sábado, 28 de janeiro de 2017

Surfcasting

A muito que prometia para mim dedicar-me ao surcasting nesta altura do ano, para ver se dava com um robalo dos grandes, apesar de gostar deste tipo de pesca, a pesca aos sargos completa-me de tal maneira que passa o inverno e com alguns percalços a mistura acabo sempre por não a praticar, tal e qual como o spinning…
Mais um fim de ano no Algarve, pensei em varias frentes, telefonar a este ou aquele marafado para ver se me entretia, mas o tempo voa e os planos fogem, só a loja do cidadão roubou-me 2 dias de férias, que descalabro para tratar de alguma coisa, o que safou foi uns fins de tarde com água bastante boa e umas ondecas para me divertir em Faro e Vilamoura.
Como o amigo Pedro lobudumar.blogspot.pt mora ali ao lado, ainda deu para beber um tinto e comer um pica pau, a ouvir as história das longas fainas que ele prática nas noites geladas de inverno, que motivam qualquer um a tentar a sorte no meio da escuridão, um dos grandes responsáveis de praticar surfcasting é ele, ao qual agradeço.
A semana arrancou com excelentes condições para os spots que tinha em mente, o plano era fazer a entrada da noite até a meia noite no máximo, pois o dia seguinte havia trabalho pela frente.
Entraram uns peixes porreiros mal caiu a noite e depois de apanhar umas quantas bailas para a caldeirada e um bom sargo a coisa arrefeceu, depois aos poucos começou a aparecer uns peixes, a destacar uma excelente ferreira que aqui a malta chama (besugo transmontano)  e mais 2 bons sargos, um robalote escapatório e outro com 1,4Kg , nada mau, nem estava a espera de tanta atividade, certamente se fico pela noite dentro fazia mais capturas, sinceramente senti que estava em maré muito positiva e tinha que dar continuação a pesca no dia seguinte.


Não eram grandes tarolos, mas tudo peixe de boa bitola, pois na caixa não parece e engana um bocado.
 
 Caldeirada de safio com bailas
 



Tinha a companhia do amigo Mário para a próxima investida, decidi não ir para o mesmo pesqueiro e explorar um que eu e ele andávamos de olho a bastante tempo, e assim foi a saga continua para próxima… até  lá boas fainas.


 

sábado, 21 de janeiro de 2017

Marisco

Mariscada tradicional da nossa costa é sem duvida um dos melhores petiscos que conheço, nem sempre fácil de apanhar, mas com conhecimento local, lá se vai arranjando qualquer coisa para trincar.
Entre Novembro e Fevereiro a minha pesca favorita das ilhadas aos sargos são menos produtivas, pois o clima e o mar não ajudam para tal, então é hora de me virar para outras alternativas, e uma delas é esta, o marisco.
 
 Navalheiras é sem dúvida alguma um dos meus mariscos preferidos.
 




 
Nem sempre registo estas mariscadas, mas desta vez fiz mais uma curta metragem de uma maré bastante engraçada.
Bom fim de semana pessoal.

 

sábado, 14 de janeiro de 2017

A ultima ilhada do ano

Viva pessoal.
Um post muito parecido ao ultimo em termos de capturas, dia 30 de Novembro num dia quente fora de época, com vento sul, e águas transparentes e paradas, ideais para as minhas capelinhas sargueiras estarem a dar frutos, tudo funcionou bem, sargos de muito bom lote onde consegui apanhar 5 de quilo, e compor outra caixa daqueles de boa bitola
 
 Ponta da piedade
 
Bons sargos 
 
Ferrei 2 sargos enormes e depois de muita luta perdi os dois, tinha uma pesca linda e vim danado, certamente eram sargos acima de 1,5kg  que o fio cedeu em ambas as vezes ao roçar nas pedras, deixo uma curta metragem de um dentolas a sério.
 
Este sargo já tinha roído muita casca.

 Vinha mesmo danado que só tirei foto aos maiores.
 
 Fim de tarde em faro, spot sem vento e umas ondecas só para mim com água bastante boa.
 
 Neste dia estive a ratar quase uma hora peixe e marisco , acompanhado de um tinto.

 Fim de tarde Algarvio

 Boas fainas

 

sábado, 7 de janeiro de 2017

Ilhada de Novembro

Ola amigos.
Cá estou eu de volta para abrir o apetite ao pessoal antes do almoço, e relatar a minha penúltima ilhada do ano passado.
Com muitas poucas pescas feitas naquela altura, tive um dia de liberdade com muito frio mas com águas boas para ir gelar o corpo, arranquei para as minhas ilhotas, que são o meu spa de recuperação e relax.
Estive 7 horas em 3 ilhotas onde consegui apanhar na media 3 sargos por hora, mas que belos sargos, pesca sofrida mas que me fez um bem a alma que nem imaginam, para resumir como os dias são curtos, foi o dia todo à pesca, para meu rega-lo.
 
 Petisco
 
 
 
 
 
No total foram capturados 21 sargos que na balança digitou 11 Kg, que belos sagos, nenhum acima de quilo, mas uma bitola de luxo tirando 3 ou 4 peixes mais maneirinhos.
 

Com muitos quilómetros percorridos nesses asfaltos, lá dou uma fugida as praias que posso, desta feita em Porto de Mós em Lagos, praia onde passei muitos dias de ferias quando era miúdo, e deliciava-me a apanhar polvos e navalheiras nas grande mares de verão, memórias que levamos para a vida toda.
 

 
Para acabar mais uma imagem da Nazaré, um bom fim de semana se possível com escamas em cima da brasa, boas fainas pessoal.