segunda-feira, 9 de julho de 2012

Será que o peixe chegou finalmente?

   Ola malta, com esta ventania toda não tem sido fácil pescar, mas hoje a maré batia cheia as 7 da manhã e o vento no windguru dava uma acalmia matinal, nada de especial, mas comparando com o resto da semana, que pelo vistos vai continua a saga da nortada, hoje até podia deixar pescar no pesqueiro que eu gosto tanto.
  Semana passada fiz uma boa pesca de choupas e safias, misturada com boas navalheiras um polvo e até uma bruxa, com o meu amigo Manel João, que me mandará as fotos, pois nesse dia fomos directos a casa dele mariscar e grelhar as belas choupas escaladas regadas com uma jolas.
   Nessa mesma semana fiz uma matinal ao camarão para iscar, que esta muito difícil a sua captura, pois a sul esta tudo areado, como eu nunca tinha visto, mas que ainda deu para apanhar uns quantos que iriam servir de isca hoje, junto com uns percebes congelados que tinha mais umas tiras de sardinha.
   Mal cheguei ao local, ainda raiva o dia já se notava a nortada e o mar que a norte com 8,9 de período com 1 metro de vaga varre completamente o pesqueiro, bem pensei mesmo em voltar para trás, mas com tanta  hesitação lá fiquei, pescar ao peão era para esquecer só me restava a chumbadinha para cima da espuma que arrebentavam em cima da pedra cheia de marisco, no primeiro lançamento quase coma isca fora de água devido ao vento ferro um sargote, pois é, eles andavam lá, não eram uns monstros mas eram bem jeitosos, no meio de tanto ataque dos sargotes mais pequenos ainda ferrei 2 saimas e 8 sarguinhos todos de dose para a grelha, mais uma dúzia de palmeiros que embucharam.
  O peixe foi todo ferrado com camarão da poça e percebe, sardinha nem lhe tocavam, se tivesse mais camarão provavelmente tinha apanhado mais, e com o mar bruto nem dava para apanhar percebe fresco, mas mesmo assim já não foi mau.

                      Os melhores da jornada, sarguinhos para grelhar, com 2 saimas a mistura

   O tipo de pesca que fiz, foi a chumbadinha de 5g , para esta técnica é preciso uma cana bem   sensível e um carreto leve, que se resume ao chumbo ser de correr para haver liberdade de este percorrer o fio até ao anzol, isto ajuda que para além de mais sensibilidade para a ferragem,também há menos probabilidades de prender no fundo, pois o chumbo corre livremente.

                Técnica da chumbadinha, simples, fácil e eficaz
              Boa teca deles, já tinha saudades.

6 comentários:

  1. Boas João!
    Bela teca deles,se esses aparecerão os grandes papudos devem começar andar por ai,ultimamente nem tenho ido pois o tempo anda muito ventoso, força ai vai malhando neles.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Alexandre, pois os papudos ainda não andam lá, hoje sai do trabalho e fui lá logo cedo apanhei uns percebes o mar estava muito bom e o peixe tinha desaparecido, incrivel é sempre assim na pesca,obrigado grande abraço.

      Eliminar
  2. Essa técnica da chumbadinha parece fatal amigo,parbéns pela pecaria parceiro,grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Nuno, 90% da pesca foi feita com o tal camãrao do bom, hj fui lá outra vez só que a isca foi percebe apanhado na hora e levei mum chibo, o peixe desapareceu, com condições ainda melhores, a pesca é mesmo assim , estes já vão dar para umas refeições, nestes pesqueiros esta tecnica é muito boa devido a facil prisão do anzol na pedra, muito obrigado , um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas João Santana, uma pescaria bastante jeitosa numa técnica que raramente uso mas que estou a pensar realizar brevemente, aqui na minha zona tenho uns pesqueiros em mente para a por em pratica quando o mar estiver manso, ou então a pesca ao peão.
    Abraços companheiro

    ResponderEliminar
  5. Boas Pedro,pois ao passar ai nessa zona a uns dias reparei que a malta não pesca assim, esta técnica e muito boa,e é bom treinar, pois ao inicio é complicada, em zonas dificeis chego a pescar só com 2 gramas e o peso do isco, mas também prende no fundo, prende é menos e depois de dominar a tecnica menos prende ainda, com o mar mais forte até podes pescar com 10, 15, ou memso 20 gramas sempre a bater no anzol, faz confusão não é! mas o peixe não se importa acredita, há sargos que até engolem o chumbo, pois tenho um amigo ai da costa de Cascais e Sintra e ele não consegue pescar assim, só agora depois de vir a Sines e pescar comigo e ver que realmente resulta é que já deu o braço a torcer, mas é mesmo assim a pesca, acho que se usares esta tecnica em campeonato vais ter bons resultados,um grande abraço e obrigado.

    ResponderEliminar