segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Matinal a Sul

   Mais uma pescaria, desta vez a sul, aproveitando a boa manhã que iria estar, é que o resto da semana vai ser inconstante e com mar muito forte aqui para a zona de Sines, aproveito e  vou bem cedo, apanhar o sol a nascer e corrico com a bóia de água e com uns pingalins que me deram grandes alegrias o ano passado, a procura de um robalote, que o ano passado aqui neste pesqueiro era só carregar.
   Mas mais uma vez este ano eles não andavam lá, apareceram foram estas bailas bem gordas, depois de o sol subir, aproveito a maré ainda um bocado cheia e  fui tentar uns sargotes, pois aqui costuma andar muita canalha, junta com uns palmeirodos.
   Camarão da poça congelado para isca, e em 20 minutos saco 3 dentuças, que o maior ainda me fez descer os blocos do molho para o poder içar, pois estava cheio de força, a maré desceu e o peixe bom desapareceu, começou a entrar a canalha, que voltava directo a água no estante, e no meio de tanta devolução ainda aproveitei 4 palmeiros, a técnica usada para está pescaria foi a pesca ao pião.

Pescaria total em 2 horitas de pesca, sinceramete não estava com fé nenhuma, mas não foi nada mau.

Bons sargos que adoro na grelha

A semana passada, criei um viveiro de camarão, até agora os bichinhos têm-se aguentado, e o objectivo é ter sempre isca viva para as minhas investidas ao sargo, fica a foto da minha isca preferida, sempre prontinha  para a acção quando eu quiser, boa semana para todos.
Parecem poucos mas estão todos enfiados nas algas, até agora as algas também se  tem aguentado, a minha dúvida é se devo ou não ter as algas lá, se alguém souber ou me poder dar uma dica fico agradecido.


13 comentários:

  1. Boas João,
    mais uns bons peixes apanhados em 2 horinhas, essa camarita faz milagres.
    Tenho um colega que tem um grande aquario com camarita mas não tem algas, apenas tem um oxigenador e os ditos, estava também a fazer experiencia co agua do poço com um pouco de sal pois o camarita que ele apanha é no rio, mas ainda não sei se resultou, quando souber digo alguma coisa.
    Abraços e continuação de boas pescarias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,já me disseram varias coisas, e tento saber um pouco de cada pessoa, obrigado pela ajuda, eu tenho facilidade de ir buscar água do mar, mas tenho um oxigenador e a mesma água a uma semana, e eles estão óptimos,eles adoram estas algas e por enquanto está tudo ok, grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  2. Alô João!
    Mais um belo post que tens aqui, boas fotos e peixes bonitos...
    Aproveitaste bem o dia a tirar proveito de varias vertentes, eu às vezes também gosto de fazer o mesmo...

    Em relação ao viveiro de camarão, eu também costumo fazer e os camarões aguentam semanas, é bom para quando não dá jeito ir apanhar...
    Com algas nunca fiz mas acho que devem apodrecer com o tempo, eu costumo ter algumas pedras onde faço alguns esconderijos entre elas para os camarões se sentirem abrigados, quando quero tirar alguns saco as pedras primeiro e com um pequeno camaroeiro tiro alguns camarões e depois volto a pôr as pedras arrumadinhas, acaba por ser um aquário de agua salgada :)

    Um abraço e parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Pois também pensei que as algas apodrecerem mas por enquanto está tudo ok, eles adoram estas algas, futuramente se eles aguentarem também vou fazer um aquário de agua salgada, também tenho la umas pedras por baixo e até areia, obrigado pela tua dica, grande abraço e força.

      Eliminar

  3. Boas João!
    Mais uma pesca bonita!! Com esse isco fantástico.
    Já agora e aproveitando este tópico.
    A àgua é preciso mudar com que frequência? Quantos dias aguenta?
    Esta minha pergunta é porque moro um pouco longe do mar, se for preciso começo a trazer uns garrafões cheios para a substituição.
    Cheguei a guardar alguns carangueijos 'mouras' em àgua do mar e no frigorifico, mas quando algum morria sentia logo cheiro.
    Abraço e continuação de boas pescas :)

    ResponderEliminar
  4. Boas Francisco.
    Eu tenho a minha ideia formada, mas tento saber mais alguma coisa com a malta, então pela minha maneira de ver deves fazer o seguinte:
    Arranjar um oxigenador para por no balde ou aquário, depois 10 litros de água do mar é mais que sufeciente e assim caranguejos e camarões aguentam bastante tempo penso eu, os meus já estão lá a uma semana, acho é que não deves juntar camarão e caranguejos, porque eu tinha la um e ele limpo-me uns quantos camarões, depois é te-los num sítio fresco, nu meu caso tenho na garagem que é bastante fresca, depois uma coisa importante que me disseram, tendo a água do mar está evapora desce o nível e deixa o sal nas paredes do aquário, importante repores o nível com água doce, pois esta vai subir e apanhar o sal, ficando salgada, se puseres água salgada está apanha mais sal e a água fica com sal a mais e os bichos morrem, daqui a uns dias posso te dar a certeza se é verdade, mas faz toda a lógica, espero que te tenha ajudado, mas nada disto ainda é certeza, vamos ver no futuro. grande abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma bela pesca! Não andam robalos venham as bailas...

    Como isto anda tenho que começar a fazer umas pescas dessas ao nascer do dia com bóia de água. Era onde eu carregava mais, é claro que não ultrapassa o kilo cada peixe, mas era uma grande diversão. :)

    Esses camarões, têm cá um aspecto... Eu tb sou da opinião que as algas poderão apodrecer mais rapidamente a água, mas nunca experimentei.

    Força nessas investidas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Boas Manel!
    Pois com a bóia de água normalmente o peixe é mais "pequeno" mas os grandes também se atiram, mas como só tem um anzol desferram com facilidade, a uns anos quando se podia pescar na ponte da praia de Faro, saquei um cabeçudo mesmo ao meio da ponte de dia com um pingalim, foi dos maiores robalos que já apanhei, os velhotes que estavam la aos chocos, só me diziam que aquilo ali não se pescava assim,llloollll, e passado um bocado o gajo até saltava na estrada, os gajos até ficaram azuis,lllolll, bons tempos esses ai...
    Os bichinhos estão todos contentes no meio dos limos, e por enquanto o cheiro é nulo, vamos ver mais com uns dias como ficam.
    Na altura do Natal vou ai, depois vamos ver se combina-mos uma pescaria, obrigado grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Boas João!
    Uma pesca bem bonita,andas a malhar nos papudos,quanto ao aquário esta ai uma grande maneira de ter isca fresca sempre a mão,grande malha.
    um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre!

      Por enquanto estão se a aguentar, vamos ver se aguentam mesmo o tempo que for preciso, agora com estes marés grandes não vai dar para pescar onde gosto, da para fazer a experiência, obrigado, grande abraço.

      Eliminar
  8. Boas joão bons peixes companheiro e o viveiro ficou 5 estrelas grande abraço companheiro.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Nuno, grande abraço, vamos ver se com o tempo eles se aguentam, força.

    ResponderEliminar
  10. em vez de algas , coloque rede mosquiteira plastica a volta e ao centro para eles se poderem agarrar ,assim nao se picam uns nos outros e nao se matam

    ResponderEliminar