quarta-feira, 2 de julho de 2014

De volta a lage

   Ola malta, como tinha deixado no ar, o dia seguinte aquela bela pesca de sargos, tive que ir lá confirmar se eles sempre voltavam no dia seguinte para mariscar na lage, tinha a manhá para fazer o teste, onde neste dia pesquei apenas com percebe apanhado na hora.
   Mesmo antes da lage ganhar água, andei a explorar umas rachas onde a água já chapinhava, e logo ai deu para ver que eles estavam lá outra vez, era aproveitar até a maré me obrigar-me  a recuar para uma ilha mais segura, marés rápidas era ali 1 horinha para apanhar uns peixes.
   Mal consegui por a chumbica a trabalhar a um palmo da espuma, comecei logo a dar com eles, e foi uma hora com imenso prazer.
   Devido a noite de trabalho, não me foi possível, esperar a volta maré e fazer a meia maré a vazar, pois o corpo já estava a pedir cama, mas pelas minhas contas os 10 Kg permitidos por lei já estavam quase no limite, e não falhei por pouco, foram 9.500Kg em 24 sargotes...


 Parecem sarguetas, mas engana, sargos entre as 350g e às 800g
 


Agora estou só a espera da nortada passar para fazer mais uma investida, mas isto aqui por Sines parece uma fabrica de fazer vento, vai lá vai, mesmo a morar ao lado do mar, já a uma semana que não faço uma faina...   

  Boas fainas amigos....






b

21 comentários:

  1. Boas João,
    Aquele percebe que deixaste para mim estava mesmo gordo... :)
    Pelo menos andaste ai aproveitar antes do vento e tirasre uns sargos daquela bitola que a gente sabe... :)
    Pois o vento ou aproveitas ali umas horinhas de noite... ou então tens que esperar até quarta, que vai virar para um suestinho fraquinho... LOL

    Forte Abraço e força ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixei o melhor para ti Manel, ahahahahah, foi pena não ires petiscar, mas deu para por a conversa em dia, para a próxima aviso com antecedência, olha que para breve apareço ai com mais um saquinho de percebes,:):):) e o tal polvo frito a minha maneira:):)
      Amanhã deu uma aberta, e vou matar o vicio, tenho a manhã para pescar, mas não estou com muita fé... vamos ver, grande abraço amigo e obrigado.

      Eliminar
  2. Comé Mister Sargo :)
    O prometido é devido como dizia o outro, e aí está uma mesa farta, cheia deles :) que bela faina parabéns...
    O vento agora é a fruta da época, no verão é o vento, no inverno é o mar e um gajo tá sempre lixado pá...

    Olha ontem fui ao café do Amilcar papar uns caracois ui ui hehehehe
    O gajo perguntou logo por ti "Atão hoje na trouxeste o moço dos percebes" hehehe
    O Amilcar é um gajo bom pa comer percebes, joga-se logo às cascas hehehehe
    Bela petiscada amigo João :)

    Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro, quer dizer que já atacas-te no petisco outra vez:):) tu não falhas, não tarda nada, já eu estou ai com mais uma petiscada, tenho um buraco em vista com uns belos percebes, deixa lá ver se não passa lá ninguém até eu voltar ai a faro, se tiver a sorte de o mar acalmar nessa altura, temos petisco certo, por aqui o gajo continua com aquele toque que já molha e com o vento a ajudar, torna-se difícil pescar...
      O Sr Amílcar é grande castiço e boa pessoa, só falta é ele depenar os tordos do Cristóvão, para a gente comer ,hahahahahahaha, grande abraço amigo, e obrigado pelas bejecas :):):)

      Eliminar
  3. Ah João pois tinhas de lá voltar!!
    Eles andam lá, deixa lá que assim que o vento acalmar eles estão lá a tua espera novamente!!
    Para a proxima avisa com mais antecedencia a ver se rapamos uma frigideira grande de tordos fritos e se o Amilcar fizer uns coelhos, aí então era chorar por mais! Já sabes que és sempre bem vindo!

    Bela pesca amigo, parabens!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Cristóvão, quer dizer que alem de tordos também há coelho, ahahahahahah, vai mas é apanhar uns choquinhos para o petisco, para eu fazer uma salada de choco, ahahahahahhahaha.
      Era um dia assim que era fixe apanhar quando vocês viessem cá... o peixe a colaborar torna tudo mais fácil... este dia se estivesse de folga ia a casa e voltava lá outra vez, tem que se aproveitar quando eles andam a comer....
      Obrigado pelas bejecas amigo Cristóvão, aparece quando quiseres por aqui também.... grande abraço.

      Eliminar
  4. Eh pá, eu vinha aqui ver o peixe para começarmos a pensar numa visita à ilha de fora, mas com coelhos, percebos, tordos e caracóis... Deixamos mas é isso para depois e vamos ao algarve ter com essa malta porreira. Por acaso vim de lá hoje, estive uns dias em trabalho.
    Belas pescas as que te têm tocado. Sábado também vou dar uma volta e ver uns percebos, mas mais para sul longe da confusão. Gostei de ver pedras cravadas em percebo, lapas, mexilhões e caramujos. Até golfo à farta vi e há uns 12/13 anos que não via nada. Este fim de verão/início de inverno vai ser bom de peixe
    Abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahah, os mocessss do algarve são rijos para o petisco, ahahahahah, epa eu este fim de semana estou por cá, mas o mar esta picado a norte, hoje fui e vim recambiado, fds em são torpes não mexia e a norte estava umas bombas, quer dizer que vais atacar no petisco, fazes bem amigo, se quiseres combinar alguma coisa dá um toque...

      Grande abraço amigo João.

      Eliminar
  5. Boas João!!
    Agora a tua bitola é mesa cheia ;) hehehe
    Bonitos sargos e uma bitola bem boa para grelhar :)
    Força aí amigo e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem ser amigo Francisco, eles estavam lá e fui compor mais uma rede,:):) agora que esta ai o verão o mar por aqui parece mais de inverno, está difícil de lá voltar....
      Grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  6. Mais outra bela sargalhada!
    Epá, quando forem petiscar não se esqueçam de apitar que também alinho. eheheh

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo PJ, esta petiscada foi combinada em cima da hora, ainda pensei em ti, mas pensei mesmo que não alinhasses devido a estares ainda longe de Faro... mas já sei que para a próxima conto contigo, temos que pedir ao Cristóvão reforço nos tordos, estou a ver que vamos dar cabo do stock de cerveja do Sr Amílcar,ahahahahahahah

      Saudinha:;)

      Eliminar
  7. Eh pá João, não vou nada este sábado. Agora é que li o que escrevi:( Queria dizer que fui. Este sábado as marés são curtas e tenho uns arranjos no barco para fazer, pelo que estou de férias.
    Se quiseres passar pelo barco durante o sábado, devo estar por lá o dia toso.
    Abraço
    João Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, ainda não sei o meu dia amanhã, se puder passo lá, pois as mares são curtas, para o final da semana que vem é que já são boas, e parece que o tempo vai melhorar, a ver se vamos lá apanhar uns percebes e uns sargotes...um abraço.

      Eliminar
  8. João estás um autentico predador vais dar cabo da espécie :) a ver se deixas alguns para mim quando voltar aos sargos pois agora vou mudar o tipo de pesca e me dedicar ás amarelinhas
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. :) Vou apanhando uns peixecos, mas há sargos a farta por ai, felizmente é um peixe que não se apanha muito nas redes, agora é sarguinhos de verão para a grelha que são bem bons, pois eu com os percebes que tenho apanhado também tenho me dedicado as amarelinhas ,ahahahhahahahah, um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Comé Pescador..:-) Parabéns pela pescaria mano..:-) É o que eu digo, se não é o vento matas o sargos todos..hahaha. Calma lá!!!!!...não temos petisco desta vez!!!!..não acho bem..hahahaha. Muito bom amigo e chama estupidos aos sargos...a papar perceves fresquinhos e descascados..hahaha.

    Um grande abração amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah, desta vez não há petisco, mas quando ando a apanhar percebes para iscar trago sempre uma dose para mim:):) fica a foto do petisco para o próximo post :):):) este ano há percebe a farta e os sargos chamam-lhe um figo, ahahahahahha.
      Obrigado amigo Luís um grande abraço...

      Eliminar
    2. Que bela mesa de bons sargos que ai tens João,essa lage promete grandes pescarias:)))))
      grande abraço amigo

      Eliminar
  11. Então amigo Alexandre, estou como quero, percebe e uns sargos e ninguém a chatear,:):):) agora de verão é mesmo fixe, mas já estou a ver qualquer dia alguém por lá a chatear, tem aparecido malta ao percebe e ve-me a tirar uns peixecos, mas também pescar na lage sem água não é para todos e ai tenho vantagens,ahahahahahahah, grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Pois bem João, a pesca correu como esperavas na 2 ida à lage, uma sargalhada daquelas, lages dessas é para estimar, tens tudo ali à mão, ele é petisco que serve também para isca, além do sossego que se quer tem aquilo que tanto gostas, sargos aos magotes, só eu e que não dou com lages dessas he he he.
    Parabéns pela boa ilhada.
    Um abraço e continua a aproveitar que eles andam por ai.

    ResponderEliminar