quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Olha a boleia

   Mais uma pesca, como o peixe foi pouco da ultima vez, não estava a pensar pescar esta semana aos meus amigos sargos, mas depois de falar com o meu amigo Magrinho que ria fazer caça no seu barquinho a norte de Sines, que por vezes até faço de timoneiro para as suas caçadas, aproveitei a boleia e peço-lhe para me deixar na ilha mais inacessível de Sines para os amantes da pesca ilhada, a mais desafiadora, a famosa percebeira, nome dado e conhecido por todos os pescadores da região, e como o nome diz nada como chegar lá apanhar uns percebes e pescar.
   Fato vestido em casa, descer para a marina, cana rede e faca e meia duzia de anzois e chumbicas na mini mochila, 10 minutos e ilha só para mim, o tempo não era muito pois ele foi só tentar apanhar meia dúzias de peixes para o petisco e eu iria trabalhar da parte da tarde.
   Uma coisa é certa,já estou a preparar uma malibu (prancha de 7 pés) e qualquer dia vou a remar, mas enquanto tiver boleia é mais fácil :):):)
   Sei que futuramente vou fazer a pesca ilhada mais vezes, pois enquadra-se na pesca que eu adoro perfeitamente, sargos:):):) apesar de nesta altura por aqui não haver grandes mocas, mas há sempre uns bons para a grelha e acabei por fazer uma pesca engraçada e conhecer melhor o local e divertir-me bastante.
 
 Ontem fui fazer uma ondinhas e aproveitar o raro swell que há no verão perto de casa, e nada que uma malibu para apanhar muitas ondas e divertir-me ao maximo.

 No meio dos palmeiros, há sempre uns já de boa bitola.

A caixa ficou composta, pesca feita únicamente com percebe, ai se tivesse lá os milagrosos, esta vertente é outra por explorar lá na ilha.


Fica aqui o meu primeiro e pequeno video no blog a divertir-me e a inventar... boas fainas!


16 comentários:

  1. Bela sargalhada! Nem a pixa de rei escapou! eheheheh Paddling é uma boa opção relativamente à prancha de body para as pescas ilhadas mas o mar tem de estar de feição (manso).

    Saúdinha ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pêjotafixe, o pixa veio para por na massa eheheheh deito tantos fora mas este veio :) sim o Padelboard é uma boa solução, mas eu não tenho, estas malibus também são boas e rema-se bem rápido e dá para levar bem o material, mas de barquinho vai-se melhor eheheheh, e tens razão com mar bravo é para esquecer, mar com um toquezinho é o ideal, obrigado saúdinha , um abraço.

      Eliminar
  2. Assim não vale, ir à boleia para uma ilhada é batota :P
    Mesmo assim, já valeu a pena pelos percebes e a sargalhada da boa! ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Carlos, eheheheheh bela batota, é rápido e prático e não tenho ninguém a chatear eheheheheh foi pena a maré estar cheia e só deu para apanhar percebe para pescar, e não deu para trazer uns jeitosos para o petisco, fica para a próxima, obrigado grande abraço.

      Eliminar
  3. Boas João !!
    Isso já é considerado um luxo. Sair de casa, já equipado para ir pescar... Também gostava de ter o mar à porta.
    Mais uma boa sargalhada. Com uma boa medida para a grelha ;).
    Ora aí está, uma pesca que gostava muito de poder experimentar.
    Tenho o material todo para a poder fazer. Só falta mesmo os ilhotes.
    Só com os percebes, já foi assim... Olha se fosse com os amestrados??
    Mesmo que não desse peixe, pelo menos o percebe já estava garantido.
    O video, apesar de pequeno está muito fixe. Dá para ver que dominas a técnica.
    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco! se eu tivesse um barco equipava-me em casa, moro mesmo perto da marina :) , é verdade com camarão ainda é uma experiência por fazer, será um dia :) obrigado pelo comentário, também já vi que apanhas belo marisco ;) tens umas fotos espectaculares, grande abraço companheiro.

      Eliminar
  4. Boas Joao,já te veis a eles nas ilhadas :) uns belos duns sargos,não costumas ir ão malhão nesta altura dá un bons sargos por lá,continua ai a malhar nos papudos,abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Alexandre, aproveitei a boleia eheheheh, já fui ao malhão com um amigo do cercal 2 vezes e apanhei bastantes sargos, mas como me safo aqui, não vou lá muito, mas gosto muito do malhão... obrigado Alexandre , grande abraço.

      Eliminar
  5. Boas João,
    Uiii, agora não vais querer outra coisa, é sempre a molha o cú...:) Mas desta vez tiveste boleia...:)
    Se tivesses outra isca não sei não!?!
    Com a tua malibu dominas por completo.

    Forte Abraço e força com essas investidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel, é verdade ainda ei de ir lá com o camarão acabado de apanhar, mas o percebe ali funciona bem, mas com este vento é para esquecer, grande abraço e força ai...

      Eliminar
  6. Ah pois é João, as Ilhadas são mesmo fantásticas, não só o peixe mas tudo o que envolve essa pesca, é maravilhoso!

    Vê la que a malibu pode é ser grande para subires para a ilha! O video ficou porreiro, so faltava o swell ser mais forte não era?

    Um abraço, força aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cristóvão, é verdade é muito fixe este estilo de pesca, mas eu desta vez com a boleia , foi pratico e rápido, foi um luxo :):):) umas ondinhas maiores é sempre bom, mas como faço surf com todas as medidas de prancha, por vezes nestes dias pequenos a diversão até é maior , obrigado força e um abraço.

      Eliminar
  7. Boas João,
    Ai está a prometida ilhada desta vez de boleia na Percebeira de Sines, só faltou mesmo os ditos para a faina ser ainda melhor(ou não!!!), é uma questão a estudares com tempo, uma pesca bem jeitosa com um lote para a grelha.
    Mesmo com ondas pequenas dá para ver que és um verdadeiro mestre do surf, foi pena naquele dia não dar umas ondinhas para o puto experimentar, de certeza que ia gostar, mas certamente vai haver mais oportunidades.
    Um grande abraço e continua ai a curtir grandes ondas e grandes sargalhadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro, é verdade, agora estou de ferias e vou ver se vou lá com uns quantos camarões e um dia sem horários para ver se faço uma grande pesca:):):):) o teu puto ia se passar ao apanhar umas ondinhas, foi mesmo pena o mar estar completamente chão, espero que tenhas tirado uns sargotes na zambujeira ou então pesca com aquela técnica ai na tua zona, obrigado grande Pedro um grande abraço.

      Eliminar
  8. Viva João,
    Parabéns pela jornada, uma pescaria bem jeitosa. Passo pela percebeira quase sempre que saio e estive lá a investigar a coisa recentemente. Percebo do grado, da casca grossa, é mato na ponta de fora. Já lá pesquei, mas há muito tempo que não faço lá uma jornada. Há pouco tempo ouvi dizer que a PM não esta a achar graça à pesca lá. Será verdade ou é só conversa de café? Vê lá isso que ainda damos lá uma saltada os dois...
    Abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  9. Boas João.

    Epa isso da policia maritima desse ser historia, pois acho que não há problema nenhum, estas ilhas estão fora do parque natural da costa vicentina, Olha por mim já está combinado, a ida lá , ehehehehe é só acertar o dia e hora ;) tenho umas pranchas a maneira para ir lá, por acaso estive a pesquisar e terça estava a pensar ir lá... ve la se tens disponibilidade? desculpa demorar a responder mas não tenho vindo muito a net, abraço.

    ResponderEliminar