sexta-feira, 10 de julho de 2015

Pampus

   Ola amigos, mais um episódio das minhas fainas, estas ainda do inicio do mês passado, com as burras a dar sinal, tentei capturar outra, e ferrei uma dourada daquelas que nós todos sonhamos, depois de muito trabalho, de cansar o bicho que me levou vezes sem conta o fio do carreto, só a tinha que a por na racha da morte, para a pôr em seco, só que o mar estava bruto que nem um cão e não consegui, mas ela andou a reboleta pelas pedras 5 vezes onde chegou a estar 3 vezes parada em seco, só que as vagas continuas de quase dois metros, não davam descanso e a escoa voltava a levar a bicha para água, para mais umas arrancadas, a 6 tentativa o 0,28 cedeu e partiu, mesmo assim o fio mostrou que é bastante bom.
   É assim, nem gosto de falar dos peixes que perco, mas esta era linda enorme e senti que a tinha apanhado:) por momentos, fiquei estático ai uma meia hora a recuperar da luta e do desgosto, ahahahahahah.
   Bem mas o que interessa é mostrar peixe, e se não foi Dourada para o forno foi pampu, que ainda é melhor, ahahahahah

 Tem sido poucos os sargos, mas de um lote bem agradável o que tem feito o meu grelhador trabalhar bem, para não falar das boas unhas que o mês de Junho me deu.

Os pampus tem sido poucos, pois o mar forte não é bom para eles, o pessoal que tem feito romarias nesta altura para os apanhar, não tem tido sorte, eu neste dia apanhei 3 dos bons com quase 2 Kg cada um.
 
 Ondas para todos os gosto é que não tem faltado aqui na costa alentejana, e por vezes lá vo molhar a alma e divertir-me.
Percebes de qualidade, tem dado belos lanches, apanhados nos raros dias que o mar deixa.




Pampinho já esfulado no forno, é um luxo, para mim um dos peixes mais completos para fazer qualquer tipo de prato, forno, caldeirada, filetes, cozido, só grelhado é que ainda não comi, pois como há sempre sargos, ainda não experimentei:)


Boas fainas



 

22 comentários:

  1. Amigo João qualquer dia proíbem-te de pescar pois tu não dás descanso aos peixinhos :) falando agora amigo é bom visitar a tua página pois é sempre um prazer ver um sargueiro a dar neles já para não falar nos pitéus que deixam sempre vontade de comer.
    Um abraço para ti e família
    JCordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Justino,
      Tenho andado em baixo de forma este verão, tenho mais ido apanhar ondas do que sargos, lol
      Tento manter uma rotina agradável e onde tiro prazer cada dia que passa nesta vida, estas pequenas coisas dão me felicidade e sei que partilhando, vocês ai desse lado tem 5 minutos distraídos e agradáveis, pelo menos é isso que tento absorver quando vou a um blog da malta.
      Um abraço e saudinha ai para Sacavém:)

      Eliminar
  2. Mékié Jony,
    Tens que apertar com as matlonas, ou vai ou racha! LOOOL
    Opá, os porcos é um peixe que é uma classe, é bom de toda a maneira! ; )
    Moce, cada vez que venho ao teu blog dá-me logo vontade de comer, belos petiscos! eheheh

    Saúde, da boa, e força ai nas ondas! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Mrs do peixe fino.
      Esta não vinha para cima com um 0,28, tenho a certeza, era uma matlona como nunca tinha visto... :(
      LOL, houve um casal que veio cá a casa e papou porcos no forno, até se lamberam, ahahahaahahhaah, eu digo-te na boa, não há peixe que goste mais no forno do que este:)
      Deixa estar que tu no face, não ficas atrás nos petiscos:):)
      Saudinha amigo, abraço.

      Eliminar
  3. Comé amigo João!!!
    Epa este ano tens andado aí numa batalha difícil com essas Douradas, é complicado nesses pesqueiros e com mar um gajo trabalhar o peixe, há sempre tantos azares à espreita que a qualquer momento lá se vai a magana....
    Continuo a dizer que um cesto é obrigatório nem que seja em pesqueiros de 2m de altura....
    À cerca de 12 anos perdi duas num espaço de 10 minutos que certamente seriam as Douradas da minha vida, nunca mais vou esquecer esse dia, no entanto aprendi alguma coisa de útil e certamente nunca mais vou cometer os mesmos erros...

    Agora já tens aí os teus amigos porcos para te entreteres :)
    Pelas ondecas parece-me que estás em forma amigo João :)
    Continuas a dar bem nos percebes e no forno, belos petiscos que tens aí....

    Isto agora está complicado para ir à pesca e o calor não dá tréguas, para quem tanto o desejou que apanhe uns bons escaldões e passe umas boas noites sem dormir....

    Abraço e parabéns por mais um belo relato.
    Força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Pedro.
      É verdade, se fosse como ai na ilha do parchal, ficavam todas em seco, ahahahahahaah, mas aqui há ondas e pedras afiadas por todo o lado.
      Podes ter razão amigo, mas acho de que nestes pesqueiro ia cesto e dourada pelo ar, pois são pesqueiros rasos e com pouca altura, agora naquela pedra que fui contigo e com Cris, sim o cesto trabalha bem com certeza:)
      Os porcos estão escassos, o mar não deixa os gajos encostarem, tenho é surfado muito, altas ondecas, mesmo divertidas, este mês ainda não consegui apanhar percebes ve lá, em julho não apanhar percebes, nunca me tinha acontecido isto.
      Ahahahahah, a Lurdes esteve ai esta semana, e disse que estava um abuso de calor, lá em casa nem dava para dormir, ahahahahah, eu tenho ai a minha ventoinha só para mim, ahahahahahah, imagino o calor, quando for ai em Agosto esta fresco vais ver,lol
      Um abraço amigo, temos é que ir ao marisco quando eu for ai:):):) força ai ...

      Eliminar
  4. Boas João!!
    Até dá gosto abrir e ler os teus relatos... Grandes fotos, petiscos à maneira e uma escrita fantástica :)
    Faço ideia ver a magana quase a seco e a ir-se embora novamente... irra que nervos :) hehehe
    Carrega aí com força no que mais gostas... Sargos, percebes e surfadas!! E claro, petiscos ;)
    Grande e forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Francisco,
      Fixe ver que vocês gostam, agora com a escrita é que acho que posso melhorar muito:):)
      Pois tenho a imagem dela gravada na memória ainda, ahahahahah
      Já sabes como é, ando sempre a ver se me safo, e vai caindo qualquer coisa :):):)
      Forte abraço.

      Eliminar
  5. Grande Mestre , mais um relato de encher as medidas todas ! Sempre incríveis estas historias ! á muito que ja ouvia falar dessa papuda que fugiu , é pena , gostava de a ver aí nas tuas fotos e de ver o belo manjar que ia dar , mas pronto assim é mais uma matulona que desova uns quantos milhares de ovas ! Mudando agora de assunto , epá esses porcos tambem devem de ser bem fixes de apanhar , como apanhas esses maganos , este ano estou decidido a passar uma tarde aí nas tuas pedras , se puderes fala aí com os riscas pretas para eles aparecerem na primeira semana de agosto , se quiseres podes pôr já etiqueta a dizer André Matos que nao me importo eheheh !
    Forte abraço e boas varadas grande mestre !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas miúdo, pois já te tinha dito,lol
      Um dia dou com destas outra vez, apesar de me chamares mestre, eu sou só um novato que faz uns peixes, conheço muitos pescadores melhores que eu:):) mas cada vez vou ficando mais forte, pois aprendo quase todos os dias, e as muitas fainas que faço dão me cada vez mais força a bagagem para ser melhor pescador...
      Os porcos parecem pedras com arrancadas esporádicas de partir qualquer linha a um gajo, fazem uma força bruta, ahahahahah, até podes chegar aqui e apanhar uns peixes, os riscados aparecem quando menos se espera, mas por enquanto a coisa esta calma por aqui o vento forte e mar grande não deixam pescar...
      O mês que estou mais ausente daqui é Agosto, mas quando vires dá um toque pode ser que esteja por aqui e dou-te umas dicas para ver se te safas, lol
      Um abraço André.

      Eliminar
  6. João,
    Volta na volta, andas sempre com peixe no anzol e marisco na arrilhada! Dá gosto de ver! Continua a brindar a malta com as tuas façanhas. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,
      Este vicio que ganhei aos sargos dá nisto, lol, estas pedras onde pesco tem percebe de bela qualidade e quando o mar deixa ataco neles:)
      Obrigado um abraço Nuno...

      Eliminar
  7. Boas João,
    Belos porcos de 2Kg... Para mim em filetes ficam uma delicia, fazem cá uma concorrência com o Capitão Iglo... LOL
    Este ano o mar anda esquisito para esses lados, mas em breve vai dar ai umas chanadas... :)
    Pois perder um Sr. Peixe, é sempre lamentável, mas prontos desta vez foi o dia dele e pelo menos tb conseguiste tirar algumas conclusões de como trabalhar para a próxima!

    Forte Abraço e aperta com essa sargaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel,
      LOL, os porcos são melhor que os douradinhos 20 vezes, ahahahahha
      Eu já espero essas chanadas a 2 semanas, incrível nunca vi um verão com tanto mar, tenho me vingado nas ondas e posto a pesca mais de lado:)
      Acho que com as condições que estavam e com o pesqueiro que era, tirava um peixe daqueles em 10 tentativas, esta magana fez pescar a chumbica com uma cana mais forte e pesada nas pescas seguintes, mas em vão, é assim a pesca:)
      Forte abraço e aproveita é esse marisco de luxo que tens ai a porta de casa:)

      Eliminar
  8. POrra Joao!!
    As douradas dão cabo de ti pá... Não esta nada facil! É preciso é nao desistir!
    Eiaa dass ganda percebe porraa, belas unhas essas carnudas e suculentas!!, isso dava cá um petisco com umas cervejas!!
    O pampu no forno pracase ainda não experimentei, a malta não lhe liga muito mas é um peixe muito apreciado gastronomicamente, eu também adoro e sempre que posso, trago para casa!!
    Venham mais douradas, a proxima vem para seco!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cris,
      Ferro sempre meia dúzia delas nesta altura, só que tira-las ta quieto:(
      Estes percebes eram mesmo bons, daquela qualidade que levei para ai mas bem maiores:)
      Não provaste no forno, quando provares, vais ver que vais trazer os porcos todos para casa,lol
      Agora tem sido mais surf do que pesca, o mar esta mesmo bom para a surfada, há sempre ondas e parece que é para continuar:) mas pelo meio vou indo a pesca para ver se dou com um cardume de sargos, ahahahahah
      Grande abraço.

      Eliminar
  9. Boas João

    Parabéns novamente , tu não paras, continuas muito forte.
    Quanto aos pampos só lhes limpo a tripa, coloco sal nessa zona e depois grelha com ele, quando a pele rachar vira se de lado ate rachar de esse lado, levar para a mesa que a pele e os filetes saem direitinhos, juntar um molho de alho, manteiga e ou limão e esta feito. é a maneira mais natural e FACIL de os confeccionar.

    Abraço

    F. Muralha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      Lol, isto anda muito fraco de sargos este mês, estas pescas que tenho relatado ainda são de inícios de Junho, este verão tem sido duro de mar forte, e os sargos ainda não encostaram para mariscar:)
      Já ouvi falar de fazer o pampu dessa maneira, mas ainda não experimentei, parece boa:)
      Um abraço e força ai ...

      Eliminar
  10. Grande João, a Madame não veio mas espero que tenhas a sorte de a ferrar outra vez e ainda mais gorda,mas pelo menos tens aí uma barrigada de ondas e de uns belos pitéus, mais uma vez parabéns pelo relato e pelas fotos. Carrega,forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As madames enganam-me bem, ahahahhaha
      Sim ondas e petisco há sempre, não há dourada vai pampu para a forno, ahahahah
      Obrigado Gonçalo, força ai , um grande abraço.

      Eliminar
  11. Boas grande João,
    foi uma pena a burra ter-te deixado com os nervos em franja, coisas da pesca, sei bem como custa perder peixe praticamente em seco, ainda por cima depois de teres trabalhado bem.
    Fora isso, lá forraste a caixa com uns bons sargos e belos pampus, se nunca os comeste grelhados, tens de experimentar, muito bons, só tens de os escalar com pele e tudo e por na grelha com pedras de sal, do melhor!!!
    Petisco e ondas é coisa que não pode faltar.
    Grande abraço e continuação de bons lances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      Pois foi pena era um peixe lindo, é assim amigo.
      Já sabes que petisco e uns peixecos vão se arranjando sempre:)
      Nunca comi grelhados, um dia tenho que experimentar :)
      Força ai para o oeste e um grande abraço.

      Eliminar