quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Velhos tempos

   Novembro e Dezembro era mês de grandes noites de lulas, à 20 anos atrás, meses esses mais fortes devido às grandes lulas que vinham desovar junto a costa, Sines como porto natural bem profundo era recheado de vários pesqueiros de grande qualidade, eu e o meu pai, fazia-mos grandes maratonas e fizemos dezenas de pescas de carrego, pena não haver a facilidade de fotografia que há hoje, era a minha pesca de eleição, era completamente viciado.
   Com o desenvolvimento da zona, começaram a  proibir um pesqueiro depois outro, depois mais um molho, mais uma rede e neste momento, há um buraco pescável por aqui, com muita gente presente claro, é triste mas mais meia dúzia de anos não vamos ter onde pescar aqui em Sines as lulas.
   Na altura descobri-mos um buraco mesmo nas barbas de toda a gente onde dava grandes lulas, mas se pescasse-mos na entrada da noite, e alguém visse, sabia-mos que o pesqueiro seria invadido de pessoal, então opta-mos só pescar ali das 4 da manhã até ao sol raiar, consegui-mos manter segredo quase 2 anos e fazia-mos pescas de sonho.
   Esta semana o meu pai desafia-me para ir de madrugada como os velhos tempos, e assim foi, lá fomos para o tal sítio matar o vicio... e não é que mata-mos a chibata, que bem que me soube,:):):)

O meu pai apanhou uma que passou um quilo e fez lembrar as grandes fainas de antigamente de lulas quileiras, eu apanhei a mais pequena.
 
 
 Na segunda ronda eu apanhei outra boa, pelo menos volta-mos a sentir o gosto desta pesca que eramos vidrados, não o fazemos mais vezes porque o pesqueiro é de difícil acesso e o meu pai já não está para se chatear e poder-se aleijar, esta malta que proíbe tudo, não vê que faz com que as pessoas reformadas fiquem mais sedentárias e não se podem distrair com umas simples pescaria...
 
Desta vez foi a minha mãe que posou para a foto.
 
Nesta altura há outra arte que também ataco com força, é os polvos nas marés de lua, não tem sido como o ano passado, mas fiz uns a maneira, uma coisa boa é a quantidade de navalheiras de criação que há, nunca tinha visto uma coisa assim, mas ainda apanhei 7 boas em duas marés.
 
 
 
Petisco da ordem
 
Tenho apostado na pesca do robalo, e feito um surf casting noturno de vez em quando, mas ainda não dei com um tarolo de jeito, este foi o único que me calhou, e se há maneira de os comer é em caldeirada com um camarão xl e umas ameijoas brancas, uma fatia de pão caseiro frito por baixo, uiui, um dos meus pitéus de eleição:)
 
 

O surf este mês tem sido de gala, ondas excelentes por todo o litoral alentejano, e as armas andam sempre comigo na carrinha, prontas par ação, ou pesca ou surf, :):)

 
Os sargos trocaram-me as voltas, e os mares grandes não me deixaramm chegar onde quero, o melhor que fiz aos meus fieis amigos foram 3 de bom lote que me deram um gozo enorme a iça-los de uma falésia bem alta, a minha vareta ia indo para a reforma, :):)
 
 
Variedade de espécies, boas surfadas, belos petiscos, bons momentos de relax ao pé do mar, recordar o passado e sentir o seu cheiro no ar, é o essencial, para um bem estar e ter alguma qualidade de vida, é isso que importa e o que todos nós procura-mos nesta vida.
 
A todos boas fainas companheiros.

22 comentários:

  1. Atão amigo João!!!!
    Andaste andaste e sempre foste às lulas :)
    Com essas duas já dava pá gente beber aí umas 7 ou 15 não!!!!
    Pois isto hoje em dia cada vez estamos mais limitados em termos de pesca, não vês o que fizeram aqui no cais novo também!
    Essa mesa com essas navalheiras e o polviiiinho! Partes um gajo todo com esses petiscos, nem vou falar do tacho hehehehehe
    E esses três parecem aqueles que fizeste no forno para nos dares as boas vindas a mim e ao Papa chibos....
    Um relato de deixar agua na boca sem duvida :)
    Um grande abraço e parabéns.
    Força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é amigo Pedro...
      Já tinha saudades de apanhar umas lulas, numa feijoada com feijão branco nem te digo nem conto,ahahahahaha
      Dá para beber umas boas aquela grande, e em salada depois de grelhadas, uiui, como se faz a salada de choco...
      Estes 3 foram os únicos sargos de jeito este mês, o mar aqui esta feito que nem um cão,lol.
      Já sabes que o petisco é comigo,lol
      Obrigado ai amigo, grande abraço....

      Eliminar
  2. Boas João!!
    Já fazia falta um relato dos teus, com uma mista de pesca e espécies para os teus grandes petiscos!
    Continua a insistir no fundo que o tarolo há-de aparecer! É uma pesca de acreditar :))
    Forte abraço e força aí

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco.
      lol, tento sempre apanhar vários petiscos, agora é tempo de lulas grandes, como apanhei 2, sei que vou ter mais coragem para tirar o cú da cama cedo e ir tentar apanhar um,lol
      Também vou insistir mais um bocado ao fundo, vamos lá ver se sai algum...
      Forte abraço e obrigado amigo

      Eliminar
  3. Boas João,
    O que vale é que ainda tens esse cantinho mágico, para trazer umas lulas daquelas... Já devem ter dado cá uns espirros... Tenho que ir mais vezes ao spinning para dar com elas... LOL
    Elááá essas armas e a prancha... Estou a ver que andas atrás deles, fazes bem pois tens ai uns pesqueiros muito bons para dar com eles, agora já sabes, para se dar com aqueles tarolos é preciso insistir e muita paciência... eu que o diga... :)
    O petisco está na ordem do dia e que maravilha...

    Forte Abraço e força com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel dos petiscos...
      As gajas também se atiram as amostras de spinning, lol
      Já perdi umas boas horas a noite, mas nada nem um peixeco... tenho que ir mais aos treinos,lol
      Olha que os teus petiscos não ficam atrás dos meus,lol
      Obrigado forte abraço Manel.

      Eliminar
  4. Aqui em baixo também tem aparecido umas lulas mas nada como antigamente. Lembro-me de apanhar duas latas cheias, daquelas da tinta de 25Lts ao candeio, de barco, do aceio da tarde até 9/10h da noite.
    Em Sagres aconteceu o mesmo, proibiram a pesca da lula nos pontões.
    Essa maré rendeu uns belos polvos e navalheiras, grande petisco! A caldeirada também está com óptimo aspecto.
    Tens poucas armas na bagageira comparado com as minhas. eheheh
    Tavas a clamar que na tinhas falésias na zona mas afinal tens, grande marau! LOL Esses 3 já são de boa bitola para escalar na braza ou para fazer no forno com uma saca de batatas se o Lobão ou o Papa Chibos aparecerem. eheheh

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigamente aqui também haviam muito mais lulas PJ, mesmo de terra chegava a fazer 10, 15 KG muitas vezes, era uma fartura,lol.
      Ahahahah, a tua carrinha tem artilharia até mais não, ahahahahhaah, eu não gosto de andar com muita coisa no carro por causa dos roubos...
      As falésias aqui são mais pequenas, mas aguentam bem mar até 2 metros, se eu não for para esses pesqueiros nem pesco agora, o mar esta sempre bruto,mas parece que para a semana vai cair bem...
      Ahahahahha, o lobão e o papa chibos gostam dos dentolas no forno, mas 2 destes já foram para grelha... foi comer até inchar, para compensar os dias que não comi peixe fresco....
      Um abraço e saúde amigo.

      Eliminar
  5. Amigo João tambem és viciado nas lulas é ? No meu caso é mais chocos mas até isso querem que seja proibido tanto são os entraves que colocam e o que me leva a pensar o que será da juventude amanhã chegarão a saber o que é a pesca ?Mas deixemos as coisas tristes vai um grande abraço para todos vós aqui da familia de Sacavem
    J.Cordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Justino, as lulas eram a minha pesca favorita, havia belos pesqueiros e com muita lula, os chocos esses nos meses de abril maio também apareciam em bastante quantidade, era um luxo, aqui dá para apanhar chocos de dia, mas cada vez há menos pesqueiros, a juventude não está interessadas em pesca, é mais computadores e internet ... um grande abraço ai para Sacavém e obrigado.

      Eliminar
  6. Olá Joao
    Como sempre um relato bem porreiro,de meter agua na boca :)
    Belos petiscos que fazes ai.
    Parabens
    Abraço e boas pescarias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tito, bem vindo ao blog.
      Pois lancei a moda do petisco, e começa quase a ser obrigatório, apresentar qualquer coisa,lol
      Obrigado, um abraço.

      Eliminar
  7. Ola João
    Essas lulas uhm!!, umas tiras com dois 6/0 ou então só as tripas também com uns 6/0 São um petisco
    para os nossos amigos .
    Sabes que aqui em cascais o pessoal pesca lula o ano inteiro .
    O tarolo está quase aí João.
    grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sergio.
      Acho que vou só usar as tripas como isco, as tiras vão é para a feijoada, ahahahahha, se por acaso apnhar mais, ai sim vou usar uma para a pesca.
      Por aqui também se pesca o ano inteiro, só que as grandes são mais frequentes nesta altura do ano, e como cada vez há menos espaços para pesca-las, só nesta altura é que arrisco, por acaso já estive ai na boca do inferno, mesmo a tarde, já estava a malta toda lá a marcar pesqueiro,lol, sei que ai é muito bom para as lulas.
      Esta difícil sair o tarolo, antes ainda tu apanhas ai uns 10,ahahahhah
      Abraço e obrigado

      Eliminar
  8. Irrra João, belo relato!!!
    Belas historias contaste tu das Lulas, e sendo assim, aí estão elas!!
    Pois isto com o tempo eles vão fechando tudo o que dá prazer a um gajo... Depois obrigam a malta a arriscar multas e acidentes..
    Belo petisco de Navalheiras e polvo, isso acabava com as minis que tens na garagem ahaha
    O mar não tem dado descanso, isto este ano não está nada facil deum gajo ir ao Sargo. Tu e as varetas lowcost lolo mas assim dá mais pica até!!
    Essa caldeirada tem um aspecto, que me deixaste já cheio de larica para o almoço!!
    Olha ja tenho é saudades de fazer uns take off's ehhe

    Grande abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cris,
      Se eu apanha-se as lulas agora que apanhava antigamente ias ver o que é bom para o petisco, faziam concorrência aos teus tordos, ahahahahnho
      Porra ainda tenho lá em baixo as garrafas de branco que trouxeram...lol
      Para o próximo post vem ai mais navalheiras,lol,
      Agora vens cá com uma carradas de ralos lá para abril, fazemos uma ilhada e uma surfada, e com sorte apanha-mos uns dentuças, vai mas é preparando tordos para o Natal, não tarda estou ai, ahahahahahahahah

      Grande abraço amigo e obrigado.

      Eliminar
  9. Boas amigo quer dizer que andas a sacar umas lulas e chocos a maneira,sempre de olho nos sargos ,esses já são bem jeitosos,boa sorte ai com as pescarias ,e continua a fazer a malta sonhar ai com esses belos petiscos:)))))
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola amigo Alexandre, as lulas estão cada vez mais difíceis, por esses lados que tu andas é que a malta carrega,ahahahhaha.
      Muito obrigado amigo , grande abraço.

      Eliminar
  10. é Mestre , belas lulas que tens aí , nao sabia que tambem fazias essa pesca :D Vejo que andas a tentar um robalinho , porque nao tentas um tarolinho aqui á maneira do centro . Com esses bons camarões que costumas apanhar , metias uma boia de correr e pescas com camarão vivo , vais ver que dao uma luta muito engraçada :D Força nisso e mantém aqui o people actualizado dessas pescas brutais . Agora é treinar para vires apanhar umas ondas á Nazaré e pousar para a foto com o Garret eheheheh Força nisso ! um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é André, eu faço as pescas todas, ahahahahahah, só que há umas que não resultam, mas a minha preferida é as dos sargos ilhada, e percebes a mistura, ahahahahhaha
      Essas ondas da Nazaré não são o meu campeonato, isso é para malucos e profissionais,lol.
      Um abraço e obrigado amigo André.

      Eliminar
  11. Comé grande João :-) Porra!!!!..eu vou deixar de ler os teus post!!!!....Acabei de acordar e já fiquei com uma fome do caralh.....só de ver os teus petiscos!!....hahahahaha. Fico feliz por ti, por poderes ir à pesca com o teu pai amigo..:-) E passares bons momentos com ele..:-)

    Aquele abração amigo e força nos dentuças..:-)

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  12. Ahahahaha, agora o petisco já vai sendo imagem de marca dos meus post´s ...
    Já tenho outros petiscos de reserva para a próxima história, amigo Luís, agora falta e apanhar uns peixes, lol
    Muito obrigado amigo Luís, força também ai para baixo;) grande abraço.

    ResponderEliminar