sexta-feira, 27 de maio de 2016

Abril ventoso

Mais umas fainas sargueiras por as minhas bandas.
Um Abril ventoso e com mares fortes, dificultou a captura dos pançudos, mas corri muitas pedras e fui fazendo com frequência uns peixes engraçados, nada da fartura de outros anos, mas o suficiente pra me preencher por completo.

Mariscador nato
 
Amo esta pesca, porque mesmo trabalhando todos os dias, consigo tirar rendimento e prazer muitas vezes que a pratico, então vejam:
Vejo o sol nascer e por vezes já a luta com um dentuça.
Na hora de arrancar, escolho o sargo que quero comer, arranjo-o na hora.
Chegada a casa leva com umas pedras de sal e vai logo para o lume, enquanto que os percebes que arranjei ali em cinco minutos, levam uma fervura para ir petiscando, enquanto sinto aquele cheirinho maravilhoso com o som das pedras de sal a estalar com o calor.
Uma cerveja bem fresca a acompanhar os percebes que já vão servindo de entrada enquanto uns legumes já transpiram no tacho para compor a dieta.
 
 Lagoa de Óbidos

 Forno e grelha garantidos.
 
Bem continuando, tudo pronto, degusta-se do banquete, quase sempre vou comendo o peixe a mão, aproveitando para comer o peixe todinho, ficando só mesmo a espinha do meio, claro que acompanhado de um tinto moderadamente.
Também tem a sua parte chata, lavar, esfregar, arrumar, limpar, 20 a 30 minutos que ali meio atordoado ainda do almoço, parecem 2 horas, ahahahah.
Depois um Muscatel caseiro com uma pedra de gelo e um café e estou pronto para uma cesta rápida antes do batente:) 



Claro que não faço esta vida todos os dias,  mas que faço muitas vezes faço, e até a data não consigo enjoar deste peixe que eu tanto gosto.
Estas fotos são de varias pescarias, em sítios diferentes, sempre com isca apanhada na hora, a técnica usada, foi pião e chumbica, dependendo do pesqueiro.
 
 Sargos de bom lote, típicos da época.

Buarcos
 
 
Para acabar, um dia com uns pançudos a maneira.
Boas fainas.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Os timidos de Abril

Boas amigos e seguidores do blog.
Abril, mês tradicional de bons sargos por estas bandas, e eu como sargueiro assumido andei atrás deles, não apareceram em quantidade que esperava este ano, mas sempre deu para fazer uns peixes, e alguns bem jeitosos como é normal nas capturas desta época.
Este ano tenho pescado apenas com percebe e lapa, apanhado na hora, as fotos que se seguem são de varias pescas com poucos mas bons...
 
Um lindo exemplar da espécie

Esta ilhota na costa oeste, tem todo o aspeto de ser frequentada por sargos.
 
As vezes não é preciso muito, para uma bonita pesca, 2 sargos acima de quilo e 4 bons com 2 kg de percebe, arranja-se varias refeições de qualidade.

Um velho mariscador que me deu uma boa luta.

Neste dia de mar rijo, apenas tirei dois a roçar o quilo cada um, mas ferrei uma dúzia deles, o problema era mesmo o mar, que onde pescava este dia, não me deixava tirar os peixes nem me aproximar dele.
 
Este ano não tenho parado muito no mesmo pesqueiro, a espera que eles apareçam nos tradicionais sítios que conheço bem, então tenho explorado vários bicos de pedra para ir ganhando mais conhecimento da zona e descobrir mais spots onde eles tem o habito de se alimentar, também para abrir o leque de pesqueiros e opções validas para este tipo de pesca, porem aproveito para poder fugir do ser humano, e pescar sozinho ou apenas com amigo Mário, que está a ficar uma maquina sargueira, ou sou bom professor, ou ele tem o dom sargueiro e não sabia:)

Mais um lanchinho da fruta da época, para ganhar energia depois de um dia de pesca.
Boas fainas.

sábado, 7 de maio de 2016

Pesca e passeio.

Boas amigos e seguidores do blog.
A época do sargo pançudo já lá vai, este ano foi muito difícil de conciliar, mar, marés, tempo e disponibilidade para atacar na hora certa, mas como tenho os pesqueiros a porta de casa, 2, 3 horas chega para apanhar uns peixes bons, é preciso é dar com eles.
Ainda em Março tinha ali 2 horinhas para pescar numa ilhota na maré exata para eles comerem, e se não fosse ter que ir trabalhar, tinha dado cabo de muitos mais pançudos, pois eles entraram para comer a séria, são aqueles dias que eu por vezes espero meses.

   
 
 
Como já tinha dito anteriormente, já palmilhei umas boas milhas este ano de carro, numa dessas voltas, o mar e sítios de pesca andaram de baixo de olho, Costa brava na Catalunha foi o sitio que me mais cativou:)
 
Foi a melhor faina deste ano, 16 pançudos , 12 Kg
 
Cadaqués, Costa brava
 
Outra pesca com pouco peixe, mas bem redondos 
 
 
Estive na Alemanha e ai percebi o porquê dos gajos gostarem muito de Portugal, também deu para ver que temos um país com grandes condições mas muito mal explorado e governado...
 
De uma faina fraca, com imaginação de faz um petiscão.
 
Andei inventando para fazer um post, para entreter a malta neste dia de inverno, que parece Janeiro, espero que tenha ajudado a passar uns minutos porreiros.
Boas fainas.