quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Época fria

   Com o frio a chegar finalmente, a minha época de pesca sargueira começa a fraquejar, mares grandes e fortes, vento norte mesmo fraco mas incomodativo, dias mais pequenos, mais difíceis de conciliar o trabalho, descanso e pesca, as capturas são menos, mas vai-se sempre arranjando algum alimento para desfrutar boas refeições.
   Altura também, de encostarem umas lulas boas, pena não se poder pescar nos melhores spots de Sines a lula, leis e mais leis de desmotivação, por aqui lixo e poluição é que é a vontade, bem assunto chato que não me quero alongar...
   O amigo Marco fez-me o convite para abrir a época no barco dele a lula, coisa que me não tem corrido bem nos últimos anos, para apanhar uma lula é uma dor de cabeça, já não há lulas por aqui como havia a 20 anos atrás.

 Dia calmo e quente de Outubro

 Apanhei uns mexilhões na marina e fiz uma pesca de fundo no pôr de sol, podia aparecer um pargote, mas só dei com  umas safias boas, nisto o Marco acabava de abrir a época.

 Como tem vindo a ser habitual, não foi desta que acertei no dia delas, mas safei a grade luleira com duas lulinhas de meio quilo, nada mau, já tenho material para a tão desejada feijoada de lulas que a minha mulher adora.

Com a noite a escurecer bem, a luz do candeio, começa a chamar carapau a dar com um pau, com um raio de lula ainda safei ali uma dúzia deles para grelhar, e que bons que estavam:)
 
Claro que andei a procura de uns dentuças, num domingo chuvoso e com o mar de dois metros, fui a um pesqueiro que pesco muito, com uns camarões bem vivos, o pesqueiro estava super difícil, era mais o tempo que fugia das ondas do que pescava, numas chanadas boas, tentava a sorte, e em vinte minutos ferro 3 belos peixes, que me deram um gozo e uma luta a tira-los com aquele mar que nem imaginam, 2 sargos e um lindo bodião que rederam 2,800Kg tinha a pesca feita para as condições que estavam, mais abrigado e à paciência, ainda apanhei mais 2 sargos de dose para a grelha.
 


 Mais uma das Maldivas, , nesta foto dá para ver bem que o coral esta bem raso, uma queda mais aparatosa e pode-se ter problemas, já vinha lançado, mas o Tiago(laranja) brindou-me com belo dropinanço:) neste dia foi prato do dia, apesar de se surfar entra amigos por vezes há zangas, ahahahahaha....
 
 
Despeço-me com belo petisco, a todos boas fainas...
 
 
 
 
 
 
 

12 comentários:

  1. Come amigo Joao!
    La vais arrabanhando uns peixes e uns petiscos à maneira aqui para o pessoal ver :)
    O pessoal em Sagres tem andado forte em cima das lulas, normalmente é todos os anos a partir desta altura...
    As leis cada vez sao mais, qualquer dia nao se pode é apanhar nada, enfim...
    Alta das maldivas :) mas esse dropinanço de um amigo comigo nao se safava, foi por essas e por outras que me afastei das ondas.... Nao tolero faltas de respeito....
    Grande abraço e força ai amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo,
      Uns petiscos vão sempre aparecendo:)
      Pois aqui também a malta que tem barco apanha muitas, pois vão muitas vezes e dão com elas, certos dias, eu vou poucas vezes e não tenho tido sorte, por terra se pudesse pescar onde queria, apanhava-as isso era certo!
      Fiz pescas memoráveis a lula, nem imaginas...
      Pois os dropinanços são chatos, a falta de ética dentro de água, é o que me leva a surfar de softboard, apanho mais ondas e divirto-me mais e não levo com malta com pouco poder de encaixe, ahahahahah, isto do surf lá dentro para quem não sabe, tem muitas regras quem poucos cumprem, pois não há policia dentro de água, ahahahahahah, agora prefiro surfar sozinho num sítio pior do que com 20 gajos num pico perfeito, basta haver 1 desses 20 parvo que depois ninguém se entende.
      Grande abraço e dá-lhe amigo.

      Eliminar
  2. Mékié João!!
    Uma feijoada com essas maganas é um espectáculo :) de comer e chorar por mais!
    Os carapaus parece que estão mesmo a pedir para ir para a grelha, hehehe
    Mesmo com mar rijo, safaste uns peixes porreiros...
    Já tive aí dois fins de semana que não fui à pesca e fui fotografar uns amigos a surfar numas matinais mesmo ao nascer do dia. É a hora que eles mais gostam de ir, para não terem stresses desses!
    Não à confusão nenhuma. Quando chega a hora de saírem da água, está uma multidão pronta a fazer umas ondas!
    Grande e forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Francisco...
      UiUi, tu sabes, ahahahahahah
      Os carapaus eram muito bons;)
      Bons sargos estes, este ano tenho apanho bons quileiros:)
      Pois as matinais são fixes para fugir ao pessoal, mas olha que eu surfando com um gajo apenas, já tive stress, impressionante, este mundo é complicado, é uma luta diária, que não devia ser na hora do surf, mas é infelizmente, as vezes veem-me de softboard e pensam que sou maçarico, ahahahah, esticam-se logo, esta zona tem muita malta de passagem a surfar´....
      Forte abraço amigo, um dia ainda vens cá fazer um surf comigo, ahahahahahah

      Eliminar
  3. Boas João

    continuas com os reports mais variados da net, é sargos,safias,navalheiras...continua assim que da gosto.

    Abraço

    F. Muralha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Francisco,
      Sabes como é, bom petisco vou sempre arranjando...
      Obrigado, grande abraço.

      Eliminar
  4. Boas João,
    O frio vai começar a apertar a partir deste domingo, a ver se começam a encostar alguns troncos de Natal... lol
    Não podes ir aqueles spots que sabes que elas andam lá mas ainda assim safaste a coisa!!!
    Com esse mar de 2 metros, é quando dá mais pica fazer as capturas e coloca-los a seco, parece que têm outro sabor especial, não é verdade?
    O Surf, a Pesca, como tudo na vida, existe sempre alguma competição inerente, entre os seres humanos, desde que seja saudável acho que até traz aspectos muito positivos para todos! Agora quando é aquela competição mais para o mesquinho do género não Fod*, nem deixa Fod**, uiiii mais vale afastar... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel,
      O frio já chegou por aqui, esses troncos de natal, não são a minha especialidade, ahahahahah....
      É verdade com as condições difíceis, sabe melhor apanhar um sargalhão:)
      No surf o grande problema é que há muita gente a aprender sozinha, e antes de se por em pé convém saber algumas "regras" e valores do que é estar dentro de água com respeito, onde fazer a sua aprendizagem e como fazer a sua progressão neste desporto, coisa que dava para fazer um workshop sobre a iniciação no surf e conduta dentro de água, era boa ideia, ahahahahahah. há enumeras situações que podem causar mau ambiente dentro de água, nem imaginas,lol
      Forte abraço e força ai Manel

      Eliminar
  5. Mékié Jony,
    Epá, este ano aqui por baixo a lula tá de monte, más juntas c´areia!
    Belo burro, sim sr! Assado no forno com batatinhas e bem regado...hummm, pouco bom, sim! ; )
    Isso né um caranguejo de navalha, é uma sapateira!!! LOOOL Même big one, dá pa beber uma grade de minis. eheheh

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é PJ.
      Se ta a monte apanha ai umas para fazer umas lulinhas a algarvia,uiui e manda cá para sines, ahahahahahahh
      Tenho feito é uma massinha com os bodiões que vou apanhando, este magano era bom:)
      Este ano tem aparecido boas navalheiras, foi pena ser só duas neste dia:)
      Saúdinha e força ai , grande abraço.

      Eliminar
  6. Boas João vejo que mudaste um pouco de estilo de pesca seja como for sempre a facturar uns peixes como não podia deixar de ser uns bons sargos a mistura com um belíssimo petisco.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Boas Alexandre,
    Tenho mudado o estilo de pesca, e vou arranjando sempre bom petisco, eu antes de me dedicar aos sargos, safava uns peixes porreiros em varias frentes, em breve vou ver se recupero umas fotos antigas para fazer um post, tenho poucas mas sei que tenho algumas na casa dos meus pais:)
    Força ai amigo, um abraço.

    ResponderEliminar