terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bela Burra

   Finalmente aparece uma dourada grande, quando menos se esperava, já esperava  a visita do meu amigo Fernando e da minha Madrinha aqui por Sines entre o Sábado e Terça feira, e como o Fernando é um viciado como eu, o objectivo era pescar quando desse, e o tempo só o permitiu Domingo a tarde, onde apanha-mos uns sargotes engraçados, o mais engraçado é que o Fernando costumava pescar sempre com pescas muito ligeiras e estralhos um pouco curtos, e quando viu como eu pescava aqui, não se conseguiu adabetar, pois a zona dele é ali para o guincho e lá pesca de maneira diferente.
  Tinha a sua fé naquele estilo de pesca e eu só dizia, Fernando pião de cortiça estralho maior que a cana e olivete a bater no anzol, só assim é que aqui resulta, e desta vez quando, ele arma a cana e eu vejo o pião de cortiça e estralho como deve ser ser, digo logo "elaaaa assim é que é".
   Resultado deu-me uma dose nos sargotes esse dia com uma pinta,lloolllll, Segunda como eu ia trabalhar a tarde,restava-nos a manhã, e eu um bocado pessimista, olhava para a maré a vazar e não conseguia imaginar onde ia pescar, batemos a zona toda e ele só dizia "epa eu gosto da maré vazia" e como tinha-mos que pôr o anzol de molho e já andava-mos ai a 1 hora a procura de pesqueiro, coisa que para aqui na zona é uma eternidade, fomos para um pesqueiro que ambos os dois já conhecíamos e disse-lhe," vamos reinar com uns sargotes e divertirmo-nos".
   Este  pesqueiro na maré vazia para tirar o peixe é uma carga de trabalhos, pois os blocos de pedras estão molhados e lisos e com uma geometria assustadora, e ainda eu não tinha minha cana pronta, já o Fernando estava a lançar, tal era a pica para pescar, o pião desaparece ele ferra,  depois de alguma luta, vimos que era um belo sargo já a passar o 1/2 Kg a vontade, e para tira-lo? que trabalheira! pois o peixe cai no abismo dos espaços dos blocos e o fio roça a pedra nas lapas e percebes, um minino force, corta logo o fio e adeus peixe.
   Depois de umas manobras manhosas, estava o menino em seco e rede com ele, "Fernando com este já tá a pesca feita" dizia eu, começa-mos a tirar uns palmeiro no meio de uma praga de sargos "minis", eu devido a maré vazia desci mais os blocos e acomodei-me, sempre a pescar com caranguejo e camarão vivo, mas só sargotes pequenos, o tempo já não era muito, pois tinha-mos a espera uma fritada para o almoço.
   Nisto quando olho para cima vejo o pescador com a cana toda dobrada, e digo" calma que eu já vou ai ajudar, deve ser outro dentuças dos bons", e o Fernando dizia " deixa estar deve ser uma salema das grandes" e eu " salemas? aqui no meu pesqueiro escola? nunca! impossível!, calma que isso é um peixe bom, aqui não há salemas" peixe encravado nos blocos mais uma vez, e num sítio ainda pior.
   Bem de louvar a forma física do Fernando que já não é um jovem, mas que parece um gato em cima das pedras, ele lá chegou até ao sítio certo e iça o peixe, uma linda dourada.
   Muitos parabéns pelos peixes, grande Fernando, agora é treinar no guincho para vir brilhar a Sines, e eu faço de guia de pesca, lollll.


O pescador com os lindos peixe


Pesca total, de realçar que a gamba congelada foi rainha nas capturas, e o caranguejo e o camarão fresco foi o aperitivo para a canalha, mais uma que não percebo,lllollll, também há dias que preferimos fast food,llolll.



No Domingo a noite começa-mos logo bem com está caldeirada de robalos, bailas e carapau feita por mim e com um verdinho a acompanhar, a todos uma boa semana de trabalho e pesca. 

8 comentários:

  1. João mais uma vez muito obrigado pela tua companhia,conselhos e paciência,nestes dias que passei aí a pescar no teu mar.grande abraço e beij.da madrinha.Hug

    ResponderEliminar
  2. De nada, é sempre um prazer pescar com o Fernando,com as dicas dos dois faze-mos uma equipa forte,boa semana e já sei que chegaram bem, bjs e abraços.

    ResponderEliminar
  3. Boas João!
    Os meus parabéns para o frenando,pois um belo sargo e uma burra e tanto,mas essa caldeirada aiiiiiiii que bom aspecto:))))))
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre!
      Além de pescador, adoro cozinhar, no final uns camarões por cima e um pão frito por baixo do molho com um verdinho,oi,oi, llollll, grande abraço.

      Eliminar
  4. Boas mestre João,
    Isto da pesca está mais que provado que não é uma ciencia exacta e por vezes o que resulta em certas zonas do pais não resulta noutras, eu aqui na minha zona gosto mais de pescar com a maré vazia, e na maior parte das vezes é com a maré a descer que o peixe come mais vorazmente pois a agua começa a faltar e eles andam sofregamente atrás dos pedaços de engodo caindo melhor no anzol.
    Parabéns aos dois pela pescaria, embespecial ao Fernando pela bonita dourada.
    Essa caldeirada tá com um aspecto divinal.
    Abraços e continuação de boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      É verdade, não há ciência exata para a pesca, temos que ter sempre fé, futuramente vou pondo umas receitas só de peixe aqui no blog, um dia que venhas ao alentejo, faço uma para a gente comer,lollll, obrigado e grande abraço.

      Eliminar
  5. Boas amigo bela pescaria e boa burra e o petisco tá com muito bom aspeto,grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boas Nuno, obrigado companheiro, certamente que deves comer belas caldeiradas com esses tarolos que tens apanahdo,llolll, força ai , grande abraço.

    ResponderEliminar