sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Muita variedade

 Viva pessoal.

Desta feita relato uma pesca ilhada com mar acima daquilo que eu costumo pescar, as previsões não eram aquelas que davam, mas eu não sabia, sai do trabalho às 16h e foi direito a pedra escolhida, isto era finais de Outubro onde ainda tinha sol até as 19h, hesitei  em descer a pequena falésia, devido ao mar estar no limite, mas mesmo assim ali fui.

Como pesco sempre com o que apanho na hora, fui apanhar umas cascas milagrosas, e juntei ao cardápio umas ovas de lapa, que misturada com a carne de outras cascas dá muita alegria.


A lage que estaria debaixo de água para eu tentar apanhar uns sargos, era varrida constantemente, nas poucas xanadas que o mar dava, lá punha as 3 gramas lá em cima e volta e meia ferrava uns sargos de bom lote acima de meio quilo, já tinha o fundo da rede composto, decidi explorar um bico de pedra mais recuado na parte lateral da ilhota, que naquele dia espumava mais que o normal, e por norma as vezes que pesquei para lá, era sargaria de devolução.


Mas neste dia reunia boas condições para estar uns sarguitos maiores, depois de tirar 2 da tal bitola boa, ferro um bom peixe, era uma douradinha quileira, que me deu um gozo do caraças trabalha-la, já tinha rede composta, a pesca estava mais que feita.


Dourada para o forno, sargos para  grelha, com os legumes naturais do vizinho, combina-se uma alimentação sustentável e saudável.

Quando comprei o meu barquinho, sempre pensei em fazer apenas pesca à lula e a Dourada na época indicada e mais produtiva para essas espécies, pondo de lado o tradicional pica-pica, mas volta e meia fiz umas manhãs sem vento com o meu pai, para nos divertir-mos um pouco, e para chamar peixe, engodo durante meia hora para o fundo e depois é que pesco, por aqui há fartura de choupas e carapaus, são mesmo aos milhares, não custa nada apanhar, mas pescando com umas cabeças de lula engana-se uns parguetes pequenos e por vezes uns sargos.



Carapaus e cavalinha grelhados, os parguetes caem bem cozidos as postinhas, eu aproveito tudo o que o mar me dá.

Para terminar um petisco dos mariscos de Sines.


Boas fainas



6 comentários:

  1. Comé Rei das Ilhas :)
    Nessa pesca que fazes tens essa alternativa em apanhar o isco na hora, o que é bom e pelo menos poucas uns €s...
    Safaste uns bons Sargos e uma bela Dourada, que bonita pesca ;)
    Tu por enquanto não precisas de horta, tens a do vizinho :))
    Esse prato tá bom mas eu trocava esse peixe por um Sargo ;)
    Esqueceste do pão, quando vens aqui mamas 1 Pão de kg em menos de nada hehehehe porrrrra... :)

    Amigo mais um post fixe com tudo o que tem direito, um grande abraço e força aí..

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo.
    Pesca mais sustentável sem dinheiro não há, as vezes nem um anzol e uma chumbica perco, só gasto a sola da bota, ahahahahah.
    É verdade, vou tendo sempre bons legumes, mas o vizinho também come peixinho fresco;)
    Se vieres cá tens que comer uns carapauzinhos, ahahahahahah.
    Como mais pão num petisco ai, do que aqui numa semana, mas quando vou ai quebro a alimentação cuidada que tenho:)

    Obrigado amigo, força um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Mékié João,

    Essa tua receita das 'cascas milagrosas' é um luxo. Habituei-me a apanhar e a iscar à tua maneira. Muito obrigado e tem sempre resultados muito positivos. Até aqui pelos meus lados funciona, hehehe
    Mais uma pesca de luxo, com a madame no topo do bolo. Muito bom!
    Há pouco tempo papei um sargo cozido e lembrei-me de ti :)
    Esse arroz.....
    Já tenho saudades de ir a esses bichos.
    Está quase a abrir o defeso. Não dês cabo das pedras todas...
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.

      Mas há melhor isca do que a que está na pedra? seja qual for, todas apanham sargos;)
      Auto-sustentabilidade com custo zero é o que mais prezo:)
      Esse arroz tinha um lavagante que me ofereceram, só que a xixa estava no prato da madame , ahahahah eu chupei as antenas, ahahahahahah, primeiros elas:)
      Eu dar cabos das pedras?? acho que nunca viste ninguém a dar cabo delas a sério, ahahahah, aqui há muitos em Sines, gajos com o cuidado a apanhar percebes como eu, não conheço, acredita.
      Com jeitinho há sempre umas unhas para ti:)
      Mas também o percebe de agora ainda não esta no seu melhor, os primeiros calores do fim de inverno e com dias grandes, ai sim eles crescem bem, e depois tens o defeso natural do Inverno.

      Grande abraço amigo.

      Eliminar
  4. Boas João,
    Não falhas... Sei bem o que é que chegar ao mar com um toque a mais e quando se anda sozinho nas ilhadas, temos que pensar duas vezes se dá para ir e voltar, pelos sem ser com cambalhotas e riscos no cromado... lol
    Se todas as pescas fossem assim era um luxo... E se calhar as tuas até são... :)
    Estás em todas as frentes, não tardas nada trazes o barco para fazer a temporada na RIA FORMOSA... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.

      É verdade, volta e meia as ilhadas que um gajo faz, levam à indecisão, devido a segurança, faz parte deste tipo de pesca.
      Tenho uma boa média de pescas produtivas aos sargos, mas não sou nenhum super homem, chibos e pescas fracas também as apanho, apanhar sempre, isso não existe, só para a propaganda de venda e Likes.
      O meu barquinho para por ai, era um filme, esquece, mas que era fixe era:) quem sabe um dia:)

      Força Manel, abraço.

      Eliminar