sábado, 6 de abril de 2013

Litoral Alentejano

   Hoje aproveitei para tirar umas fotos aqui da zona, pois com alguma tristeza ontem vi na televisão que Sines era o maior pólo industrial do País, para mim não trás grande coisa, trabalho há, mas mesmo para entrar em qualquer lado é uma dificuldade, sem cunhas é como se eu fosse da china, poluição essa tenho que a gramar, a cidade continua com buracos e maus acessos, mesmo hoje no meu passeio, havia mais buracos em alcatrão do que nas picadas de areia onde passei.
   Porto Côvo é uma vergonha, 2 metros de estrada sem buracos é impossível, obras embargadas é as carradas, a avenida da praia de Sines está em obras a mais de 1 ano, não percebo como é que são geridas estas coisas, se não fosse a paisagem e as boas condições para pescar  e surfar que tenho aqui, isto era uma desgraça, quem me houve falar, parece que não gosto de Sines, pelo contrário, gosto e muito, custa-me é ver está má gestão de  obras, onde com tantas fabricas  ricas, vivemos no meio da poluição e buracos, por isso é que não me admiro como está o nosso país.
   Bem mas para esquecer isto volto costas a Sines, e vou rumo a sul, para o parque natural da costa vicentina, que para quem não conhece começa a 7 Km a sul de Sines, mais propriamente em São Torpes, a minha praia escola de surf e pesca :), a praia onde cresci e tenho um carinho enorme, e aprendi muita coisa no mar, o sítio onde nunca me vou cansar de ir.
   A sul da cidade industrial encontramos isto:

Ilha do pessegueiro

A saída de Sines zona sul deixamos para traz o porto de contentores

A beleza atrás da industria

A primavera chegou

la ao fundo a praia dos aivados, excelente para surfar no verão, e pescar em qualquer altura.

Rio Mira, Vila Nova de Mil Fontes.

Quando dia começa  a cair, os petroleiros e outros navios ficam muito bonitos com o mar espelhado, do sol já baixo, onde por vezes quando são muito grandes até parecem ilhas.

Vocês pensavam que este post não metia pesca? :) na minha carrinha tenho sempre o Kit de pesca :), ao voltar para casa, digo a Lulu, vamos jantar o que? não queres um peixinho grelhado? Lê um bocadinho de do teu livro que eu já venho :), hohoho  vicio do caraças....))), visto o fato em 1 minuto, camaroeiro e cana, toca a apanhar meia dúzias de bons camarões para tentar apanhar o jantar.

15 minutos a procura dos milagrosos, pois não precisava de muitos nem tinha muito tempo.

Lançamento para o sítio certo, que para quem me vê de cá de cima até parece que é o calhas e...

O quanto baste para o jantar

Missão comprida :)

Dia acabado da melhor forma, a todos um bom fim de semana.



18 comentários:

  1. Boas amigo.
    Nao paras sempre a faturar sargos.
    isso foi no nosso pesqueiro?
    grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Boas Carlos, sim foi lá! fui só apanhar o jantar, hoje fui a norte, fartei-me de deixar fugir peixe grande, mas apanhei uma tábua :):):) grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Alô João|
    Foi um dia em cheio, passeio e uns peixinhos para o jantar :)
    Esse já grelhado tem bom aspecto ;)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Pedro, tenho comido uns belos sarguinhos, obrigado , grande abraço.

      Eliminar
  4. É realmente triste, ver uma zona que tanta riquiza produz, e nem ter dinheiro para arranjar uma estrada,bons sargos, vejo que estão ficando gordinhos, só uma coisa jõao a maioria dos sargos que tens apanhado já desovou?eu falo isto a titulo de curiosidade,e como eles sempre te estão a passar pela mão..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, epá é que se fosse meia dúzia de buracos, mas não, é em todo o lado,olha os sargos de sul(São torpes)ainda estão ovados, na costa do norte os grandes já desovaram, pois todos que tenho amanhado não tinham ovas, obrigado grande abraço.

      Eliminar
  5. Boas Joao!
    Essa foto da ilha do pessegueiro levou me a infancia,pois foi dos primeiros pesqueiros onde fiz as primeiras capeturas de sargos na companhia do meu avÔ,grandes tempos,continuas ai de mão quente :))) nem que seja para rapidamente apanhares o jantar,continua ai com força um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Alexandre, linda foto essa da ilha, imagino os sargos que andam lá na ilha,:):):), é verdade este ano tenho tirado bons sargos, e noto uma grande evolução na minha pesca, que cada vez vou conhecendo melhor os fundos onde posso facturar,seja a norte ou a sul, hoje fui lá a norte, já andam lá menos papudos, mas ainda deram um ar da sua graça.... :):):) um grande abraço, e vai te a eles se puderes, pois acho que os grandes não vão demorar muito a dar a sola, um grande abraço.

      Eliminar
  6. Boas João,
    buracos estão por todo o lado, não é só em Sines,ele é nas estradas, no orçamento do estado, nas autarquias, nos bancos, já para não falar nos outros buracos que por ai andam, agora que o calor vai começar a apertar, nas praias começam a aparecer bons buracos ;) ;), brincalhão, estava a falar dos teus buracos carregados de sargos é claro.
    Zona industrializada mas muito bonita mesmo assim, já por ai passeie férias e vale bem a pena, depois do passeio os ditos cujos do costume, bem grelhadinhos como manda a regra, muito bons.
    Um abraço companheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Pedro, então quando passares aqui não te esqueças de dar um toque para ver se nós apanha-mos o petisco, ou então fazer-mos uma pesca, a vergonha das vergonhas o nosso país, mesmo hoje mostrei a licença de pesca pela 4 vez em 10 dias, e disse ao policia M. que deviam ter aquilo registado para só pedir o nome e saberem que estava legal, mesmo com as dificuldades que as pessoas estão a passar, andam que nem cães, depois a ETAR ao lado faz aquilo que já tinha dito anteriormente, bem não vale a pena!!!!!! um grande abraço.

      Eliminar
  7. Assim é que é! Dás uma voltinha e depois toca a equipar e trazer a janta para casa fresquinha. Isso é luxo!!! Que qualidade de vida!!!

    A gente aqui para fazer umas pescas dessas temos que andar muito...


    Abraço e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel, é mesmo esse luxo que me vai orientando por enquanto, adoro peixe, apanho-o sem gastar muito, por vezes rendem algum:):):):) e faço uma boa alimentação, as cervejas com os petisco é que estragam a dieta:):), mas eu quando vou ai é só apanhar ameijoa para o petisco:):):) e aqui só apanho conquilha:):) obrigado um abraço.

      Eliminar
  8. Epá mas tu tens aí alguma mina???
    Mto Bem!!!
    Quando fores aí a S.Torpes dá-me um toque.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :):):), mina? não:):):), vou é conhecendo melhor aquelas pedra, e isca viva faz a diferença,e alguma paciência a perder chumbicas, fui lá a norte no domingo como te disse, ainda apanhei uns bons, hoje o mar já estava muito grande para lá, estou a pensar ir lá a s.torpes na sexta, saio às 8 da manhã vou apanhar uns camarões e tento apanhar uns sarguitos, Mário tu já sabes que é só combinar para pescar-mos, na quinta ligo-te, os sarguitos a sul são é mais pequenos, na costa do norte com o mar que vem ai, é para esquecer, amanhã quando sair às 8 ainda vou lá para ver se dá para fazer um lançamento, mas dúvido , pois hoje tive que me pirar, aquilo estava duro. um abraço.

      Eliminar
    2. Eu sei que é só te dar um toque... mas sabes o tempo é pouco.
      O futebol do puto é logo para esquecer o sábado, e depois o domingo é tudo a correr.
      Na sexta não consigo ir, mas obrigado!

      Quando tiver disponibilidade dou-te um toque.

      Abraço e continua a dar neles

      Eliminar
    3. Pois é Mário o tempo é complicado, eu sei,é preciso ter tempo, eu gostava é que fosses a norte comigo, lá é que é!!!! agora o o mar vai subir, mas quando arrear, pode ser que eles andem andem lá ainda, tenho apanhado poucos mas bons, mas o mar desta fez foi mais forte do que o previsto e só me safei bem no Domingo, ontem e hoje salvei a grade :):) a muito custo, mas o peixe estava lá o mar é que não deixava os tirar, os sacanas fazem grandes arrancadas e o como sabes ali não é muito alto, o fio vai a pedra e parece facas... é assim eles também ganham as vezes, quando estiver no ponto de ir la, telefono-te, agora é esperar. um abraço.

      Eliminar
  9. Boas João!!

    Realmente a tua zona está muito industrializada, mas continua maravilhosa a confirmar com as tuas fotos.
    Já chegas ao luxo de quando não sabes o que jantar, vais apanha-lo. Excelente.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco, é verdade este mês de Março e inicio de Abril, foi só facturar, boas refeições é que não me tem faltado, acho que agora vai começar a escaciar os bons sargos, mas este fim de semana ainda me vinguei, publicarei brevemente, grande abraço.

      Eliminar