quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Bom Natal

   Bom Natal e boas festas, para todos os amigos e seguidores do blog, com muita saúde principalmente.
   Nada como postar umas fotos neste dia em que por regra geral, a malta fica ausente do mar e passa o dia a conviver e petiscar com a família.
   Com tempo para pescar tenho ido a varias frentes, continuo a procura de um bom robalo, desta vez tenho apostado na pesca de fundo bem cedo, 2 a 3 horas do romper do dia, com umas patolas de polvo, e mais uma vez ele andou perto, mas caiu na cana do companheiro do lado:):) a mim saiu-me na rifa um bem mais pequeno, que não era o que queria, mas já deu para ver que aquele pesqueiro pudera dar frutos futuramente:)


Numa manhã que era para ir novamente pescar ao fundo, o mar tinha quebrado mais do que aquilo que davam nas previsões, então com a maré de grande amplitude que estava, decidi ir aos percebes para petiscar e tentar uns sargos no meu pesqueiro preferido, onde à 2 meses não conseguia pescar, devido ao sempre mar forte aqui do norte de Sines.




E finalmente consegui dar com uns bons sargos de dose para grelha e 2 para o forno mais uns bodiões bem gordos.



 
Os sargos de dose certa para uma refeição, para mim são os mais saborosos.
 

 
Um resto de dia de Natal Feliz, e espero que tenha contribuído para a malta ganhar pica para os últimos dias do ano atacar forte e feio, ahahahahhaha, Boas fainas companheiros.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Madrugadas geladas

  Boas amigos e seguidores do blog, mais umas fainas realizadas com amostras ao robalo e mais umas chibatas, o que é muito normal nesta pesca ainda para mais para mim que ainda sou verdinho nesta arte de pescar, mas como eles não queriam nada em duas madrugadas, troquei de amostras e dediquei-me as lulas com um palhaço laranjinha que se fartou de nadar, mas só encontro 2 belas lulas que já dão para forrar o tacho.
  Resumindo cinco dias a acordar antes das galinhas, mais de 15 horas de corrico e apenas 2 lulas, frio esse foi aos baldes:) bem, mas como eu gosto muito de comer bem, e tinha tempo e sol para as grelhadas, na pesca da lula, reparei que andava lá qualquer coisa a tona de água, e com a ajuda de umas sardinhas ainda fiz uns belos carapaus de um lote ideal para grelha e uns sargos gordos que andavam as sobras do carapau...

Pesca feita esta madrugada com sardinha.
 
Os carapaus foram logo para a grelha hoje.
 
A madrugada mais fraca, as lulas.
 
A melhor madrugada.
 
Feijoada de lulas
 
Aproveito para desejar um Bom Natal, com muita saúde no sapatinho.
Boas fainas.

 

sábado, 13 de dezembro de 2014

Mais um passo

   Mais um fim de semana duro de roer, com mar forte e bastante vento, durante a semana tive algum tempo para me entreter, e lá tentei fisgar um robalo, da ultima vez já tinha sentido um magano, desta vez com a cana na mão os toques foram nulos, o mar esse esta bruto, depois de 2 horas sem sentir um toque, deixo a falésia, e procuro uma praia onde o mar entra com menos força, para por a cana ao fundo e lançar umas amostras.
  A muito que não spinnava, pois não é a minha praia, a manhã já ia a meio, e sempre que lançava olhava para a cana de fundo a espera da surpresa, sem fé nenhuma no spinning, quando de repente tenho um ataque brutal já bem perto de mim, um belo robalo que lutava pela vida o seu rabo dava chapadas na tona de água como nunca tinha visto, depois de amansar o bicho, senti que tinha chegado o meu dia, pois parecia que o peixe estava mesmo bem ferrado e tinha engolido uma fateixa, mas enganei-me, já bem perto da glória o sacana desferra.


   É claro que senti um vazio enorme, ainda estive mais uma hora a tentar a sorte, mas como é obvio em vão, não sou de muitas mágoas, e a caminho de casa senti que isto era mais um passo, para eu ganhar forças e paciência para este tipo de pesca, que não é o meu forte.
  Como é normal também fui aos sargos, o tempo e a ventania não ajudou, mas ainda dei com meia dúzia de boa qualidade.


Desta vez pesquei com camarão e tiagem.
 
 



 
Desta vez o petisco é massa de pimentos com safias e polvo frito;)
 
Boas fainas companheiros.


 

sábado, 6 de dezembro de 2014

Pescar para petiscar.

   Ola amigos e leitores do blog, nestes últimos dias tenho feito umas investidas a procura de um peixe XXL, de cana na mão e boas iscadas, a espera é longa, e inglória, mas já consegui sentir um cabeçudo a brincar comigo, picada essa, bruta e seca, por duas vezes praticamente seguidas com sorte para o animal, pois não o consegui ferrar...
   As lulas essas nem velas, mas não vou desistir até ao final do ano delas, os sargos apesar de poucos, vão aparecendo de bom lote, o que com este solinho caem grelhados com uma pinta do caraças...
   Os polvos também vão marcando alguma presença e as navalheiras são poucas mas bem boas, o surf, esse sim tem tido nota 10, ondas de sonho com condições fantásticas, tenho pena é de não ter umas fotos a fazer umas ondecas, pois é tarefa que eu próprio não posso fazer...

Sargos de dose tem dado umas boas refeições
 
A pesca mais produtiva, foram 8 sargos com cara de grelha um bodião já crescido. 
 
 
Um cheirinho das ondas Alentejanas, simplesmente perfeitas.
 

Qualquer dia só publico petiscos:):) e  o blog passa a ser litoral alentejano vinhos e petiscos, :):)
 
Boas fainas amigos
 
 
 
 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Velhos tempos

   Novembro e Dezembro era mês de grandes noites de lulas, à 20 anos atrás, meses esses mais fortes devido às grandes lulas que vinham desovar junto a costa, Sines como porto natural bem profundo era recheado de vários pesqueiros de grande qualidade, eu e o meu pai, fazia-mos grandes maratonas e fizemos dezenas de pescas de carrego, pena não haver a facilidade de fotografia que há hoje, era a minha pesca de eleição, era completamente viciado.
   Com o desenvolvimento da zona, começaram a  proibir um pesqueiro depois outro, depois mais um molho, mais uma rede e neste momento, há um buraco pescável por aqui, com muita gente presente claro, é triste mas mais meia dúzia de anos não vamos ter onde pescar aqui em Sines as lulas.
   Na altura descobri-mos um buraco mesmo nas barbas de toda a gente onde dava grandes lulas, mas se pescasse-mos na entrada da noite, e alguém visse, sabia-mos que o pesqueiro seria invadido de pessoal, então opta-mos só pescar ali das 4 da manhã até ao sol raiar, consegui-mos manter segredo quase 2 anos e fazia-mos pescas de sonho.
   Esta semana o meu pai desafia-me para ir de madrugada como os velhos tempos, e assim foi, lá fomos para o tal sítio matar o vicio... e não é que mata-mos a chibata, que bem que me soube,:):):)

O meu pai apanhou uma que passou um quilo e fez lembrar as grandes fainas de antigamente de lulas quileiras, eu apanhei a mais pequena.
 
 
 Na segunda ronda eu apanhei outra boa, pelo menos volta-mos a sentir o gosto desta pesca que eramos vidrados, não o fazemos mais vezes porque o pesqueiro é de difícil acesso e o meu pai já não está para se chatear e poder-se aleijar, esta malta que proíbe tudo, não vê que faz com que as pessoas reformadas fiquem mais sedentárias e não se podem distrair com umas simples pescaria...
 
Desta vez foi a minha mãe que posou para a foto.
 
Nesta altura há outra arte que também ataco com força, é os polvos nas marés de lua, não tem sido como o ano passado, mas fiz uns a maneira, uma coisa boa é a quantidade de navalheiras de criação que há, nunca tinha visto uma coisa assim, mas ainda apanhei 7 boas em duas marés.
 
 
 
Petisco da ordem
 
Tenho apostado na pesca do robalo, e feito um surf casting noturno de vez em quando, mas ainda não dei com um tarolo de jeito, este foi o único que me calhou, e se há maneira de os comer é em caldeirada com um camarão xl e umas ameijoas brancas, uma fatia de pão caseiro frito por baixo, uiui, um dos meus pitéus de eleição:)
 
 

O surf este mês tem sido de gala, ondas excelentes por todo o litoral alentejano, e as armas andam sempre comigo na carrinha, prontas par ação, ou pesca ou surf, :):)

 
Os sargos trocaram-me as voltas, e os mares grandes não me deixaramm chegar onde quero, o melhor que fiz aos meus fieis amigos foram 3 de bom lote que me deram um gozo enorme a iça-los de uma falésia bem alta, a minha vareta ia indo para a reforma, :):)
 
 
Variedade de espécies, boas surfadas, belos petiscos, bons momentos de relax ao pé do mar, recordar o passado e sentir o seu cheiro no ar, é o essencial, para um bem estar e ter alguma qualidade de vida, é isso que importa e o que todos nós procura-mos nesta vida.
 
A todos boas fainas companheiros.

domingo, 2 de novembro de 2014

Final de tarde.

   Ola pessoal, já falei de varias vantagens em ter um blog, uma é pesquisar as pescarias de outros anos e ver os como foram esses meses em relação a capturas, para ver se há coincidência com o mês atual do presente ano.
   Chego a conclusão que não tiro conclusão nenhuma, ahahahahahahahah, é preciso é lá ir e insistir para um dia entropeçar neles, e fazer uma boa pesca:):).
   Por exemplo o ano passado fiz belas pesca nesta altura com caranguejo e este ano tem sido uma miséria, pelo contrário o ano passado o Julho foi horrível e este ano fartei-me de apanhar sargos:):)
   Estes últimos dias já com a carga horaria laboral no normal das 8 horas, tenho feito uns finais de tarde em pesqueiro que conheço e outros a explorar, para futuras opções de pesqueiro...

 A Ninocas quis ser a protagonista do post, e lá teve que agarrar o melhor dentolas que apanhei, num lindo final de tarde num pesqueiro novo onde o apanhei quase a comer em seco com um mar de 2 metros.

Houve um dia que fui ver se já andavam ai uns polvinhos, pois foi em Novembro que no ano passado apanhei bastantes, ainda apanhei uns quantos, mas o brinde foi esta grande navalheira...

2 dentuças uma boa safia e 2 sargotes

Sexta fiz 5 bons sargos para a grelha

Fui a procura de um pargote com o amigo Marco e depois tentamos umas lulas já de noite, ele safou-se, eu tenho que quebrar a malapata da Lula, os pargotes também não apareceram e a pesca foi muito fraca, este requeime voltou para água, que mais parecia um espelho.

 
 
Pois é, pensavam que ia faltar o petisco, enganam-se,:):):) bem resumindo, tem dado para fazer uns belos petiscos, e vai saindo sempre qualquer coisa, e agora com verão a terminar, vamos ver como vai ser o mês de Novembro, boas fainas amigos.



 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

8 ou 80

   Boas amigos e leitores do meu blog, bem depois de grandes maratonas a trabalhar, tinha a sexta a tarde e o fim de semana para ir matar o vicio, estava mesmo com vontade de pescar, mas o mar aqui na zona estava forte, mesmo bem forte, tinha arranjado uns caranguejos verdes, e tenho uma pedra bem alta que aguenta estes marés com força, a ideia era pescar com metades de caranguejo a espera de um dentolas ou uma douradeca, no meio do mar bruto.
   Na sexta fiz 5 belos sargos e no fim de semana tive a companhia do amigo Fernando, do amigo João e do seu primo Rui, ao qual tive o prazer de conhecer e aprender mais alguma coisa neste vasto
mundo da pesca.


Os sargos não compareceram como o desejado, mas os poucos que apanhei nestes 3 dias que fui a eles eram todos belos sargos ou então sarguetas de 100 g que eram prontamente devolvidas para a engorda, ou era 8 ou 80... resumindo apanhei 9 sargos nos 3 dias e deram quase 6 Kg de peixe...

O maior dentolas com 1.200Kg, o macaco era grande mas não estava muito gordo.
 
O amigo Pedro (lobo do mar) sacou esta linda foto quando esteve cá, com a maquina do (pesca chibos), Cristóvão.


3 dentuças da pesca nª2
 
O Rui, cansou-se de pescar aos sargos e tinha uma isca secreta para os tarolos, como ele é local de Mil fontes, também é adepto do cesto ( rabeca ) para pescar no Malhão, pois deu bastante jeito, passado alguns minutos chama o João para trazer o cesto, tinha cravado um belo robalo, tive o prazer de ver os dois a trabalhar a situação, e a por em seco este belo peixe de 3,500Kg.
O amigo João foi o SOS de serviço, pois também içou a unha 4 dentolas meus, pela pedra acima, a ele muito obrigado, foi pena o sargo do fim de semana que ele engatou, ter desferrado quando já vinha a fazer a subida final...
 
O rui com um lindo robalo.

 Não me esqueci do petisco,lol, salmonete e salada de choco.

Os dentuças
 
O que me ri com esta foto, se estivesse a agarrar uma metralhadora  em vez do sargo, diziam que eu estava na Síria, a combater com aqueles malucos da irmandade Islâmica, ahahahahahahhaha

Boas fainas amigos