sábado, 2 de março de 2024

Pedra e areia

 Mais um bom dia de Inverno para fazer um post.

Desta vez vou resumir três pescas que fiz, duas na areia e uma na Pedra, está a chegar a época que tanto gosto, pescar apeado principalmente na pedra e mariscar quando o mar deixa, mas quando o mar tem um bom toque, tenho ido a areia pescar ao surfcasting, com uma cana a tentar um robalo bom e outra a procura de uns peixes diversos.


Como tenho uma praia a porta de casa que vai de Sines a Troia, parece na foto que tenho o espaço só para mim, mas de onde estou para a direita, neste dia, penso que não haveria um cabeço sem um pescador em 60 km , Pena não conseguir mostrar em foto a linha de luzes noite dentro a fazer um arco infinito a perder-se na escuridão em direção a Norte.

Quando o mar cai depois de uns dia brutos, é a rumaria a areia a procura de peixe, eu neste dia não tirei foto aos peixinhos, mas ainda apanhei uns sarguinhos bem jeitosos e um robalinho para fazer um dos meus petiscos do Top 3 da minha alimentação, caldeirada de Robalo, que neste caso também levou umas postas de sargo que estavam super gordos.

Neste caso o pescado só aparece mesmo cozinhado, uma torradinha regada com a caldeirada por cima e um bom copo de tinto, para mim é a comida dos deuses :)

Outra pesca feita na areia em mais uma quebra de mar, antecipei-me e bem cedo ao meio da tarde faço o curto caminho em direção ao spot que gosto de pescar, mais uma vez a praia já estava bem composta, e fez-me pescar numa zona em que começa pedra dentro de água na praia, que não é visível cá fora, não tinha alternativa, depois de perder algum material, mesmo já com peixe já ferrado, quase que desisti de pescar, para ajudar perdi um belo peixe que penso que seria uma grande dourada, usava uns anzois finos para os sargos e o mesmo veio partido ao meio, quando forcei o peixe na forte escoa.

Com a desistência de um amigo que se encontrava mesmo ao lado, zona essa que começa a longa costa de areia até Troia, foi tempo de mudar a tralha toda e divertir-me ali uma horinha na captura de bons sargos e de uma douradinha já boa



Os sargos que saiam estavam gordíssimos, e quando a maré baixou acabou a atividade.

Uma noite que começou mal, mas que ainda deu para apanhar uns peixinhos bem bonitos, faltou um robalote para a caldeirada que não quis aparecer.


Quando o mar cai e consigo ir a pedra mariscar, o único isco que uso é mesmo o percebe para enganar os sargos, depois que apanhar umas unhas de qualidade, a escolha fica para iscar, nestas altura do Ano, por vezes há dias que não se sente um peixe na pedra, ou então os que entram no pesqueiro são sempre sargos de bom tamanho, aqueles sarguinhos de verão não chateiam.

Foram pingando uns belos listados, e da meia dúzia que fugiram, apanhei 9 que deram 6 kg, mais que suficiente para ser uma pesca positiva.


Para finalizar, mais um prato inventado por mim, parece que todos as refeições que faço convidam a um copo de vinho.
Das tradicionais lulinhas à algarvia, eu frito umas lulinhas um pouco maiores com alhos, quando estão quase fritas em azeite e alhos retiro-as e corto-as para voltar a fritar mais um pouco para eliminar aquele sabor de cozidas que fica no interior quando inteiras, cozo batatinhas aos quadrados e rego com o azeite da lula e coentros, claro que mais uma vez o pecado vem no pão que se come com os alhos e azeite do fundo da travessa.

Saúde pessoal.

 

4 comentários:

  1. Boas João,
    Belo relato!!! Parabéns!!!
    Estás como queres!!!

    Isso para mim é um espetáculo... Tu nem imaginas a ginástica que faço para ir molhar as canas... Tanto que ultimamente, esquece lá isso, já nem consigo pensar na logística... lol
    Mas melhores dias virão e logo me desforro... Acampo logo uma semana... lol

    Eu com esses manjares, nem sei se começo pelas lulas deliciosas ou a douradona...

    Não deste com os robalões, mas também não te podes queixar houve ai um ano que até te chateavam ... lol

    Mais uma vez parabéns pelo post e continua com essa filosofia, que as coisas boas vão e têm aparecido!!!

    Forte Abraço e aperta com eles!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Não me posso queixar não :)
      Eu aqui tenho muita facilidade de fazer qualquer pesca que queira, ai já é outra história a logística.

      Sim houve um Ano que quase todas as vezes que ia apanhava um tarolo e por vezes dois, andava mesmo em altas, agora não me calha nada, só me calhou um este Ano um apanhado ao xalavar quando ia a navegar 5.5kg ,daquelas coisas que contado é mentira, eheheheheh.

      Obrigado pelas palavras, força ai Manel e não desistas:)

      Eliminar
  2. Comé João!
    Isso aí é uma romaria à praia quando o mar cai, mas tens de insistir mais porque anos como aquele teu primeiro já não vai haver mais, pensavas que ia ser sempre assim não hahhaha isso também eu queria...

    Bonitas fotos que tens aí dos sargos gordos e dos petiscos, realmente isso pede mesmo umas garrafas de tinto ;)

    Este fds tá bom para fazeres outro relato ;)
    Grande abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
  3. Viva amigo pedro.

    Pois pensava, ahahahahahah.
    Sabes que eu petisco muito mas sempre controlado, os sargos nesta altura são bolinhas, quando os vais pesar nem acreditas.

    Está mesmo bom para o relato este fim de semana, vamos lá ver o que invento para aqui.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar