sábado, 14 de setembro de 2013

O regresso as fainas.

   Ola amigos e seguidores do blog, depois de recuperar da mão a 100% , comecei a fazer plano para umas pescarias, os meus sargos que eu dou sempre prioridade, ficam para outras alturas, pois eles não andam por Sines, mas brevemente irei lá ver se já anda ai qualquer coisa.
   Mas as pescarias vieram umas atrás das outras, sempre com amigos diferentes, parece que era combinado ao pormenor, mas não, desde de sábado que quase nem dormi, fiz de marinheiro na pesca embarcada, fiz de timoneiro na caça submarina, fiz duas pescas de surfcasting de dia com o meu pai, estriei-me no jigging, abri a época da lula, e fiz uma inspecção a uma ilha nas minhas praias do surf,
 
 Douradinha com 1,350Kg

 Não liguem a data da foto, a maquina da minha mãe, está atrasada, a dourada da direita com 2.200Kg foi apanhada pelo meu pai, era  a mãe da minha. (pesca feita por nós os dois) no segundo dia apanha-mos mais uma cada um, mas eram bem mais pequenas e não mereceram foto.

 Abri a época da Lula com amigo Marco, 5 horas a tonear de barco e só vi mesmo o pôr do sol.

Já o amigo Marco sacou 2 torpedos, está foi a primeira.


No jigging com o amigo Magrinho, carapau de bom tamanho não faltou para ambos, mas ele além dos carapaus, sacou 2 robalotes já bons, mas nas nossas jornadas repartimos sempre a pescaria, desta vez trouxe um robalito para o forno.

Fiz uma ilhada a sul,com o amigo e grande surfista Manuel João, para ver se por lá havia uns sargos, mas nem vê-los, mas rapamos as safias do spot.

 Mas eu e o Manel, fomos lá foi para isto, nós não gostamos nada de petisco :)

 Quando sou o capitão do barco, durante o caminho para os spots, aproveito e tiro umas fotos, algures a Sul de Sines.

Dias assim é o ideal para fazer de timoneiro.

 A malta trabalha duro lá no fundo, e eu dou ajuda e apoio necessário, para tudo correr do melhor, no final não pesco, mas acabo sempre por pescar no prato, como nunca tinha provado um Pargo Sêmea, este ficou para eu por no forno, um dos peixes mais bonitos que já vi e que nunca apanhei.

Bezugos e o rabo de uma cavala escalada (pesca embarcada)
Na saída como marinheiro, nada de outro mundo, mas ainda apanhei uns carapauzinhos que eram bem pequenos mas óptimos para a fritada, 14 belos bezugos, peixes aranhas gigantes perdi a conta, era uma praga, um parguete e mais uma carrada de cavalas que era outra praga, em 10 pescadores saiu apenas uma boa Bica na casa de 2 Kg, imaginem a quem, ao Senhor que estava ao meu lado :) ,  vinha tão cansado que nem fotos tirei, salvou-se estes Bezugos que foram o jantar do dia seguinte.


 Semana bem dura,mas que me deu um enorme prazer, ao que fica um pormenor engraçado, tirando o Manuel João, todos os meus parceiros de pesca sacaram um troféu jeitoso :) mas o espírito e convívio esteve sempre em alta e isso é o mais importante, e o petisco e comida boa nunca faltou no intervalo das jornadas :), a todos boas fainas.

15 comentários:

  1. Fogo João, vem um gajo da pesca cheio da fome e espreita o teu blog e vá lá vai, isso é torturar um gajo!
    Até me deu água na boa, bonitos peixes! Assim também eu queria ter uma semana cansativa ehe

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eheheheheh, petisco é comigo,olha acabei agora mesmo de comer uns carapaus alimados, a moda algarvia, está semana deu para matar a pica da pesca, mas já ia a pesca outra vez :):):) força ai Cristóvão, abraço.

    ResponderEliminar
  3. Comé amigo João!
    Quer dizer que elas andem aí, são as tais que me tinhas falado, e bem boas que são essas burinhas :)
    Belas lulas essas que o teu amigo apanhou, os carapaus não são o meu tipo lool nem tão pouco as
    cavalas... já o robalote entra melhor :)
    Os percebes já tenho saudades de comer uma patescada dessas.
    Boas fotos para não variar lool
    Também nunca apanhei um sêmea, só besugos lool...
    Deixas o pessoal sempre com agua na boca pá...
    Vai te a elas mas é ;)
    Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro!
      Fui lá mais 2 vezes e nada,só das pequenas, está semana vou lá outra vez tentar a sorte:)
      Eu também prefiro robalos a carapaus, mas olha que fazem uns petiscos bons... aquela pesca do jigging é muito louca, acho que se puder, este inverno vou apostar nela, só que estou sempre dependente de terceiros, devido ao barco!
      Obrigado ai pela força grande Pedro, grande abraço.

      Eliminar
  4. Joãoooo...
    Tu não podes ficar OFF, muito tempo!:)
    Pois mal ficas bom, fazes ai umas maratonas ainda mais maluca que eu... Pelo menos pescado não falta e tudo de boa qualidade...
    Esse Pargo sêmoa, já apanhei, uiiii, é mesmo bom, pena já haverem poucos...:(
    Bom tou a ver que tenho que ir ter contigo mais cedo, para apanhar umas burras, visto que não dou com elas por aqui...:)
    Estás com Fé no Jigging? Epá isso é muita giro, mas o corpinho... Vai lá vai... Dá-te cabo do costado... Mas força pois quando eles andam lá é bastante lucrativa...
    Forte Abraço e continuação de boas capturas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Manel, as tuas pescarias são mais duras, eu faço estas todas perto de casa!
      Já sabes que és muito bem vindo a Sines, eu sou um grande guia, eheheheh, olha o próximo fim de semana vai estar boas condições, combina com o Pedro e vêem cá acima, eu trato da comida e bebida para nós,e fazemos uma maratona, fica o convite :):)
      As burras andam ai, mas são poucas, esta semana vou tentar a minha sorte outra vez :),se tivesse barco a está hora estava a gingar eheheheh curti bue o jigging... ya aquilo parte um gajo todo.
      Grande abraço.

      Eliminar
    2. Amigo João,
      Obrigado pelo convite, mas pelo menos desta vez não dá...
      Forte Abraço e vai-te a elas...

      Eliminar

  5. Grande João.:-)Fico feliz por já estares melhor da mão amigo. Belas pescas João, e sem sombra de duvida que o pargo raiado é muito bonito, já tirei alguns na caça submarina e são muito bons para comer..hehehe.
    Lindas douradas e em relação às mais pequenas, não deixes de tirar fotos amigo..:-)
    Continua e más pescas..:-)

    Um grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  6. Oi Luís, muito obrigado, já estou a 100%, é verdade o pargo sêmea é um espectaculo, depois de sair aquelas duas, esperava que as outras fossem iguais, eheheheheh, olha más pesca também para ti amigo luís eheheheheh e grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Boas Joao,peixe para todos os gostos,grande malha,meus parabéns para os dois por essas duas bonitas burras,continua ai a malhar nelas,grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas Alexandre, é verdade variedade não faltou nas capturas, :):):) já vi que estas de volta, força ai, amigo Alexandre. um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boas João!
    Pelo menos petisco não tem faltado... muito bem
    Ainda bem que a mão já está a 100%
    Por norma quando se parte algum osso, começa-se a sentir aquela impressão que o tempo vai mudar.
    Agora como estiveste sem pescar por causa da espinha, vê-lá se não ficas com a mão a dar sinal para onde eles andam. As pescas ainda vão corer melhor ;)
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  10. Eheheheheh, esperemos que sim Francisco, vou tirando uns peixecos, mas tenho perdido muito tempo a procura deles, não está fácil, obrigado ai pela amigo, grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. Boas granda João, isso não foi um regresso a 100%, foi um regresso a 200% pá!!!
    Deu para todos os tipos de pesca e nos vários estilos sempre com peixe ou marisco para o jantar, confirma-se que já está tudo ok com a mão, deve é estar quente hi hi hi...
    Pena os sargos ainda não andarem por ai, mas certamente não faltará muito para os amestrados começarem a fazer estragos, belas douradas com o teu pai a mostrar que ainda está em forma.
    Grande abraço companheiro

    ResponderEliminar
  12. Boas Pedro, já estou fino:), sim vai saindo uns peixes, agora os sargos é que estão escassos, o calor aperta e as águas estão quentes, o vicio é tramado:) grande abraço companheiro e obrigado.

    ResponderEliminar