quarta-feira, 27 de março de 2013

Ressaca de sargos

   Com este mar bruto e tempo chato, que vai sendo já desgastante para nós pescadores, até tive muita sorte de poder pescar naqueles dias em série de sargalhadas, desde lá, fiz apenas uma investida no sítio das boas pescas a chumbadinha, num final de tarde com percebes congelados, a procura apenas de apanhar o jantar e ontem num pesqueiro novo que fui explorar com este mau tempo.
   No tal final de tarde com a maré vazia, era complicado dar com os grandes, mas estes ainda deram um ar dá sua graça e apanhei apenas 2 sargos, onde 1 chegou e sobrou para o jantar, objectivo comprido, peixe acabado de sair do mar para grelha.
   Ontem aconteceu o que eu previa, muito sarguinho pequeno, onde os belos camarões grandes que tinha apanhado de manhã que pareciam azeitonas gordas, não estiveram a trabalhar no sítio certo, e nem assim ferrei um grande com esta isca vivinha e de boa qualidade, no meio de muita devolução ainda aproveitei meia dúvia de palmeirudos para a fritada que tanto gosto, uma salema de Kg ainda me enganou e fez-me sonhar ali uns segundos com um matateu :) , mas quando vi o lombo amarelado na espuma foi-se logo a adrenalina embora :):):).

Um dentuças de 700g , e um Matateu que depois de amanhado no pesqueiro e sem barriga acusou 1,100g



Ainda bem que as a Lulu gosta é dos lombos e eu faço o sacrifício de comer a barriga e cabeça :)

 Praia do norte ( canto mosqueiro ) a noite estava cheio de pessoal do surfcasting, como vêem não falta é praia para esta modalidade de pesca.

Os sargotes palmeirudos que ainda aproveitei ontem.

Boas capturas e  muita saúde a todos os leitores do blog.

16 comentários:

  1. Boas João!!

    Ele é sargos palmeiros é sargos de quilo para escalar...
    Fantástico. Continua a aproveitar as abertas que o mar vai dando. Visto que condições ideais só se vêm pelo canudo de tão longe que estão!

    Boas continuações e um abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco , é verdade as previsões assustam, parece que este tempo não tem fim , e boa altura para estes sargos aqui vai passando, obrigado grande abraço.

      Eliminar
  2. Imagino o sacrificio que fizeste para comer aquela cabeçorra... eheheheh A parte que mais gosto do peixe também é do cachaço até ao umbigo, principalmente se a barriga estiver mariscada.
    Este fds também me vou jogar a eles, mesmo com mar bravalhão, vento, chuva e picaretas em braza. eheheheh

    Saúdinha e boas Páscoas ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PêJotaFixe, eu também não dispenso essa parte do peixe :), vai mas com cuidado o mar vai varrer, força ai companheiro, Boas Páscoa , grande abraço.

      Eliminar
  3. João!!!! Lá tás tu a aguçar o apetite da malta :)
    Lá bom aspecto tem ele...
    Uma noite destas logo experimentas fazer uma batida ao spinning nessa praia do Norte até aquele bico lá do fundo ;)
    Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro, tu tens olho!!! :) a uma semana atrás fui até ali ao bico, e a malta mais velha pesca ao pião mesmo da areia, e falei com um velhote de 82 anos, e ele só dizia, "isto é muito bom de peixe, e para as amostras é o melhor sítio" :):):) tenho que perder um tempinho,o problema é que não consegui ferrar nenhum em tantas investidas e desmoreci, mas que a zona é boa a isso é, grande abraço...

      Eliminar
  4. Agora apanhaste o vício não os largas...:)
    A salema traiu-te mas deixa estar que ainda trouxeste um belo de um manjar...

    Essa praia para o surfcasting? Deve ser boa em alguns buracos... Mas com o aspecto que ela tem nessa foto, apostava mais no spinning, como diz o meu amigo Lobo!

    Abraço e força com eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel, a malta daqui já apanhou belos bichos nesta praia, eu sei que é boa, mas como disse ao lobo, estou a precisar de sentir o tal tum tum tum de um :):):) para ganhar o vicio, mas qualquer dia vou lá tentar a minha sorte, grande abraço.

      Eliminar
  5. Boas Joao andas com o vicio no sangue homem:)) bons peixes ,esse grelhadinho é da malta comer e churar por mais:) continua ai aproveitar enquanto eles andam por cá,um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Alexandre, é pena o mar não deixar, senão ia a eles com a fé toda, agora vamos ver quando é que isto acalma, parece que a luz nem se vê ao fundo to túnel, é só vento a farta e chuva, grande abraço.

      Eliminar
  6. Sempre a dar neles... Assim é que é!!!
    Com este mar e ainda sacaste esses mto bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Mario , foi mesmo ali num cantinho para matar o vicio, não são grandes , mas estão gordinhos :), grande abraço.

      Eliminar
  7. Que grande ressaca João, bons peixes companheiro, em menos quantidade mas de boa qualidade.
    Há muito tempo que não tenho uma ressaca dessas, hi hi hi...
    Saúde da boa sócio, e as sargalhadas possiveis.

    ResponderEliminar
  8. Boas Pedro, pois eu não me posso queixar o peixe anda por aqui, pelo que vejo nos blogs da malta, o peixe anda escasso, hoje com este temporal, fui a sul e fiz outra pesca porreira, sargos bem mais pequenos, mas mesmo assim já bonzinhos, mesmo com condições difíceis o peixe tem colaborado, só te posso desejar uma ressaca iguala minha, ou então dá um pulo cá abaixo para apanhar uns peixecos, obrigado companheiro , grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boas Joao.
    Obrigado pelas dicas.
    Foi um prazer te ter conhecido pessoalmente.
    Em breve estarei ai de novo.
    grande abraço(a viagem foi boa).

    ResponderEliminar
  10. Boas Carlos.
    Fizeram bem ir ontem, hoje o tempo está horrível, para apanhar uns sargos, as dicas que te dei, chegam e sobram para nas férias fazeres uns petiscos com a família:):):), grande abraço.

    ResponderEliminar