terça-feira, 19 de novembro de 2013

O polvo é que paga !

   Ola pessoal, com a falta de sargos pelo menos nos meus pesqueiro mais habituais, tenho ido a procura de outras espécies, apesar das marés não serem assim tão boas, numa ida ao camarão e caranguejo, reparei que os polvos andavam doidos e como já tinha dito, isto é quando eles querem não é quando as condições estão boas, tinha que ir lá.
   No dia seguinte mal se podia ver já estava dentro de água, com o meu fato de surf e um simples ferro com o troque na ponta do mesmo, e como as leis são apertadas e duras com todos os  portugueses normais sem cadastro e que pagam mundo e fundos de impostos e preservam a natureza e a amam do fundo do coração, que tiram da mesma apenas algum alimento fresco e saudável e limpam a alma junto ao mar, não podia demorar muito tempo.
   Com rapidez, algum conhecimento do local e com a sorte de eles andarem lá, fiz duas mares magnificas, onde juntei stock para os próximos petiscos e já para o Natal.
   Na pesca de cana, apenas apanhei 5 sargos jeitosos e uma teca boa de carapau, ao qual não pescava a muito tempo, resumindo não há sargos, os polvos é que pagaram...

 Costa de Melides, muito concorrida para o surfcasting, espaço esse não falta.

 Uma das minhas melhores jornadas de polvo, apanhado todo a mão, pois o ferro é só para atrai-los:

Na primeira jornada, dás 7 às 8.20 da manhã foram 25 polvos para a caixa.

Carapauzada

Costa de melides, um pescador a espera do toque.

Os sarguinhos que apanhei eram bem jeitosos, pesca feita em São Torpes (Sul) 

Estava a ressacar de um sarguinho fresco, aproveitei logo 2 para o almoço.

Uns caraupazinho grelhados, também gosto:)

Era difícil de bater os números da primeira maré, mesmo mais fraca a caixa foi outra, mas ainda rendeu 16 maganos

2ª maré.

No surf aqui por a zona as condições tem estado de gala em alguns dias, e eu voltei a deslizar numas ondas ao final das tardes da semana passada, tive sorte e o amigo Hélio, Shaper e fotografo aqui da zona, tirou-me uma foto enquanto me divertia numas direitas perfeitinhas aqui em São Torpes.


Boas fainas amigos

26 comentários:

  1. À falta de peixe há que improvisar e os polvos vêm mesmo a calhar! Rima e tudo! eheheh Aqui também tem havido muito polvo e tenho-os apanhado a pescar ao fundo, independentemente do isco utilizado. Os maganos andam mesmo cheios de fomeca! eheheh

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJ, é verdade, andam doidos os gajos, e daqueles pequeninos então nem se fala, imagino a robalagem a papalos, e carapau por aqui também é a patada, até de dia em certos sítios dá, obrigadinho, saúde e abraço.

      Eliminar
  2. João,
    Os Sargos andam a falhar... Mas mesmo assim arranjas grande petisco! Se calhar agora era mesmo boa altura para andares atrás dos barrotes, pois chibo por chibo... Uhmmm??? O que achas??? Acredita que qd lutares com um nunca mais queres outra coisa... :)

    Forte Abraço e força com esses petiscos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Manel, é verdade, mas como nunca andei a luta com um barrote a sério, ainda não tenho essa pica, tenho que perder uma noite numa praia daquelas que está na 1ª foto, ai sim por vezes há barrrotes a sério, e o meu horário de trabalho também não ajuda muito a ir a noite, pois estou quase sempre a trabalhar :( , mas este inverno tenho que tirar um pelo menos eheheheheheh, olha vou ai no natal, pode ser que te acompanhe ai nuns chibos aos barrotes :):):) grande abraço amigo Manel.

      Eliminar
    2. Força, tás comigo, não chibas... :)

      Eliminar

  3. Grande João..:-) Parabéns amigo pelas pescarias..hehehe..coitados dos polvos..hahaha..é mesmo isso, quando o peixe não aparece, temos que improvisar...:-)
    Esses sargos grelhados vinham mesmo a calhar...hummm....podes juntar os carapaus que eu também gosto..hahaha.

    Um grande abração amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luís, eheheheh andas com saudades do sabor e petiscos portugueses, tu ai só apanhas peixe para forno, mesmo assim para por no forno ainda tens que os partir as postas,:):):) grande abraço amigo Luís e continuação de grandes pescas para ti.

      Eliminar
  4. Boas Mister Polvo!!
    Essa praia de Melides tem espaço para canas que nunca mais acaba, o pior é que se o peixe não andar lá não há nada a fazer...
    Uma maré de 25 polvos é obra oh João, porrrrra tens prai polvo que nunca mais acaba :) e mesmo assim na 2º também te safaste à grande...
    Desta vez não me enganas com esses Sargos grelhados, assim que eu vi aqui um relato teu fui logo jantar para não me abrires o apetite como é de costume hahahaha já não me enganas não, ler relatos teus só de barriga cheia ;)
    Já vi que foi uma semana boa, deu pa fazer umas e tudo...
    Um abraço e força aí amigo João, e parabéns pelos polvos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh, agora também tens ai uns belos sargos para a grelha, olha já tenho polvo para levar para o petisco ai no Sr Amilcar, ahahahahahah, estas praia aqui não há problema de espaço, mas este ano a malta não tem apanhado muita coisa, tenho amigos que tem gradado noites inteiras, mas por vezes o peixe aparece e carregam, é este inverno que tenho que ver se apanho um barrote nestas praias, digo sempre isto e depois não vou :):).
      As ondinhas tem estado do melhor, parece uma maquina de fazer ondas perfeitas São Torpes.
      Obrigado amigo Pedro e não percas o ritmo das tuas capturas, que estão a maneira, grande abraço.

      Eliminar
  5. Antes de mais grande foto :DD deve ter sabido muito bem !! e os sargos ja sao bem bons :DD mas esses polvinhos , de ficar com água na boca !!! Tens de experimentar ir aos cabeçudos pode ser que te dês bem !! Força aí amigo e bons dentuças nas próximas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi André, epa o meu forte não são os cabeçudos:(:( toda a gente tem me dito isso, mas quem sabe um dia não apanho um e depois não quero outra coisa, sabes pesco muito, mas em tempos curtos por vezes, devido ao trabalho, e quase sempre de dia, mas um dia ainda vou postar um ahahahahhah, abraço miúdo.

      Eliminar
  6. Boas João!!
    Se não carregas sargos, carregas polvos... Sempre a malhar!
    Pelos meus lados, quando vou ao isco, também tenho visto alguns polvos. Mas não os tenho apanhado por serem tão pequenos.
    Deixa crescer, para depois dar para fazer uma salada ou um arroz como deve de ser ;)
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Francisco, se te disse-se que além destes, libertei mais de 50 polvos pequenos, não acreditavas :):), estes são todos bons, dos pequenos é aos pontapés, nunca tinha visto nada assim, mesmo ontem fui apanhar uns camarões para pescar amanhã, e devo ter visto mais de 10 polvos pequenos em meia hora, mas sabes é por causa destes polvos pequenos que os grande encostam para os comer, espermenta por um pequeno a porta de um grande buraco, faz isso em muitos buracos e depois vais ver a surpresa que tens ;) grande abraço amigo.

      Eliminar
  7. O quê que fazes com tanta bocha fresca?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sergio, bocha é o ferrado??? pois sei que é bom para o robalo, e desperdiço as mesmas, mas congeladas dá para pescar na mesma???

      Eliminar
    2. Dá para pescar mesmo congeladas
      João pegas nos ferrados frescos a qualquer hora da mare
      Ou do dia metes no minimo 0.60 , pões um anzol 2/0 para cima eu ponho um 6/0 da haybusa com 0.80 , amarras com elastico e fazes um lançamento para aquelas ilhas
      Que mostraste no post anterior eu tenho um 0.50 da flomax nbs mar branco no carrete
      Diverte-te

      Eliminar
    3. Vou tentar a sorte um dia deste dessa maneira, quem sabe é assim que eu ferro um robalo de jeito,eheheheh, obrigado pela dica Sergio, grande abraço.

      Eliminar
  8. vá la vai.. tens ai polvo pra dar e vender.. ehehe
    ja me indicavas ai um spot onde ir apanhar uns maganos desses... :P
    tou com saudades de comer um arrozinho de polvo,.. :)

    grande abraço e continua ai com estes belos relatos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Daniel, epa isso é na boa, costumas vir para estes lados não é??? eu só voa a maré em 2 sítios, pois é os que conheço bem, dá sempre para ter polvo o ano inteiro, um dia que venhas para aqui perto dá um toque, se quiseres o meu contacto é 966485484, podes ligar na boa, abraço e obrigado.

      Eliminar
  9. Joãooo... Esses garguinhos grelhados ficaram mesmmmmo no ponto!!!

    Tens aí salada de polvo até mais não, vai la vai...

    Um abraço e boas surfadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cristóvão, estavam mesmo bons, já ando a 2 dias a comer polvo, eheheheh, mas em feijoada, obrigado pela força, grande abraço.

      Eliminar
  10. Grande João, é mesmo caso para dizer que quem paga é o polvo, grandes marés sem duvida, o resto é como dizes, boas pescarias não é quyando queremos mas sim quando eles querem, e certamente um destes dias eles vão querer.
    Boas carapauzadas e uns sarguinos fresquinhos para a grelha, nada mau, não senhor!!!
    Um forte abraço e bons lances

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro, vinguei-me nos polvos, o peixe por aqui está fraco, está semana nem fui tentar, e até tenho tempo, a muito que não via tanta falta de peixe por os meus pesqueiros, mas da sempre para fazer uns petiscos;) obrigado e grande abraço.

      Eliminar
  11. Boas Joao,épa não a sargos vai se dar porrada nos polvos:))) bela teca,uns belos carapus,esses sargos gralhados estam mesmo com bom aspecto:))))grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh, é verdade, isto está mau aqui para norte! deve ser desta lestada gelada, aqueles sarguinhos são ali de ao pé da vierinha, bens gostosos, grande abraço Alexandre.

      Eliminar