias de Inverno solarengos... boas fainas amigos.

16 comentários:

  1. Comé amigo João!
    Pois é mesmo por te teres especializado em sargos que és o Mister Sargo hahahhahaha
    Tens razão no que escreves amigo João, a competição o querer ser melhor, querer ter mais, a inveja, etc etc estraga tudo de bom que a vida tem.... infelizmente é assim.....
    Cuidado com essas ideias que dás que os putos amanhã furam-te os pneus do carro hahahhahaha

    É a tal pesca que me contaste ao tlm, destes com uns robalotes e não perdoaste :)
    Tal na era a fome dos gajos que até o rabo da "berrachinha" te levaram hahahhaha

    Andas te a alimentar bem, agora desenjoas dos sargos, belas refeições que tens aí....
    Parabéns pelo belíssimo post que escreveste.
    Um abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Pedro,
      Epa já apanho uns bons sargos, mas aqui por Sines há muito bons pescadores de sargos, só que esses nem dizem o que apanham, quanto mais fotos, ahahahahah
      Aborrece-me a brava tratar dos assuntos que não podemos fugir, ainda por cima com muitos maus profissionais que encontra-mos por ai.
      Então a gaja do Bloco de esquerda não queria que os putos de 16 anos votassem ? se assim for ponham a politica como disciplina, fazia todo o sentido, só inventam:)
      Sim é a tal pesca, no dia a seguir fui armado em guloso e levei uma chibata, ahahahah

      Mas tenho papado muito peixinho estes dias:) e umas lulas também:):) este sol não vai durar muito, é aproveitar para fazer estes petiscos grelhados:)
      Obrigado ai amigo, este mês se correr bem ainda bebemos um branco gelado com um polvinho frito, ahahahahaahha
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Mékié João!
    Irra, como o tempo passa. Já lá vão 4 anos...
    Quando comecei a seguir certos blogues, lembro-me perfeitamente do gozo que ainda dá em ler os teus relatos e de ver as tuas pescas fantásticas. Espero bem que continues, pelo menos é esse meu desejo :)
    Agora podes começar a desenjoar dos dentuças, hehehe
    A semana passada, também comi umas bailas deliciosas :) não pode ser sempre sargos :)
    A concorrência, sempre houve e sempre vai haver. Uns com um ponto de vista, que por vezes se torna cego, outros mais maleáveis, enfim...
    Politica e futebol... Até fujo deles!!
    Por vezes temos o mais simples para ser feliz e nem lhe sabemos dar o seu real valor!
    Tens que arranjar uma caixa mais comprida, para quando deres com uns de bitola maior não ficarem dobrados, hehehe
    Vai-te a eles com essa magana verdinha :)
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Podes crer, vai lá vai.
      Obrigado ai Francisco, ainda bem que gostas, uma das poucas coisas que o blog me deu foram os amigos que já fiz, um dia ainda fazemos uma pesca juntos:)
      Tenho enchido a barriga de robalos, ahahahahah, estão melhores que os sargos:)
      Ahahahahah, fazes bem.
      É verdade, é certo que a mudança das nossas vidas esta com uma velocidade brutal, se um gajo adormece, comem-nos como parvos, mas não tenho duvidas que a simplicidade de vida cada vez vai trazer mais felicidade.
      Os de bitola maior não são para mim, estes chegam e sobram para umas belas refeições, mas vou te ser sincero, Dezembro e Janeiro vou tentar a sorte, pode ser que seja este ano que tire um peixe a seria, ahahahahahah.
      Grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  3. éé João!!!
    Andas a malhar neles!! Fazes bem voltar as origens, atão se apanhavas com pingalins, e eles aí na querem plástico!! Ao menos trazes peixes, e os pingalins são mais baratos que as amostras ahah
    bela investida essa! Parabens!

    Opá como eu concordo contigo nesse desabafo, o mundo está todo ao contrario... Eu já nem perco o tempo que perdia a ver futebol. Enfim..!

    Força nisso!!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cris,
      Os desta bitola gostam muito dos pingalins, não são grandes mas com medida e mais que suficientes para fazer umas refeições, que é aquilo que eu tento em primeiro lugar quando vou pescar, mas tive lá um bem grande e era de grande bitola, a merda é que não tinha o drag suficientemente aberto e fui um bocado passarinho.
      Mas sinto que este ano que vou apanhar um com plástico rijo, já estudei uns pesqueiros que quero atacar quando houver condições, o meu amigo Mário vai me acompanhar e com ele a sorte anda sempre atrás, ahahahahahaha.
      Olha eu ia era pá ilha, ahahahahahahah
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Boas João,
    Parabéns, pelos 4 anos de excelentes relatos e histórias que nos contas sobre o teu cantinho da pesca, além de não ter estado presente desde o inicio, espero continuar a ler e a comentar as tuas histórias!
    Em relação ao teu desabafo, pois sinceramente, às vezes não compreendo muito se fala e muito se escreve, mas parece que quando chega a hora de agir, o pessoal não arranja meio de juntar e fazer algo de construtivo para que isto possa melhorar e trazer benefícios para todos, mas enfim, isto é algo que podíamos estar aqui a noite toda a trocar ideias... :)

    Bom pelo menos continuas a malhar neles e com os teus petiscos e surfadas e até já trocas as mesmas para ir atrás dos robalos... :)
    É preciso é calma às vezes os grandes são poucos mas compensam em termos gastronómicos e de adrenalina em captura!

    Forte Abraço e continua a apertar forte e feio com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel
      Obrigado, também gosto de ver os relatos da malta toda, a quinta já sei que veem ai bons peixes, ahahahaha.
      Pois podíamos falar horas sobre vários assuntos, e não saia-mos disto,espero bem que não inventem sobre os robalos, para podermo-nos distrair com as histórias de todos vocês na captura de lindos exemplares, eu sou mais sargueiro, mas ia me doer na mesma se ideia estúpida for para a frente, então depois de ver o vídeo que o Pedro pós no facebook, de uma embarcação a apanhar milhares deles...
      Vou tentar ainda este ano apanhar um grande, o Mário quer me acompanhar no spinnig, assim já vou com mais pica e vou perder umas horas, vamos lá ver se é desta, lol.
      Grande abraço Manel.

      Eliminar
  5. Boas João,

    Que pesca de compridos bonita. Os antigos gostavam muito de pescar com borrachinha e atualmente com uma boia de agua ainda dão bons resultados. Excelente report com optimas fotos. Votos de boas continuações. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,
      Sim por aqui é ainda habitual pescar-se com boia de água, na costa norte de Sines até Troia, é comum apanharem bons robalos com as borrachas.
      Obrigado, força ai para o Algarve, grande abraço.

      Eliminar
  6. Mékié Jony,
    Pois é, este tipo de pesca (corrico) é muito inconstante mas quando se dá com eles (robalos) fazem logo esquecer os chibinhos. eheheheh
    O corrico não é feito só de amostras rígidas e vinis, também há outras formas, nomeadamente corricar com boia d´água ou bombette com pingalins e em boa hora o fizeste porque conseguiste engana-los, parabéns! ; )
    Este ano na deu pra vires ao jantar mas pró ano há mais e cá estaremos pa te receber à boa moda dos Marafados ; )
    Quanto aos desbafos, vai masé à pesca quisso passa! LOOOOL

    Haja saúde e força ai nos mariolas! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então PJ,
      Já podia era ter dado com eles mais cedo, no dia da surfada, era uma coisa louca:)
      Ainda ferrei um dos grandes, mas por estupidez foi-se, é assim...
      Tu bem te esforças-te para eu ir, obrigado, mas não foi desta, chamaram-me para trabalhar de madrugada, foi uma sorte não ter ido para baixo:)
      Estou ai nos Algarves nas ultimas semanas de Dezembro, a ver se combina-mos alguma coisa:)
      Ahahahahah,essa boa:)
      Saudinha e grande abraço Paulo.

      Eliminar
  7. Boas João

    aqui esta umas pescas para desenjoar, já estava farto de ver tanto sargo e marisco.LOl LOL
    Continuas muito forte

    abraço

    F. Muralha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Francisco,
      Para o ano a ver se consegui-mos ir, espero que esteja tudo bem por ai.
      Olha que estou a gostar mais de robalo do que sargo, tenho feito belas refeições:)
      Obrigado, grande abraço

      Eliminar
  8. Boas João parabéns que bonita pescaria de robalos,estas em grande forma.
    Ainda bem que temos a pesca para nos aluviar desses stress todo que falaste.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Alexandre,
      Podes crer amigo, pescar faz bem a alma, e surfar nem imaginas... ainda é melhor:)
      Obrigado, a ver se este ano que fazemos a tal pesca:)
      Grande abraço.

      Eliminar