domingo, 22 de maio de 2022

Chibos da primavera

 Viva pessoal.

Com a chegada da minha altura do ano preferida, altura essa de pescar ilhado e mariscar com muita regularidade, deixo para trás as pescarias de barco, por norma é altura farta de grandes sargos para mim, mas como certezas só há uma na vida, este ano os sargos não apareceram nesta altura em força como é normal, e levar chibatas em ilhas isoladas quase só pescadas por mim, era coisa que nunca me tinha acontecido, é que nem uma safia havia, ahahahahahah.

Não foram uma nem duas vezes e sim meia dúzia, mas é mesmo assim a pesca, pelo menos para mim, já nas pescarias de barco aproveitei para fazer algumas experiências, como pescar aos sargos junto a Costa em dia de mar grande, com caranguejo exatamente como se pesca à Dourada, mas com anzois mais maneirinhos, e os resultados foram bem positivos, onde entraram para o pódio do 2º e 3º lugar dois sargalhões nestas experiências, um com 1800Kg e outro 1700Kg

As douradas compareceram  por vezes, mas também não me livrei de uns valentes chibos, tanto a elas como as minhas amigas lulas.

O amigo Chico Muralhas veio varias vezes a Sines brincar as Douradas, com ele, elas não mamam os caranguejos tão facilmente como a mim, eheheheheh

Volta e meia cravava uns tubos no meio da escuridão.


A pesca embarcada que me deu mais gozo, foi uma pesca onde estive 4 horas a chibatar e a trabalhar, com muitos sacos de caranguejo lançados com o para quedas aos 50 metros de fundo, já quase na hora do gongo, elas entraram a matar e apanhei 10 douradinhas que deram 12 kg, uma pesca bem agradável.


Aquelas lulas de uma dose, fazem uma refeição perfeita, experimentem grelhar uma lula escalada, basta abrir com uma tesoura de cima a baixo e é um estante, combina muito bem com um molho de cebola picadinha , azeite e salsa... mas tem que ser lula de qualidade, da nossa costa.



Fazia muitas marés destas antigamente, no defeso do percebe, aproveito as marés, para apanhar uns polvos e por vezes o almoço com o que encontrar, desta feita saiu este petisco, que maravilha simples.

Acabo com meu 2º maior sargo, peixe que me deu uma luta incrível, foi daqueles peixes que ficas a olhar para ele e a pensar, que não vais apanhar muitos na tua vida, emociono-me e tudo, pois foi em frente a minha praia de infância, onde comecei a ter paixão pelos sargos e apanha-lo ali teve muito significado para mim, respeito muito estes lindos peixes cada vez mais raros deste tamanho.


Boas fainas pessoal

4 comentários:

  1. Mékié João!
    Uns chibinhos, fazem sempre parte do curriculum! Mas não é muito normal na tua costa riquíssima.
    Bonito peso que esses listados têm. Muitos parabéns pela marca. Apanhar essa bitola numa ilha, ainda dava mais gozo ;)
    O Muralha é uma máquina a virar peixe. Seja de barco ou apeado é sempre a aviar...
    Já tenho saudades dessas navalheiras ao lanche. Está quase a terminar o defesso, depois vou-me vingar.
    Grande e forte abraço João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Belo.
      Não é normal não, ahahahahha.
      Em pedra ilhada, já devo ter tido a oportunidade de sacar uns destes, aqueles que fogem são sempre os maiores sargos que engatamos. eheheheheh mas o record é 1400kg à chumbica da pedra.
      O Muralha tira peixe em qualquer lado:)
      Eu tenho feito umas mariscadas de outro mundo:)

      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas João,
    Uiiii... Também já tive uns chibinhos desses nas ilhadas, a mim até me dói... E quando venho de uma pesca noturna também chibateira, opto por dormir na ilha e tá feita a pesca... lol
    A pesca é assim, às vezes acontece com todas as boas condições simplesmente o peixe não aparece!!!

    Agora de embarcada... Assim sim, vale a pena tirar a licença de embarcada... Mas lá está essas pescas foram anos de estudo que tiveste, não é fácil pescar de barco, mesmo com sondas, é preciso saber... Se não é só gastar gasosa que não está nada barata... lol

    Tu safaste em qualquer lado, se vieres aqui fazer a maré na RIA, quanto que aposto que dá logo com um douradão... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Manel.
      Pois é, a malta é que deve pensar que tu sempre que vais faturas, nem quero pensar em areia a noite e ilha a chibatar em dose dupla, uiui
      A embarcada é boa só em certas alturas do Ano, faz quase 3 meses que nem vou, bem nesta altura estou na tradicional manutenção (motor, casco) em seco, é a altura que ninguém quer ir a pesca de barco comigo, ahahahahahah.

      Mas é complicado, eu foquei-me na época da dourada, lula e sargos embarcado, no defeso dos percebes e descanso das ilhadas, mas há sempre outras vertentes que ainda nunca fui, tais como robalos ao vinil ou zagaia, poderia apostar nisso, mas como dizes a gasolina esta muito cara.

      Pensas tu Manel, eu sou é daqueles que gosta tanto de pescar, que de vez e quando dou com uns peixecos, mas que apanhava uma safata ai na ria apanhava:)

      Grande abraço.

      Eliminar