sábado, 27 de novembro de 2021

Ventania

 Olá pessoal

Com uma ventania dos diabos, aproveito para ligar o computador e fazer um post, para não perder o hábito de publicar e manter vivo o Blog, foram muitas as histórias de capturas de sargos que fiz aqui, peixe que sem dúvida alguma é o meu preferido, de apanhar, arranjar, grelhar e ouvir as pedras de sal a estalar para no final desgostar.


 Peixe esse de abundância na nossa costa, é fácil apanha-los em certas alturas do ano, dou mais valor a bons sargos no verão, engana-los com águas mais calmas a pescar ilhado com o mar a galgar a pedra e do nada ter que me pirar para outra pedra mais segura, isso sim dá me pica.

Vejo tanta lei parva e medidas estúpidas de capturas de peixes, como por exemplo a Choupa ser de captura mínima 23cm, peixe esse que é uma praga aqui por Sines e não cresce muito mais que isso e depois os Sargos serem 15cm, no meu ver 25cm seria uma medida perfeita, para no futuro termos mais capturas de valor, falo nisto somente porque vejo muito sargo juvenil a venda em restaurantes de peixe no Algarve, para não falar das douradas pequeníssimas também.


Tenho o privilegio de capturar estes sargos em sítios descobertos por mim, sítios esses que a 10 anos atrás nem arriscava por lá a chumbica, na minha cabeça seria impossível estar ali um peixe, estou sempre ciente que não sei nada de pesca, pois ainda há muito para descobrir seja qual for a espécie alvo.


Outra coisa que adoro, é que posso mariscar e de seguida pescar, a isca inevitavelmente será percebe, isca essa que não largo, rendi-me a eles, tanto no prato como na isca que uso sempre, só nesta altura do ano com o defeso do percebe é que mudo de isca, lapa e camarão da poça também redem e já me deram bons sargos.


Lanchinho variado de petiscos do mar de Sines.

Outro petisco que fiz no ultimo verão, foi uma combinação de marisco da Ria Formosa e Costa Norte de Sines, inevitavelmente com o meu amigo Pedro Nunes, o Lobo do Mar, que no verão é mais lobo do Lodo, o homem sabe apanhar de tudo um pouco na sua Ria Formosa, depois de me ensinar a apanhar Robalos a uns anos atrás, deu-me uma aula de apanhar lingueirão, depois deu petisco claro:)


Vai fazer 10 anos que arranquei com o meu Blog, boa a hora o fiz, pois era um mundo virtual de  pescadores puros, que partilhavam ideias e conversas de pesca com muita simplicidade, lembro-me de dezenas de blogues que foram morrendo ao longo destes anos, devido as redes sociais, parece uma competição de fotos seja de tamanho ou quantidades, mas cada um faz o que quer claro.
Nessa altura, fui conhecendo pessoalmente muitos dos autores desses blogues, e criando boas amizades , mais uma reunião para falar de pesca e um pouco de surf, o Pedro antigo booguie e o Cristovão recente surfista, eheheheheh, ainda um dia vamos todos para a água apanhar umas ondas.


Boas fainas


6 comentários:

  1. Comé Rei da Lula :)
    Podes querer amig, tem estado umas ventanias do catano, porrrra...
    E tens razão no que falas em relação ás medidas mínimas, uma vergonha, acho que todas elas estão desajustadas, principalmente as espécies que normalmente pescamos, falam tanto em proteger isto e aquilo e depois é o que se vê, o que lhes interessa é pagarmos a licença e termos de cortar o rabo ao peixe, o resto deixa lá..............

    Realmente esses Sargos negros são qualquer coisa :)
    Belos petiscos que tens aí como sempre ;)
    Não me fales em lodo que esse cheiro não me sai das ventas hahahaha já faz parte...
    A ver se fazes o aniversario dos 10 anos do blogue amigo, pois não é fácil manter tal coisa no activo, embora por vezes fiques tempos sem publicar mas mais cedo ou mais tarde voltas sempre ;)

    Epa ainda mamamos uns belos canecos de vinho nessa noite com o Mata Chibos e as travessas vinham bem servidas ;)
    Grande abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rei do Chibo queres tu dizer.
      Pois nem há palavras para as medidas minimas, pricipalmente ai na tua terra.

      Estes sargo negros são apanhados mesmo nas rachas onde dá para por a chumbica, são capturados cirurgicamente, :)
      Tudo o que é cheiro ai da ria, eu gosto, acredita, mesmo intenso não me incomoda, agora para tirar o lodo dessas barbas é que é mais lixado, eheheheheh.
      Tenho que fazer sim, boa ideia, reunir as melhores fotos destes 10 anos, ou os peixes mais simbolicos par mim.

      Nós com os petiscos nunca ficamos mal servidos, foi uma boa noite de converssa e com tinto, bem moderado nesse dia, soube mesmo bem amigo.
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Mékié João,
    Só de começar a ler e lembrar das pedras de sal a estalar nas brasas, não era preciso escreveres mais nada. Bastava uma foto de um sargo, uns legumes e um copo de tinto :)
    Esses bichos, são maravilhosos desde o apanhar até ao prato!
    Pois, essa questão dos tamanhos dá pano para mangas....
    Com a caça submarina, já tive a hipótese de ver sargos a comer deitados. Se estivessem direitos ficava metade fora de água. É um bicho tramado.
    Essa travessa de marisco variado, está mesmo a dar saudades de ir apanhar uns valentes lanches desses. Já estou com muitas saudades desses animais de casca rija e abrir umas minis. Dos percebes, andei a matar saudades à pouco tempo. Mas deixa lá que a tua época está quase a começar, mas não apanhes tudo ;)
    10 anos de blogue... Catano, foi dos primeiros que segui e assim me mantenho, sempre a ver as tuas aventuras.

    Abraço grande e ataca forte nos canudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Chico.

      Ahahahah, podes crer, com pouco se faz muito.
      Tu es muito parecido a mim na alimentação, espero que tenhas muita saude graças a isso, :)
      Sabemos que é dos peixes mais numerosos da nossa costa e das 3 especies mais cobiçadas é o mais fácil de capturar, mas bons sargos de verão, não é fácil como tu sabes, um dia ainda vais fazer uma pesca de sargalhões comigo:)

      Sabes bem que eu faço uma boa escolha de percebe, e consigo gerir bem as pedras, depedendo de mim , quando vieres a Sines, há sempre uns percebezinhos:)
      Obrigado pelas palavras amigo, também foste uma das boas amizades que fiz, graças ao blog.

      Os canudos aos poucos vão saindo e dando para fazer umas caldeiradas:)
      Grande abraço.

      Eliminar
  3. Boas que venham mais 10... :)
    Pois há muita coisa parva, mas infelizmente mesmo que colocassem essas medidas o pessoal continuava a levar tudo o que tem escama...
    Tratas te bem como sempre, por isso estás em forma, só te faltava ai uns traquinos que era para mais tarde te acompanharem na pesca e ajudarem a consumir esse pescado... lol

    Em relação aos blogues, fotos, grupos e sei lá o que mais há ou vem para vir. Pois é preciso acompanhar a evolução mas mantendo sempre a nossa ideia, como é o teu caso... Há outros que vão e vêm e outros que desaparecem...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
  4. Viva Grande Manel.

    Podes crer, se as medidas fossem outras, ia dar ao mesmo, mas olha que nops sargos tinha muito impacto, haveria muita devoluções.

    Já estive em melhor forma, a vida imposta pela sociedade, cada vez mais degrada o ser humano, pesicologicamente e fisicamente, com traquinos tem pró e tem contras, havia pano para mangas a falar disto, neste momento nada me faz falta, tenho o sufeciente para estar satisfeito com a minha vida, o amanhã logo se vê amigo Manel.

    Não é preciso Manel, és obrigado pela sociedade a acompanhar a evolução, senão desenquadras-te dela e és posto de lado, exemplo, combinei futeboladas por boca centenas de vezes, agora sem Facebook não jogo futebol, não faço desporto, não vejo os meus amigos e ainda és dado como maluco porque não tens redes sociais, ahahahahahahah

    Força ai Manel, e apanha ai uns peixões para todos os blogues antigos a bombar, grande abraço.

    ResponderEliminar