sábado, 18 de setembro de 2021

Verão 2021

 Com o  verão no seu fim, acredito que virá ainda muito calor no Outono, verão esse que foi regular na captura de sargos, nada como o ano passado, mas foi positivo, não foi mais produtivo porque a nortada não deu descanso este ano por aqui, o que acaba por dificultar este estilo de pesca que pratico e gosto tanto.

A pesca que relato, foi uma manhã que quando chego a falésia para ver onde iria ilhar, tenho uma supressa nas condições do mar, o 9 de período com 0.7 de mar que tanto me satisfaz, na realidade era quase o dobro, o Windguru por vezes falha um bocadinho, nada como ver mesmo o mar.

Como o dia de Verão era um dia de Inverno, resolvi fazer uma ilhada fora da minha zona de conforto (Costa Norte) e rumo a (Costa Sul), um bocadinho antes de Porto Côvo, uma pedra que pesquei muito em miúdo, mas de maneira diferente, pescava ao fundo, num fundão de rocha que era rico em safias boas e por vezes sargos, essa ilha com mar, agita o fundão e aparecia uns peixes.

Como sempre nas minhas ilhadas, pesco com o que a pedra me dá, em 20 minutos apanho a isca, que por norma é percebe, por vezes faço umas mistas com ova de lapa e percebe que dá por vezes uns belos sargos, ia mesmo a procura de apanhar umas safias 300,400 g que são muito saborosas na grelha, a pescar com 3 gramas lanço para o fundão, e neste pesqueiro vai-se dando pequenos toques e espera-se com alguma paciência, pois a agua costuma estar tapada por aqui.

Levo um puxão valente, que como estava distraído, nem estava a espera de tal pancada, volto a reforçar a iscada e atenção, que valeu uma ferragem alta e cana a bater.


Uma Douradinha boa e eu a procura desafias, nem eu espera esta magana.

Quando eu pensava que poderia apanhar outra, apareceram então as safias, depois de apanhar 4 para a grelha jeitosas, chegava e sobrava para aquilo que queria, e fui explorar uma parte mais rasa da ilha, que a uns anos tinha rendido uma pesca boa de sargos.

E não falhei, da meia dúzia que senti, apanhei 3 belos sargos, um ultimo já na casa das 900g, o que me fez por dar terminada a pesca, tinha peixe para comer nos próximos dias.

Uma pesca bastante agradável num sitio, que foi uma escola de pesca para mim em miúdo.

Como no verão é habito rumar para Faro, que é a minha segunda casa, devido ao Covid apenas fiz uns petisco na casa (terraço) do Lobo do Mar, espaço esse arejado e ao ar livre, para não ficar de consciência pesada com a merda deste vírus, foi mesmo exceção a regra em convívios, o amigo Pedro ofereceu-me uns lingueirões da ria e eu depois da praia, dei asas a minha imaginação na cozinha, que é outra coisa que gosto de fazer.


Caril de lingueirão

Lingueirão com tomate natural


O sargueta a mamar um carapau grelhado, só falta o copo de tinto.


Boas fainas.



6 comentários:

  1. Atão amigo João comé!!!
    Já tinha saudades de ler um relato dos teus :) este tempo (altura do ano chama para isso)...
    Lembro-me de me teres contado este dia de pesca. Uma pescasita desses não muito de longe de casa é o quanto baste para um gajo vir de lá com a alma renovada, as saudades que eu tenho de sentir um peixinho.

    Este ano vingámos nos petiscos, estás um mestre nos pratos de lingueirão :)
    Este fds tenho andado a comer o tacho da mariscada que tinha guardado para nós mas que não tivemos oportunidade de a fazer...

    Esse sargueta saiu-lhe a sorte grande hahaha mesmo assim há gatos com sorte...
    Vai aproveitando à medida do possível amigo.
    Vai fazendo uns relatos dos teus para entreter a malta.
    Um grande abraço e força aí amigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo.
      Nem sabes o que me costou fazer um post, ahahahahahah, ando com aversão a internet.
      Não quero entar na acompetição de peixes, a culpa foi do facebook que matou bastante os blogs de pesca.
      Ando a comer peixe a 6 dias, eheheheheheh, com couves e batata claro.

      Hoje fui ali perto desta ilhota, estava apanhar uns camarões, dei com um belo polvo, depois pesquei com bucho, ainda apanhei um belo sargo, já tenho alimento:)~
      Os lingueirões assim ficam bons amigo. obrigado:)
      Fizeste bem, o marisco no gelo não dura muito.

      Até tiro a pele ao carapau, para o menino:) a cozinheira do meu amigo lá do café, perguntou-me se tinha algum gato, eu disse que não, dou só de comer a um que tem fome, estava danada que passou a minha porta e o gato riscou-lhe o cão todo, fdxxxxx este sargueta é tramado, a mulher estava mesmo danada, disse que lhe deu 3 pontapés, eu disse para estar a vontade que aguenta-se, ahahahahahah, outro dia fui tira-lhe uma rola, coitada já tinha uma assa partida, deixei na GNR para eles fazerem alguma coisa.

      Não tenho muitas fotos do verão, apesar de ter apanhado uns peixitos, vou tentar ;)
      Grande abraço e força ai;)

      Eliminar
  2. Boas João,
    Afinal sempre tiveste vontade de escrever um pouco no mundo virtual...

    Epa essas ilhadas é que esperas um peixe e aparece, outro... Venham mais dessas... lol
    Eu por acaso este ano andei afastado dessas lides, devido ao trabalho e também dessas nortadas... Uiiii... Houve uma vez ou outra com condições, mas olhei para o vento e disse, deixa-te estar aqui pela ria que aqui é que estás bem... lol

    Bonitas fotos, que demonstra bem o estilo de vida que se pode ter, sem chatear ninguém e em paz e tranquilo com a mãe natureza...

    Agora é só continuar com o espírito!!!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Enganas-te a vontade não foi nenhuma, só que tenho pena do blog morrer, e vou fazer um esforço.
      São fazes, mas quanto mais tempo passa menos me abetece...

      Sim não houve assim muitos dias com condições boas... tu tens mesmo pica, fazer pesca noturna e depois ilhada, ainda por cima as tuas ilhadas são mais trabalhosas do que as minhas.
      A ria também é fixe, eu ai arranjo sempre umas cascas para o petisco, mesmo não conhecendo quase nada ao pé de vocês que são dai, adoro essa ria.

      Dias tranquilos e cruzar-me com pouca gente, uns peixes para comer, sou mesmo daqueles que não atrapalha niguém acredita... até tento ir ao supermercado nas horas mortas, ahahahahah.

      Vou tentar Manel, pelo menos para irmos falando, força ai nessa época:) um abraço,

      Eliminar
  3. Mékié João!
    Já fazia falta um relato dos teus relatos. Sei o que sentes em manter o blogue, eu próprio deixei simplesmente de alimentar o meu, por diversas razões…
    Realmente o verão foi rico em nortadas e muita falta de condições em certos pesqueiros bons para atacar. Eu fui-me vingando no marisco para o pitéu e desse modo desenjoo dos sargos :)
    Essa magana bem bonita no meio das safias. Que rica surpresa!
    Esse teu modo de pescar é fantástico. Apanhar a isca e pescar é top e já me vou habituando um pouco a isso. As pescas que te vi a apanhar e a iscar, foram com certeza uma boa escola para mim. Até já tenho um canivete pendurado na bolsa da cintura, hehehe
    Esses ligueirões estão de luxo. Acredito que tenhas aproveitado para mandar uns tintos a baixo!
    O mítico sargueta que nada nem ninguém dá cabo dele. Dá-lhe peixe cru, senão vais habituar mal o menino....
    A foto da cadela está um espetáculo.
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.
      Pois eu no marisco só sou forte em uma espécie, agora tu consegues varias;)
      Ahahahaah, fazes bem, assim não o perdes de certeza, eles anda ali é para comer o que está na pedra, para que comprar iscos?? assim até sabe melhor as capturas:)

      O tinto faz parte da minha dieta, sempre em moderação claro.
      O Sargueta continua em forma, só faz asneiras, a minha cadelinha tem um medo dele, já as papou coitada, o sargueta este de castigo ai um mês, mas como é cara de pau voltou de mansinho.
      Um abraço Chico

      Eliminar