Olá pessoal.
Depois de alguns dias de mau tempo, a pesca robaleira foi posta de parte, quando surgiu a bonança davam mar de 2m durante o dia e a cair para 1m à noite.
Tinha em mente ir de barco a procura de uns sargos de dia, se a coisa corre-se mal não perderia muito tempo e atacava a noite toda aos robalos, se corre-se bem pescava tranquilo e atacaria somente de madrugada na areia.
No meio da manhã nas calmas navego 5 minutos e fui fundear perto de casa, mar duro com ausência de vento, é muito bom para pescar leve aos sargos, depois de uma dezena de minutos com pouca atividade, começaram a sair uns peixes bem bonitos, eu e o meu pai íamos tirando uns sargos gordos intercalados com douradas e parguetes bem bonitos, não se explica muito, há dias nestes pesqueiros perto, que não se sente um peixe, neste dia andavam ativos e famintos, foi curtir uma pesca a chumbica leve e grandes lutas por ali acima.
A arca ia bem composta, quando numa recuperação de linha para iscar, tenho um ataque frenético, mesmo debaixo do barco, um lindo sarrajão que me deu uma luta de bons minutos até entrar no xalavar.
Com a pesca mais que feita, cheguei mais cedo a casa do que o previsto, mas como disse se fosse boa só iria de madrugada, então arranjei dois sargos gordos para o jantar e aproveitei para dormir 4h para descansar o corpo.
Às 2h da manhã estava a sair de casa com o objetivo de apanhar mais um robalo, depois de andar na areia uns bons minutos reparei que o limo não me iria deixar pescar, maratona de volta ao carro e fui para a outra costa de Sines mais a Sul, com a maré a bater cheia às 4h da manhã era pescar ali 3h, pois neste spot quando vaza torna-se complicado.
Muito sargo miúdo a chatear, iam devorando as iscas, mas uma pancada mais forte deu logo para perceber que não seria sargo, era 4h da manhã e tinha um bom peixe do lado de lá da linha.
Peixe cobrado nas calmas, pois numa praia plana sem rochas é uma papa tirar um robalo, a norte de Sines a conversa é outra com a escoa vertical da própria morfologia da praia a dar grandes trabalhos para cobrar um peixe, muitos sacanas já me fugiram aos pés e calhando peixes de record, mas faz parte não é!
Missão comprida, dia de pesca muito bom e jantar ainda melhor.