segunda-feira, 1 de julho de 2013

surf

Olá pessoal, bem por fim vou fazer um post de surf, a verdade é que a malta quer é pesca e os seguidores do meu blog, estão interessados é nas pescarias, mas desta vez finalmente consegui umas fotos giras minhas a apanhar uma ondas, fica aqui umas dicas e uns concelhos, como as principais manobras e nomes usuários de todos os surfistas.
 
Para ficarem com uma ideia do que é surfar, para mim no meu conceito, é tirar partido das ondas, com o material certo na altura exacta, deslizando o maior tempo possível no verde da onda ( parede) e divertirmo-nos  ao máximo, tentando sempre fazer manobras nas partes mais criticas das ondas, na iniciação o começo é o treino do take off ( stand up, colocar-se em pé) e as regras básicas de segurança.

 Um aspecto importante é olhar o mar, antes de entrar, para ver e tirar conclusões das ondas, é como na pesca, por vezes uma boa leitura do mar faz a diferença.

Por vezes na iniciação de surf, as pessoas querem pranchas pequenas, shortboard, o que é um erro enorme, pois este tipo de prancha é usado simplesmente por surfistas mais experientes, onde já conseguiram atingir um certo nível de surf. 

 Eu estou a surfar com uma malibu, prancha inferior a longboard em termos de tamanho, e muito boa para apanhar ondas pequenas, está prancha é uma softboard (constituída apenas com espuma e borracha) as pranchas de epóxi ( plastico bastante duro e resistente) mas muito perigosas, pois em risco de queda ou acidente são autenticas laminas ou martelos direitos a nós, se o vosso filho quiser uma prancha, não se esqueçam, softboard é o certo, já há muita variedade e muito baratas.

 Sou surfista de shortboard, mas devido a ser professor, tenho o privilegio e acesso a todo o tipo de prancha, e ao longo destes anos todos, consigo dominar qualquer prancha, mas já não consigo ir para o meio de um pico disputar ondas, onde há sempre falta de ética e desportivismo dentro de água, pois o surf é como uma estrada, há regras e leis, mas muito não respeitam, então prefiro pegar numa softboard e ir curti umas ondas a porta de casa e fugir das massas de surfistas perigosos (maçaricos) que há no verão na zona sul de Sines.

  Praia da cova do lago (costa norte de Sines) onde os surfistas são escassos no verão, pois às ondas são mais pequenas, pesadas e quebram quase em cima da areia, no inverno, bodyboard´s e surfistas mais arriscados por vezes deliram aqui, onde as ondas são bastante pesadas, rápidas e tobulares.

Enquanto a Lulu apanhava sol, eu ia curtindo ao máximo, surfista que mete o pé esquerdo a frente chama-se regular, surfista com pé direito a frente chama-se goofy.

Ao lado o surfcasting era notório, que eu visse, saiu apenas um robalote. espaço esses não falta.

 Surfista que surfa de costas para a onda, surfa de backside

Surfista que surfa de frente para onda,  surfa de frontside.

Drop in- Descer a onda.

  Bottom turn- a primeira curva/ viragem na base da onda.

 O pessoal da caça estava em peso.

 Floater- surfar no topo da parte quebrada da onda.

 Descida do floater

Cutback- uma viragem para a parte quebrada da onda. 

 Por vezes para travar a prancha, pode-se por a mão na onda, para esta perder velocidade.

 Diversão é surf

 Que sorte praia ao lado de casa sem ninguém

 Rasgada - viragem rápida na onda

 Agarrar o rail da prancha (lateral da prancha) ajuda ao controle da mesma, situação usada muito a surfar de costas para onda (backside)


PRANCHA DE SURF


Uma prancha é uma plataforma comprida e flutuante, usada para surfar ondas. Elas são relativamente leves, mas suficientemente fortes para suportar o peso de uma pessoa em cima dela na onda. Tal como o surf, as pranchas foram inventadas na Pólonésia.

Inicialmente feitas de Madeira ou Balsa, as primeiras pranchas tinham mais de 5 metros de comprimento e eram extremamente pesadas. As principais evoluções das pranchas ao longo dos anos reside na colocação de um ou mais “fins” na parte traseira inferior para melhorar a estabilidade direccional da prancha. Também novos materiais e designs das pranchas têm contribuído para a evolução.

As pranchas modernas são feitas de poliuretano ou espuma de poliestireno cobertas com camadas de fibra de pano de vidro e polyester ou resina de epoxy. O resultado final é uma leve e forte prancha que é flutuante e manobrável.


Espero que tenham gostado, a todos boas fainas.

12 comentários:

  1. João, desta vez não há sargos???:)
    Muito bom post, por acaso nunca experimentei fazer surf e não pesco nada disso...:) Mais só agora quando fiz a minha primeira ilhada é que fui para dentro do mar em cima do prancha(bodyboard).
    Belas fotos e obrigado pela lição dos termos técnicos!
    Ter uma praia dessas só para ti é um luxo nestas alturas e ainda por cima à porta de casa!

    Forte Abraço e aproveita essas ondas e tudo o que o Mar e a Mãe Natureza possam te dar...

    ResponderEliminar
  2. Manel apanhas-te os sargos todos :):):) os gajos foram para o Algarve de ferias :):):)
    Surfar é muito divertido, pode ser que um dia te ensine a apanhar umas ondas, estas pranchas também dão para ir a pesca e é muito rápida com uma simples remada, o bodyboard para remar é mais lixado, também tenho uma para adapta-la para a pesca, vamos ver quando é que vou :):):) grande abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Boas João,
    Grande lição de surf, vê-se que dominas bem esse desporto, grandes fotos companheiro, ogora vou dizerte uma coisa, surfistas a surfar de boné, só mesmo em Sines, pois na minha zona nunca vi, certamente pelo tamanho das ondas não possibilita o uso do boné.
    Daqui a 15 dias vou de férias com o miudo e com a patroa para a Zambujeira, se calhar ainda passo por ai para ter umas aulas de surf ;)
    Um abraço e aproveita essa grande praia ai perto de casa.

    ResponderEliminar
  4. Boas Pedro. O sol é meu adversário, tenho que me proteger ao máximo, sim com ondas pequenas dá para usar chapéu na boa,em ondas maiores, basta por um fio a ligar o boné ao fato e dá para surfar na mesma:):):) , passa aqui por Sines quando vieres, nem que seja para beber uma cervejola e conhecermo-nos, fica com meu contacto 966485484, se quiseres aulas diz, para ver se eu arranjo uma cena mais em conta, grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande João, estou a pensar passar ai na segunda feira dia 15 deste mês, estava a pensar oferecer ao meu junior uma experiencia diferente, vê lá se tens disponibilidade para uma aulinha nesse dia, depois digo mais alguma coisa.
      Grande abraço

      Eliminar
    2. Ok Pedro, em principio estou de folga do trabalho esse dia, calha bem, pode ser que façamos uma pesca ligeira la num spot que dá para entreter, abraço.

      Eliminar
  5. Boas João !!

    Grande lição de surf que tu deste. Com já disse o Pedro, vê-se que dominas bem esse desporto.
    Já não é o primeiro post, que tu metes em que mencionas o surf e em que dás aulas na tua zona.
    Muito bem :)
    Eu, em miúdo costumava fazer bodyboard, mas nada de alto nível, na praia do Guincho. E o surf sempre foi uma espinha na garganta. Por sempre ter o desejo de aprender e nunca o ter feito.
    Pode ser que vá de férias para os teus lados e consigas dar umas lições ou irmos pescar ou até quem sabe só para beber umas "bjecas".

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco!
      Deixei o meu contacto ao Pedro, se quiseres fica também com ele, se apareceres por aqui a gente vê o que se pode fazer, pesca surf ou beber uma jola, uma dessas fazemos :):):):)
      Tenho todo o respeito pelo bobyboard,e não digo que seja fácil, mas surf é muito mais porreiro pois têm o desafio do equilíbrio e a sensação de ir em pé é outra, uma das minhas características é a humildade, mas digo-te que em iniciação de surf sou bom, já trabalhei muito e a tempo inteiro nessa área, e sei realmente os que as pessoas querem, mas no verão as escolas trabalham em massa para facturar no verão o máximo, e o ensino é fraco, eu não faço isso concerteza, pois acho que o primeiro contacto com o surf, tem que ser o melhor possível, pois ao contrario a frustração é bem grande, pois o que parece fácil é bem difícil,grande abraço companheiro, e se puderes aparece... grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  6. Boas grande Joao,estas em forma homem a surf dessa maneira fazes parecer isso facil hahahaha,olha desculpa lá não ter comentado o poste interior mas ando um pouco ausente da net dai ter acontecido,mas foi uma boa pesca pois como as aguas tem andado nos uitimos tempos,tu ainda apanhas peixe dessa maneira,quem sabe continua ai com força,grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre! ora essa não tens que pedir desculpas, eu as vezes também estou sem ir a net 2 e 3 dias, o peixe é menos, mas com persistência sempre vai saindo alguma coisa, hj apanhei uma teca boa, mas nada de grandes monstros, sarguinho do verão:) força ai Alexandre , grande abraço.

      Eliminar
  7. Viva João,

    De facto, um post muito bom e muito completo para quem se inicia. Os meus parabéns pelo blogg e, ao contrário do que tu dizes, a malta daí de baixo acompanha as tuas aventuras. Eu pelo menos acompanho regularmente e sempre com expectativa e feliz de ver as tuas aventuras. Obrigado pela partilha deste espaço
    Abraço
    joão Carlos Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Não digo que não acompanhem as minhas aventuras:):):) eu sei que há muita malta a ver, dá para ver as entradas diárias na estrutura do blog,eu referia-me a comentários positivos, da parte de gente que é mais chegada a mim, mas eu não levo a mal,neste post,por exemplo todos os comentários são de pessoas que só conheço virtualmente, em tempos partilhei no facebook as pescas, nem imaginas a malta que andava a traz de mim para ir a pesca comigo:):):)e já não me via nem falava a anos.

      Uma coisa é certa, o blog também serve para desabafar! :):):):) por varias razões que eu sei bem porque! e que senti na pele na altura, mas tass bem, claro que não englobo toda a gente, mas são cenas minhas...

      João és muito bem vindo ao meu blog, fico muito contente de acompanhares a minhas aventuras, obrigado eu, sempre as ordens, um grande abraço.

      Eliminar