sábado, 9 de março de 2013

Jejum de pesca...

   Boas malta, parece que já se vê a luz ao fundo do tonel, estava a ver que o windguru não mudava de equipa, vermelho e verde a montes, mas parece que para o final da semana vem ai a bonança, para a malta tirar o pó das canas e começar a praticar, na busca da pescaria de sonho que com certeza temos sonhado estas longas semanas de mau tempo.
   E eu para tirar o pó ao blog, vou fazer um post só de pratos cozinhados por mim, com os petiscos que vou apanhando nas minhas pescarias variadas, e vou aproveitando nestes tempos de Jejum de pesca, para treinar na cozinha que eu tanto gosto...

Quando o tempo está bom e tenho tempo, não falha um sarguinho escalado com uma sangria caseira.

As vezes o tempo prega partidas e temos que os meter no forno.

 Às postinhas fritas os sargotes também morrem, acompanhados de umas navalheiras não se pode pedir mais.

 No verão uma saladinha de polvo depois de um dia de surf e com muita cede cai mesmo bem...

 Nesta altura do campeonato, os sargos andam ovados, então vou juntando as suas ovas e quanto tenho uma teca boa faço uma salada de ovas, engana-se umas navalheiras e compra-se umas gambas e faz-se um belo petisco...

 Para variar a ementa, e ter mais soluções na cozinha, esta é uma boa solução para desenjoar as receitas tradicionais para cozinhar peixe, cortamos o peixe a posta, da-se uma fritada rápida em azeite das filetes, faz-se uma cebolada com tomate,alhos e louro, passa-se para um tabuleiro, põem-se o peixe em cima da cebolada com um bocadinho de maionese e vai ao forno durante 20 minutos a 200 graus, acompanha-se com puré de batata e uma boa salada...

Tradicional caldeirada

Quando não há sargos, aproveita-se a isca e faz-se o lanche

Está foi tirada mesmo agora, espetadas de lulas para o jantar...

Ao dar uma arrumação nas muitas fotos que tenho, fui encontrar umas fotos antigas de uma saída de marinheiro na pesca embarcada, onde fiz uma pesca muito boa, não fazia ideia que tinha estas fotos, fiquei contente, pois fiz grande pescas na embarcada antigamente e poucos registo delas tenho, está foi mesmo um achado, espero que a malta volte a apanhar uns peixes está semana e muita saúde a todos, com este post inspirem-se e surpreendam as vossas Marias com um belo jantar.... :):):):)




20 comentários:

  1. Móó João!!! Um gajo para vir ver estes posts só a seguir ao jantar, se não é difícil de escolher a ementa...
    Vamos a ver se as previsões se mantém...
    Até lá bons petiscos ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. :), é verdade vou ter em conta isso :), é bom que elas se mantenham, já estou farto de estar em casa, está a passar a altura dos bons sargos aqui a norte de Sines, e eu nem consegui ir lá uma vez este ano, incrível, espero vingar-me no final de semana... obrigado abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas João !!
    Tens aí uns belos petiscos de fazer crescer água na boca.
    Então essa receita de ir ao forno, vou tentar fazer. Agora só falta os sargos.
    Vamos aguardar pelo final desta semana para ver o que nos reserva.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco
      Vamos lá ver se consegue-se pescar uns sargos para o final da semana, já estou mesmo a ressacar de sargos:):):) , faz essa receita sim que é boa... obrigado, grande abraço.

      Eliminar
  4. Ó João que belos manjares, isso tem cá um aspecto... O melhor é começares a servir isso à entrada do pesqueiro, ou ainda melhor, à saída que é para o pessoal desenjoar o chibo!:)
    Agora só falta arranjares uns nomes fixes para os teus pratos ficarem ainda mais personalizados.:)

    Aqueles filetes fritos, uiiiii... Eu costumo fazer uma pasta para ficarem panados... Ficam mais crocantes e puxa ainda mais a maionese... Até estala...:)

    Olha só hoje consegui fazer o post. Acho que devias mudar o design do teu blogue, nem que seja para eu comentar. Sempre que quero comentar tenho que entrar no teu blogue mais de 50 vezes...:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. LOlllll, eles tem nome só que eu não meto aqui:):):):):), já não és único a dizer-me isso, se calhar vou mesmo mudar o design, mas se navegares no goolgle crohm isto não acontece , agora não sei porque, obrigado pelo comentário, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, já mudei o design do blog, velá se já consegues navegar melhor no blog, e quando puderes dá-me o teu feedback, para ver se as alterações fizeram efeito, obrigado...

      Eliminar
    2. João, está 5 estrelas!!! A foto inicial tá muita fixe.

      Garanto-te que agora nem, eu nem ninguém vamos ter problemas...:)

      Obrigado, pela alteração agora já não preciso entrar várias vezes.:)

      Forte Abraço

      Eliminar
    3. Obrigado eu, já havia pessoal que me tinha dito o mesmo, espero que agora niguém tenha mais problemas, grande abraço Manel e obrigado

      Eliminar
  6. Boas Joao!
    Temos cozinheiros,grandes petiscos,vais ver se a malta descobre o numero da tua porta fazem fila ha ha ha,este fim de semana deve dar para a malta matar o vicio,força ai abraço

    ResponderEliminar
  7. Olha Joao o blog esta o maximo parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, até já o podia ter mudado a mais tempo, mais vale tarde do que nunca, grande abraço...

      Eliminar
  8. Viva João,
    Que belos petiscos que os mostras aqui. De fazer crecer água na boca. Estás de parabéns pelo blogg, agora consegue-se aceder facilmente e antes muito raramente se conseguia aceder. Boa mudança.
    Cumprimentos
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  9. Grande João,
    eu não me queixava do antigo design do teu blog, mas tenho de te dar os parabéns pelas mudanças pois foram para melhor, além de facilitar as visitas dos seguidores.
    Grande cozinheiro!!!tudo com muito bom aspecto, mas os filetes fiaram debaixo de olho, vou fazer um destes dias.
    Um grande abraço e boa semana, com algumas capturas se possivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro, pois havia malta que entrava bem, mas pronto acho que agora já não há problemas, vamos ver se consigo enganar uns sargotes em breve, parece que o mar vai dar tréguas, e a sul também acaba o defeso e já há mais opções de pesca,um grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  10. só falta ai umas fotos daqueles bichinhos que estão agarrados as pedras em sitios que o mar bate forte, e se apanham com um alicate....e fica o manjar dos deuses completo, e eu aqui por bragança, so carne,e carne e mais carne, á 2 meses que não sinto aquele cheiro da maresia.....

    ResponderEliminar
  11. Boas Alentejano, desde já obrigado pelo comentário, esses bichinhos de vez em quando também marcham:) mas com estes mares grandes não dá para apanha-los, um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde João,

    Passei como combinado no teu blog, está porreiro mas podes melhorar consideravelmente, visita este blog para tua inspiração. http://optimizarblog.blogspot.pt/
    A propósito obrigado pelas dicas de pesca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João, ok, vou tentar melhorar, é que para pescar tenho jeito, agora para mexer no blog é que já não é igual :):):),como te disse hoje o peixe apareceu, apanhei 7 Kg de sargos, e hoje vou publicar a pesca que fiz quinta feira, a de sexta e de hoje será novos episódios, quem sabe um dia ajudas-me no blog e eu dou-te uns troques para tirar sargalhões... um abraço.

      Eliminar