quarta-feira, 25 de junho de 2014

A saga das ilhotas

   Ola amigos, depois de procurar sargos no meio de pescadores e pampus a farta, os resultados não foram bons , estava mais que na altura de começar a explorar ilhas aqui por Sines, material para isso não me falta, e só assim isolado de tudo e todos é que poderia encontrar sargos.
   A muito tempo que andava para explorar estas ilhotas, que não são muito habitadas aqui por o pessoal que costuma andar nestas andanças, o 1º dia fui mais para ver onde poderia atacar, aproveito e apanho uns belos percebes e com os próprios escolhi uma pedra mais alta e faturei uns sargos e umas safias bem gradas, ao qual não tenho fotos.
   Era um bom prenúncio para o local, mas o sitio que queria atacar não era aquele por ser um pouco fundo, queria mesmo era atacar uma lage bem grande que com a maré com alguma água tinha todo o aspeto para entrar uns sargos a um palmo de água com o mar mais manso.
Foi esperar o dia certo e apanhar um camarão vivo para batizar o pesqueiro, que a meio da maré cheia torna-se impossível pescar, pois estes bicos de pedra estão mesmo dentro de água.


   Tinha a lage para explorar e umas rachas cheias de percebe do lado oposto com belo aspeto, meia dúzia de lançamentos em vários buracos e começaram a sair a bom ritmo, o camarão estava a fazer estragos e os sargos palmeirodos caiam que nem tordos, e num bico de pedra já com água por o ortelho que me falha o camarão, arranco meia dúzia de percebes para fazer mais uns lances, que estava na altura de recuar para a pedra de trás, e com o percebe em 2 lances saco dois dentolas de 900g, os dentolas queriam percebe queres ver....
 
 Caixa cheia


Com a maré a ganhar muita água, foi  altura de fugir e refugiar-me numa pedra mais alta, quando reparei que já teria ai uns 7 Quilos de peixe estava mais que aprovado o pesqueiro, mas onde me encontrava, lá não conseguia chegar a tal lage, pús mais peso para ver se alcançava , mas não era fácil, e numa dessas tentativas ferro um bicho bruto, ao qual pensei logo que fosse uma burra, mas passado alguns segundos vi logo que aquele arranque que passou a um peso morto, era um pampu Xl ahahahahahaah, que venha ele, parecia uma raquete de ténis...



   Era altura de descansar um bocado, pois era dia de folga do trabalho e ia aproveitar o dia em cima da pedra, uns mergulhos e uma bucha e sempre a morder as nuvens negras que passavam ao lado de Sines cheias de trovões, impressionante estive varias vezes para me pirar, mas os gajos estavam lá e tinha que aproveitar.
   Passado 2 horas a maré volta a descer e quando as pedras começaram a voltar a ter condições, dei umas braçadas só com a rede e o resto do camarão para fazer aquela horinha certa em cima da lage, e foi uma diversão, os gajos ainda mariscavam por lá, estava como queria a pescar levezinho e apanhar sargos jeitosos intercalados com uns de boa bitola a mistura.


Apesar do peixe estar lá, já tinha peso em excesso e decidi acabar a pesca, no total foram 14kg de sargos, pois tinha o meu pai numa pedra junto a terra e o peixe dava para os dois, acho piada é o  pescador submarino poder apanhar 15 Kg de peixe e o apeado 10 Kg, não percebo.

Bom lote para esta altura
 
Tive que lá voltar para ver se eles ainda andavam lá, mas isso fica para outro post,
boas fainas pessoal.












 

22 comentários:

  1. Viva amigo João!
    Que belo relato pá cheio de Sargalhões aí à mistura, é isso mesmo quando um gajo dá com eles tem que aproveitar para compensar aqueles deias em que vem de mãos vazias, quem me dera ter assim uns pesqueiros desses perto de casa, para um gajo sair de casa e em 10/20 minutos estar no pesqueiro....
    E como tens aí umas pedras boas ainda podes fazer umas ilhadas à maneira sem ninguém para te chatear a mioleira.
    Também tens aí uma polvaria à mistura...
    Eu com essa cena dos trovões e relâmpagos também não me apanham lá não, pira-te que vem aí casca da grossa!!!!!
    Continua aí amigo João e força. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro, é verdade tenho pedra a farta para fugir da confusão, e olha que se eu anda-se com o material do spinning, nestas pedras era capaz de me safar, pois devolvi vários robalotes, certamente andariam lá grandes, mas eu vou é para o sargo e para o percebe...
      Devo de ir ai a Faro, ou amanhã ou depois, vou ver se apanho uns percebes bons para nós beber-mos umas ai em baixo, mais logo a ver se te ligo, queria perguntar-te uma coisa.... obrigado ai amigo Pedro, grande abraço.

      Eliminar
  2. João tu qualquer dia és proibido de pescar dás cabo das espécies :) depois se eu quiser sobreviver tenho que ir para a agricultura .
    Amigo continua a ser um prazer ler as tuas pescarias,um abraço para todos e em especial para ti e tudo de bom amigo
    J.Cordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah, há ai muito peixe no mar, as vezes dou com eles, mas ainda ficam muitos, muito obrigado amigo justinho, um abraço ai para Sacavém....

      Eliminar
  3. Joãooo!! Ca ganda molhada de Sargos... Quer lá ver que foste estrear a ilha e não deixaste lá nenhum para a proxima vez!!! Ah mas se é para outro relato é porque havia lá Sargo aos pontapés!
    Parabens pela investida, tens de arranjar uma maquina para levares contigo a essas ilhotas para registares os momentos pá!

    Força nisso, a ver se dou aí um saltionho contigo a essas ilhas...
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Cris, quando eles estão lá é de aproveitar, todos os dias são diferentes, mas não estava a espera de encontrar sargos tão bons nesta altura, bem mas isto da pesca não tem ciência certa....
      Fica fixe essas filmagens e fotos, mas isto por aqui a norte não é muito grande é apenas 3 Km de costa boa de sargos e se um gajo mostra onde é, no outro dia está lá um corvo marinho na pedra que estas a faturar, tenho pena de não mostrar mas tem mesmo de ser assim :( .
      Amigo cris, vocês ai em baixo sempre me receberam bem, tu o Manel e o Pedro, vem cá quando quiserem, comida e dormida e um guia de pesca tem garantido, aqui dá para todo o tipo de pesca é só escolher, amanhã vou tentar estar ai com uns percebes para beber-mos uma fresca, vamos ver se consigo... se sim depois dou uma apitadela, pois tb não sei qual é a vossa vida... um grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  4. Boas João,
    belo arquipélago que descobriste, sargos à patada, aquela maquina, tu não perdoas sempre em cima deles, mais um bom relato de uma faina fenomenal, nem imagino a próxima, mas deve ter sido melhor ainda, vamos ver.
    Um abraço e boas braçadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aahahahah, sabes que eu ando sempre a procura deles, foi uma faina bem boa, e nem mostrei os percebes, lol, era um lote que só de olhar bebias logo uma,ahahahahahaah, bem a pesca seguinte foi boa também sim senhor, mas como o meu pai não estava cá, tive que parar de pescar para não ter uma surpresa a caminho do carro, um grande abraço e tu também tens batido bem na sargaria,ahahahahahaha;)

      Eliminar
  5. Mais uma pescaria bem boa , devias era de fazer uns filmes para o caça e pesca eheheheh , força neles amigo !
    um abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então André, filmes esta fora de questão, umas fotos em casa e já chega, lol, tenho pena, mas tem que ser, mas digo-te uma coisa, o peixe nunca esta no mesmo sitio, tens é que encontra-lo, obrigado companheiro, um abraço.

      Eliminar
  6. boas Santana vou estar por ai para o proximo mes.
    depois dou te um toque.
    boas pescas amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Carlos, nos nossos pesqueiros a sul , está uma miséria, mas também não tenho ido muito lá, só mesmo a isca e ao polvo como tu sabes;) um abraço, e nessa altura vou estar por aqui.

      Eliminar
  7. Essa caixa da Docapesca que está na 4ª foto não engana de onde vieram os peixes! AHAHAHAH
    Agora que descobriste a "Ilha Mágica" já não queres outra coisa! eheheh
    Boas capturas, ao nivel daquilo que já nos habituaste.

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaahahahah, a malta é que não sabe que eu tenho um restaurante e vou a doca buscar sargos para vender, ahahahahaha, apanhaste-me,ahahahaahhahahahaha
      Andava a morder estas pedras a muito e cá de longe, mas eles estavam lá em força a mariscar, olha que a minha vara ligeirinha para esta pedra é o ideal, devido a ligeira inclinação neste pesqueiro meto o peixe em seco sem o tirar da água, a pescar bem leve como tu sabes que eu pesco;) é uma pedra perfeita para mim... mais um pesqueiro em ter em conta perto de casa, sempre que penso que anda-mos ai por porto covo quano estiveste cá e não fomos a norte fico danado.... saudinha Pj e um abraço.

      Eliminar
  8. João,
    Agora que andas nessas ilhotas tranquilas e sem confusão, é só dar com eles e fazer uma escolha dos melhores... :)
    Isso é luxo de pesqueiro, mas espero bem que não tenhas ido de boleia que isso assim não tem piada... LOL
    Ás vezes querem: ralo outras percebe e noutras sardinha e noutras salsicha e noutras lapas, vamos lá advinhas?! :)

    Forte Abraço e força ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, não Manel, nesta pesca fui sozinho, apesar de dar algum trabalho comparado com as tuas é um rebuçadinho, ahahahah, acho que tu aqui já conhecias as pedras todos de Sines,ahahahaahah, mas digo-te foi mesmo uma supressa este pesqueiro, as duas vezes que fui lá foram muito boas... ando mortinho para ir lá outra vez a ver se eles ainda estão lá... como disse ao Cris e ao Pedro, vou ver se consigo ir amanhã apanhar percebes para levar para Faro, pois vou ai esta Fim de Semana, depois digo alguma coisa, grande abraço amigo.

      Eliminar
  9. Boas João!
    Essa tua costa é um espetáculo. Para além de ser uma zona muito bonita e de que eu gosto muito, ainda tens a hipótese de fugir à confusão e aos porcos :))) Aproveita esta altura do ano enquanto o mar deixa lá ir e explora bem essa zona!
    Bonitos sargos que tens aí ;)
    Forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Francisco, pois agora se não fugir dos porcos nem vejo sargos, apostei no sitio certo a hora ezata,ahahahahhaha, pois tenho a certeza que eles não devem andar por lá muitas vezes, muito obrigado amigo, um grande abraço.

      Eliminar
  10. Comé grande João..:-) Mas que rica pesca de sargos amigo com uns lindos dentuças a fazer a festa...hehehe..Parabéns amigo e os peixes porcos são sempre bem vindos só mesmo pelos filetes que sabem bem pa car....hahahaha. Em relação aos trovões, eu nem penso duas vezes, bazo logo, não pela chuva, mas pelo perigo que representa...dasss...Lembro-me de uma vez que levei um esticão no braço por causa da electricidade estática, mesmo com eles ao longe...jurei que nunca mais..hahaha.

    Um grande abração amigo e a continuação de grandes fainas..:-)

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Luis, olha metade dele foi cozido com uns legumes, a cabeça é para o forno, mas filetes é top mesmo,ahahahahhaha, este dia estava mesmo com a leiteira toda, sabia que os trovões iam passar todos ao lado, ahahahahahhaha, grande abraço amigo.

      Eliminar
  11. Boas amigo João desculpa lá só agora comentar o teu post ,mas o meu computador andou com uns viris marados ,grande pescarias de bons sargos ,bem bom esses novos pesqueiros ,eu tenho apanhado mas tudo muito miúdo:))) grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa amigo, qual desculpas, eu por acaso não vinha a net a 4 dias, por vezes temos coisas mais importantes para fazer.... pois foi um belo lote, nem estava a acreditar no lote que estava a apanhar:):) obrigado , grande abraço.

      Eliminar