sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A última ilhada

   Com os dias solarengos e quentes do final de Outubro, fiz uma ilhada com o amigo Mário, que pediu-me umas dicas e tem-me acompanhado regularmente nas minhas investidas.
   O Mário tem sido um bom camarada, disponível, bem disposto, prestável e um bom amigo, tenho todo o prazer de lhe revelar alguns troques para sacar uns sargos, o forte dele é caça, mas já vai dando uns bons tiros aos sargos, está a aprender rápido e na próxima época sargueira, certamente que ira fazer estragos.
 
Bons sargos na casa das 700g foram saindo espaçadamente.
 
   Bem ainda luz fosco, trabalhando em equipa, um engodava o outro pescava, calhou-me a mim começar a pescar e fui fazendo meia dúzia de  sargos maneiros, trocamos os papeis e foi a vez dele tirar dois bons sargos, o sol começou a subir e o peixe desapareceu rapidamente.
   Em conversa decidia-mos o que fazia-mos, apostávamos mais no engodo em outro pesqueiro, ou ficávamos por ali a pescar a isca como eu tanto gosto, a sardinha já não compensava, o Mário tinha apanhado umas mouras na noite anterior, eu pedi que aguarda-se para eu bater ilha rapidamente em busca de vida nos spots mais quentes, indo de buraco em buraco, vi que andava peixe a comer mesmo na arrebentação forte, e fiz 3 belos sargos, não havia mais indecisão, iria-mos ficar por ali até a hora de pegar no trabalho a tarde.
 
Ai esta o Mário com dois belos sargos
 
Eu comecei a virar bons sargos espaçadamente e o Mário volta e meia enganava um, a pesca ia-se compondo a bom ritmo, e a rede já tinha um bom peso, com muitos sargos acima do meio quilo, onde no final os dois reuni-mos uma linda pesca de sargos.
 
Pesca total.
 
 
Ao engodo, caiem muitos sargos mas mais pequenos, os poucos que engolfaram, não se estragaram e foram logo para uma fritada com um branco gelado, belo petisco:)
 
Nada como ano passado na captura de polvos, mas volta e meia dou com uns bons, as navalheiras tem saído e bem grandes, sargo na grelha não tem faltado, não posso pedir muito mais:)
 
Boas fainas amigos
 
 
 
 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Época fria

   Com o frio a chegar finalmente, a minha época de pesca sargueira começa a fraquejar, mares grandes e fortes, vento norte mesmo fraco mas incomodativo, dias mais pequenos, mais difíceis de conciliar o trabalho, descanso e pesca, as capturas são menos, mas vai-se sempre arranjando algum alimento para desfrutar boas refeições.
   Altura também, de encostarem umas lulas boas, pena não se poder pescar nos melhores spots de Sines a lula, leis e mais leis de desmotivação, por aqui lixo e poluição é que é a vontade, bem assunto chato que não me quero alongar...
   O amigo Marco fez-me o convite para abrir a época no barco dele a lula, coisa que me não tem corrido bem nos últimos anos, para apanhar uma lula é uma dor de cabeça, já não há lulas por aqui como havia a 20 anos atrás.

 Dia calmo e quente de Outubro

 Apanhei uns mexilhões na marina e fiz uma pesca de fundo no pôr de sol, podia aparecer um pargote, mas só dei com  umas safias boas, nisto o Marco acabava de abrir a época.

 Como tem vindo a ser habitual, não foi desta que acertei no dia delas, mas safei a grade luleira com duas lulinhas de meio quilo, nada mau, já tenho material para a tão desejada feijoada de lulas que a minha mulher adora.

Com a noite a escurecer bem, a luz do candeio, começa a chamar carapau a dar com um pau, com um raio de lula ainda safei ali uma dúzia deles para grelhar, e que bons que estavam:)
 
Claro que andei a procura de uns dentuças, num domingo chuvoso e com o mar de dois metros, fui a um pesqueiro que pesco muito, com uns camarões bem vivos, o pesqueiro estava super difícil, era mais o tempo que fugia das ondas do que pescava, numas chanadas boas, tentava a sorte, e em vinte minutos ferro 3 belos peixes, que me deram um gozo e uma luta a tira-los com aquele mar que nem imaginam, 2 sargos e um lindo bodião que rederam 2,800Kg tinha a pesca feita para as condições que estavam, mais abrigado e à paciência, ainda apanhei mais 2 sargos de dose para a grelha.
 


 Mais uma das Maldivas, , nesta foto dá para ver bem que o coral esta bem raso, uma queda mais aparatosa e pode-se ter problemas, já vinha lançado, mas o Tiago(laranja) brindou-me com belo dropinanço:) neste dia foi prato do dia, apesar de se surfar entra amigos por vezes há zangas, ahahahahaha....
 
 
Despeço-me com belo petisco, a todos boas fainas...
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 7 de novembro de 2015

Sargos de Outubro.

   Mais duas jornadas de pesca, depois de umas ilhadas boas no inicio de Outubro,  as pescas que fiz ao meio do mês, foram com camarão vivo e com mares bem fortes, coisa que por aqui nesta altura do ano é prato do dia.
   Tenho dado com sargos jeitosos muitos acima de meio quilo, não há fartura , mas já conheço muitos cantos de Sines e vou me safando com regularidade...
 
3 sargos de 700g

Uma pesca de 10 sargos bem jeitosos
 
 
Paz, tranquilidade, descanso , sol, cerveja e muito surf...
 
 
 Uma ilhada rápida e com pouco tempo, deu para arranjar meia dúzia de sargos bons para  a grelha:)

Um amigo, tem me arranjado sardinhas para pescar, mas elas vem tão apetitosas e frescas que aproveito e faço umas belas grelhadas, é bom para desenjoar dos sargos:), boas fainas pessoal...