sábado, 3 de outubro de 2015

Setembro com sardinha

   Mais um relato de duas pescarias, desta feita com sardinha, pois os sargos de Agosto a pescar com isca da pedra, escassearam, e com mares curtas e mar manso, apostei no nascer do dia com sardinha e engodagem da mesma, pescarias rápidas e eficazes, pois quando o sol sobe, as bogas invadem a pedra:).
   Acordar cedo, ida para o pesqueiro ainda da noite, e nove e pouco da manhã em casa, estou cada vez mais adepto da sardinha,  quando os sargos falharem no meu estilo de pesca preferido com isca viva, vou apostar na sardinha, quase que a mulher nem dá por um gajo ir a pesca, ahahahahaahah.


A primeira manhã, com o mar com um toque mesmo ao meu gosto, escolhi um pesqueiro que não ia à muito tempo, foi 2 horinhas bem divertidas, com a engodo a fazer estragos, os dentolas saíram a bom ritmo ainda o sol só dava aquela claridade, luz fosco, depois a lote desceu, ainda mudei de pesqueiro e fiz mais meia dúzia de sargos escapatórios.


Setembro também foi um mês quente, com umas ondas porreiras e água quente por aqui, neste dia aproveitei e fui ver uns peixes com os óculos de mergulho, foi bom ver muita vida, desde robalotes, 3 douradas e muita sargaria e saimas de criação, muitas futuras capturas, ahahahahahah.


No dia seguinte voltei ao mesmo local, mas o mar tinha arreado bastante, e só consegui enganar uns peixes mesmo na luz fosco, quando o sol subiu, tive que fugir, senão as bogas comiam-me a cana:) ainda fiz poucos mas redondos e bem bons.




 Os sargos andam redondos e gordos como tudo, desta vez uns acabaram numa bela caldeirada, apesar da minha perdição serem os robalos em caldeirada, estes sargos deram um bom petisco:)



Redondos e gordos, boas fainas pessoal.

 

12 comentários:

  1. Comé amigo João :) em forma!!?
    Andaste cravado neles com Sardinha, pois ela é um isco muito bom para muitas espécies.... pena que hoje em dia ao preço que está tora-se complicado pescar com a Sardinha, vá lá que tu tens aí um fornecedor amigo ;)
    Bela bela caixa de Sargos que fizeste nesse dia,...

    Podes querer o Setembro foi um grande mês até me fez lembrar aqueles dias no ano passado aí em Sines :)
    Já foste espreitar lá debaixo pa veres o que se passa!!!! Ai o gajo...... hahahahaha
    Sargos pá grelha não te faltaram no 2º dia e olha quando as bogas quiserem comer a cana mete uma pontinha de piripiri hahahhahaha

    E ele que não falta-se aí o tacho com um belo dum manjar ;))
    Foi com branco ou tinto hahahaha
    Esta semana papei arroz de lingueirão a semana toda, tinha sido uma boa semana para fazermos uns petiscos, ameijoa também havia mas não cheguei a apanhar, lembrei me logo de ti campeão da ameijoa lool....

    Já vi que já vão começar os mares fortes e com período, onde é que eu já vi isso...........
    Abraço e força aí amigo João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo, vamos andando...
      As vezes também compro, mas estas foram mesmo dadas, e renderam uma sargaria valente:)
      Sim esteve parecido o tempo aquele que vocês apanharam aqui o ano passado, belo mês:)
      Fogo muita boga há pelos mares, é impressionante, mas no meio delas há sempre uns sargos:) mas as gajas parecem piranhas, ahahahaha piripiri, essa boa, ahahahahah.
      Tenho bebido tinto com o petisco, mas olha que o branco que bebemos ai, caiu-me mesmo bem, afinal também há tinto que faz azia, é da qualidade só pode:)
      Um arrozinho de canivete vinha mesmo a calhar,lol,se estive-se ai ia almoçar a tua casa, ahahahahah.
      Eu foi mais navalheiras, mesmo boas as que apanhei...
      Hoje troquei uns sargos, com uma sapateira, camarão e ameijoa branca;) trazia o branco gelado e vinhas cá almoçar, ahahahahah.
      Parece que o inverno vai começar, a minha época esta a dar as ultimas.
      Quando puder vou ai a baixo, grande abraço amigo.

      Eliminar
  2. Mékié Jony,
    Com o badum a sardinha que ficas a tua Maria ou anda com nariz entupido ou não tem cheiro! eheheheh
    Tens ai belo lote, tanto pá grelha como pó forno ; )
    Tás a ficar pitosgas, né preciso óculos pa ver corvinas e douradas na borda d´água! LOOOOOL

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJ,
      Ahahahahah, , tu não perdoo-as , ahahahahah, mas um pescador marafado e experiente como tu não sabe tirar o cheiro da sardinha das mãos??? eu ensino-te um dia destes, 5 minutos e parece que nem foste a pesca, ahahahahah.
      Foi aproveitar e apanhar peixe antes do mar forte que esta ai para ficar:)
      Ahahahahaha, podes crer as vezes é com cada corvinão, ahahahahaha nem é preciso óculos, ahahahahah

      Saudinha, grande abraço.

      Eliminar
  3. Comé João!!
    Com isca da hora ou com pitéu a sardinha, lá arranjas maneira de os tirar lá de dentro ;)
    Mais umas caixas bem compostas e a dar para vários tipos de petisco para não enjoar, hehehe
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      Tenho que me adaptar as condições e ao tempo disponível, para pescar, e a sardinha é uma grande opção para não levar umas chibatadas, lol
      Epa, já não sei como fazer os sargos, se tiveres uma ideia nova diz ,lol,
      Obrigado ai amigo, grande abraço.

      Eliminar
  4. Comé João!

    O Setembro foi ainda um belo mês de ferias ehe
    A bitola desceu mas mantem-se gordos os maganos! Assim é que eles são bons!
    ah ja andas a estudar o pesqueiro de baixo de agua?? Isso é que é apostar no futuro ehe
    Na caldeirada tambem gosto mais de outros peixes, mas essa está com bom aspecto!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cris,
      Esta bitola para a grelha é o ideal, como tu sabes eu gosto é dos mais pequenos ,lol, para estar a ratar aquelas barrigas e cabeças, lol
      Epa tanta vida que tenho visto este ano, mesmo porreiro, no outro dia apanhei umas navalheiras e vi mais de 100 pequenas, nunca tinha visto tantas:)
      Estava com bom especto, mas sinceramente muito longe de uma caldeirada de robalo,lol mas papou-se bem, ahahaha.
      Grande abraço rei da ilha.

      Eliminar
  5. Boas João,
    Não falhas... Essa hora é a mais mágica de todas, parece que tudo passa em camera lenta... :)
    A Maria, não te chinga o juizo com o cheiro a sardinha... lol

    Forte Abraço e venha Outubro... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel,
      Fazer o amanhecer é mesmo relaxante, mas para mim aquilo passa no estante, estou sempre a espera que o sol apareça para me acabar com a diversão:)
      Ahahaah, eu quando chego a casa lavo tudo bem lavadinho, cana, carreto, baldes, e a mim claro,lol, no outro dia até me disse, então não chegas-te a ir a pesca?, ahahahahahaha e eu já com almoço no frigorifico, ahahahaah.
      Forte abraço Manel, força ai.

      Eliminar
  6. Comé grande João..:-) Bela teca de sargos que fizeste mano e tens toda a razão...nem a mulher dá conta que bazaste de cana...hahaha...quando voltas até podes dizer que acabaste de acordar...hahaha. Aproveita bem amigo que não tarda o Inverno chega em força e voltas a ter os teus pesqueiros só para ti...hehehe

    Aquele abração

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Luís,
      Tu a malhar ai nos peixões e eu na sargaria, já sabes como é Luís, ahahahaha
      Ahahahah, uma pesca rapidinha, ahahahahahah ninguém dá por isso, ahahahah
      O mar forte já esta para ficar por aqui, hoje estava uns vagalhos como já não via a muito tempo.
      Grande abraço amigo, e saudinha ai para ti e para os teus.

      Eliminar