segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Boas entradas!

Com o ano a dar as ultimas, aproveito para desejar boas entradas, um obrigado a todos aqueles que por aqui passam e me motivam a continuar a contar as minhas história, e que 2016 haja saúde para todos nós, o peixe esse irá saindo por normalidade, dias bons, maus, assim assim, e dias excelentes, fazem parte deste desporto que todos nós adoramos.
Como estamos em época de excessos petisqueiros, deixo aqui umas fotos dos petiscos que tenho feito com as minhas pescarias de Dezembro.

 Deixei os sargos de lado, pois têm andado fugidos da minha zona, o melhor que fiz, foi um dia com meia dúzia de sargos de 500,600g .

 Polvo tem havido e tem sido comido de varias maneiras

 Mal abriu a época, fui só apanhar meio quilo para matar saudades.

 Arroz de lula

 Uns camarões para fritar daqueles bons.

 O meu pai conseguiu caçar mais um belo polvo com 3,500Kg

Um ano com muitas boas capturas de sargos, durante quase todo o ano, muitos sargos quileiros foram saindo, sendo esse o meu grande alvo na pesca, considero um ano excelente para mim.
                          
  Bom 2016 e até para o ano:)

 

sábado, 19 de dezembro de 2015

Cefalópodes

Ola pessoal, ando de voltas trocadas, por norma só pesco de dia, mas nesta altura fraca de sargos para mim, pois o mar no inverno nos meus pesqueiros e ilhas, é sempre a varrer, tenho me dedicado a noite com algum afinco, no meio de umas grades lá vão saindo uns petisco a maneira, neste post o alvo são as lulas, e o que um gajo pena para caçar uma, deixo aqui as capturas feitas por mim e pelo meu pai, que conseguiu nestes dias apanhar os 3 tipos de cefalópodes, choco, lula e polvo, eu fiquei apenas pelo polvo e lula.

A minha maior lula, a muito tempo que não apanhava uma destas.
 
 Mais uma das boas

Estavam a gostar do rosa
 
Choco
 
O meu pai anda forte, tirou este polvo com um anzol da praia, 3 Kg.
 
A maior lula do meu pai, uma lula a antiga com mais de quilo, parece um torpedo, que saudades tinha de ver um bicho destes.
 
Tinha apanhado um sargo, aproveitei e numa pausa da lula escamei o peixe logo ali no mar, foi só chegar a casa e grelhar a acompanhar com umas belas navalheiras que tinha apanhado de manhã.
 
 
Já adorei o Natal, em miúdo, agora nem tanto, as pessoas ficam mais sensíveis, e por norma ajudam-se mais, são mais tolerantes, fazem boas ações, e esquecem-se dos 300 e tal dias que passaram do ano, onde vale tudo e mais alguma coisa, onde certas pessoas passam de bestas a bestiais, para não falar da fome, guerra e desgraça a dar com um pau por esse mundo fora.
 
Desejo um feliz natal com trabalho, muitíssima saúde e boa comida a mesa...
 

sábado, 12 de dezembro de 2015

Respeito e saber estar.

Todos nós temos os nossos truques e pesqueiros secretos, onde tal dia apanha-mos uns peixes porreiros, por vezes o peixe até pode estar ali mesmo ao lado, mas como costuma-mos apanhar em tal sitio em concreto, continua-mos a tentar lançamento após lançamento para o sítio que temos mais fé.
Esses pesqueiros, levam dias e dias e até anos a serem percebidos a levar-mos muitas chibatadas mas de vez em quando a ter dias de alegria.
Esta semana vi o pescador a apanhar um belo robalo num sítio onde nunca pesco, mas onde faço surf a mais de 20 anos, na água vi dois ataques brutais a tona de água enquanto apanhava umas ondas, mesmo a frente desse spot. 

 
Levei umas chibatas ao spinning, mas em spotes que tentei descobrir, e não nesse spot do tal pescador, mas na minha pequena sabedoria neste mundo vasto da pesca, tem dado para apanhar o quanto baste para fazer deliciosas refeições e desenjoar os sargos, sem precisar de ir pescar para cima de outros, só porque os vi apanhar um peixe.
 
 
Para bom Português meia palavra basta, e já levei mais chibatas, do que dias que apanhei um simples peixe, eu só quero uns peixinhos para comer, há dezenas de pescadores melhores que eu só aqui em Sines.
 
Boas fainas.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Ataques a superficie.

Ola amigos, vai fazer 4 anos que partilho as minhas pescarias aqui neste mundo virtual, umas melhores outras piores, mas todas com muito prazer de as relatar, grande percentagem dos postes são de sargos, pois por vários motivos dedicai-me a essa pesca que tanto adoro e me dá prazer, nos últimos anos, mas o de hoje é um bocadinho diferente,...
Considero-me um homem do mar, com muito para aprender, e muito para conquistar em termos de capturas, pois no meu conceito de pesca, esteve presente sempre apanhar bom alimentos para poder comer, cozinhar, e desfrutar o que de melhor este nosso mar nós dá.

 
Considero que o Mundo está todo em guerra e competição, países contra países, pessoas contra pessoas, religião contra religião e para não ir mais longe, clubes contra clubes, exemplo fácil, adoro futebol, mas os debates e confrontos físicos e verbais que um simples jogo faz no final de um simples Domingo é ridículo, discutem um lance de penalti durante uma hora, passam essa repetição 30 vezes, onde um arbitro tem que decidir em 2 segundos, num angulo desfavorável e sem repetição, que estupidez, há coisas tão importantes que deveriam ser debatidas em canal aberto e estão estes gajos doutorados a discutir um lance de futebol, fds%#$#%.
 
 
Alguém já pensou em por a disciplina POLITICA na escola, tantas disciplinas para os putos aprenderem, e muitas esquecidas nos primeiros anos de adultos, se calhar a politica não se explica?será? ou então eles não tem interesse que se aprenda, as pessoas votam pela cara do representante politico e não pelo partido, ou pelo que esse partido propõe.
Bem mas já estou a falar de futebol e política em vez de pesca, na pesca vou lá para caçar almoço, para descontrair , observar a natureza, respirar a marzia do mar, levar com uns raios de sol, a seguir limpo o peixe, pego numas pedras boas de sal, ponho-o na brasa, sinto o cheiro dos primeiros minutos de grelha, bebo uma bejeca e penso, não preciso de dinheiro e bens materiais, para poder sentir um prazer imenso e um bem estar, nesta vida cada vez mais complicada de gerir e de gramar.

 
Agora é as capturas dos robalos para o próximo ano, serem abrangidas do mundo da pesca, mais uma estupidez dos engravatados deste mundo, espero o pior, pois noticias boas para nós pescadores de verdade e amantes e protetores da natureza, são sempre difíceis de ser boas.


Bem já me estiquei nas palavras, e não sei porque estou falando disto, mas apeteceu-me escrever e desabafar um pouco.
Esta pescaria foi feita num spot, muito antigo e muito conhecido por mim, à uns bons anos apanhava muito peixe por estas bandas, sargos, salmonetes, carapaus, varias e até chocos.
Durante uma surfada de fim de tarde, os ataques a superfície eram tantos que abdiquei de apanhar umas ondas para ver esse espetáculo, parecia que estavam a dar tiros para  água.
No dia seguinte água pela cintura e spinning em vez de surf, uma chibatada dura de aguentar, como é que com tantos ataques e não queriam uma amostra rija.


   Depois mais um dia a insistir ao final da tarde e a 2ª chibata no spinning presente, decidi ir comprar uns pingalins e pescar a antiga. como fazia antigamente, este tipo de pesca captura-se muito robalinho sem medida, então nada com pingalins de bom tamanho e depois de 2 horas sem um toque a noite arrefece e o peixe entra no velho pesqueiro, pois tenho a certeza que era o peixe que andava a atacar forte e feio atrás da arrebentação durante o dia.
De repente os ataques eram de seguida, as borrachas ganhavam velocidade e pumba, não eram barrotes, mas eram bons e gordos como o caraças! apanhei peixe com as 3 borrachas que estão na foto, mas ultima, uma cavalinha, era a preferida deles, passado uma hora tive que a substituir, estava acabada, parecia que tinha vindo da guerra, arrancara-lhe o rabo e a cor, atacavam a desgraçada sem parar.


 Destruida

 
 
 
Estou com fé nesta magana este ano, vamos ver se lhe conseguem arrancar a cauda, ahahahahah.
Fiz uma pesca pesada e como veem nas fotos tenho aproveitado bem os maganos, caldeiradas e grelhadas com este solinho acompanhados de  bons vinhos, fazem a delícia nestes dias de Inverno solarengos... boas fainas amigos.