sábado, 31 de outubro de 2015

Mais uma ilhada.

   Mais uma pescaria feita a correr, o dia era perfeito, e andavam uns sargos nas pedras ilhadas que bem conheço, era Sábado inicio do mês de Outubro dia quente e mar bem paradinho, ideal para as mini ilhas que eu conheço para pescar ao engano, mas nesse dia tive que me ausentar de Sines bem cedo para tratar de assuntos, a coisa correu bem e chego novamente a Sines por volta das 15 horas, passo pelo mar e vejo um dia lindo com o mar como nunca tinha visto este ano durante o verão.
   Pescadores nas pedras eram aos pontapés, ideal para ir as minhas ilhotas desabitadas pescar a vontade durante duas horinhas, arrilhada, cana, uma navalha e a rede e claro o meu barco azul, lol.
  

 
   Visto o fato em casa e vou que nem uma seta, cheio de vontade de entrar na água, para pescar ali 2 horas antes do sol bater no mar, estas pedras como levam com ondas o ano inteiro, apanha-se aquele percebe menos bom para comer, mas que serve para iscar em quase toda a ilha, então era apanhar na hora e iscar, bater as rachas que espumavam, nestes dias é apanhar um sargo num sitio e saltar logo para outro e ir tentando onde há um pouco de espuma, nunca ficar no mesmo sitio muito tempo.


Mal chego as ilhas vou sorrateiramente ver se o peixe anda a comer, e vi logo que andavam lá uns sargos a mariscar, iscadas tentadoras, posicionamento sempre bem escondido, 3 gramas de chumbo e isca quase fora de água, caiam que nem tordos, estava a pescar da maneira que mais gosto e me dá gozo e pica, um fim de tarde mesmo porreiro.

 
 
Ainda safei 17 sargos que rederam 7,500 Kg , bem bom para uma pescaria rápida, neste dia se tivesse o dia livre certamente tinha feito uma pescaria volumosa.

 Paraíso





 Petisco

Ondas clássicas no paraíso sem ninguém
 
Espero que estas fotos ajudem a passar o domingo chuvoso que vem ai  pela frente, boas fainas amigos.
 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Lindo dentuças

   Viva pessoal, mais umas fainas, vou relatar duas que fiz aqui perto em dias com mar muito duro e condições difíceis para os meus amigos sargos, uma faina ao engodo matinal, rendeu uma dúzia de devoluções, pois a sargaria era toda pequena, já nas últimas iscadas, e estas exageradas com lombaças de sardinha, sinto um mamar longo, ao qual esperei um bocado, deixar mamar mais um pouco e ferragem bem forte, um belo peixe do lado de lá da linha, grandes arrancadas, o drag estava no ponto certo e cuspia fio nas horas, fui recuperando com cuidado devido aos cabeços afiados de pedra, pois a maré era já bem vazia, isto tudo com calma , pois pensava que era uma salema XXL, que têm aparecido quando tenho pescado com engodo, mas nisto vejo a lombaça de um dentolas, ai sim deu aquele tremor final ao trabalhar o peixe, mas este já rendido, deitei-o numa lage já com pouca água e foi só descer o pesqueiro e apanha-lo à mão, pois não valia a pena arriscar içar este belo sargalhão.
 

 
Mais maldivas e mais redondos grelhados


Deixo aqui também um pequeno vídeo da ultima pesca que postei, para animar o post, figuras que um gajo faz, ahahahahahah


Outra pesca, foi feita a isca, com caranguejo e camarão vivo, onde mais uma vez tirei uns peixes a ferros, pesca fraca, mas ainda saquei dois sargos na casa das 700g ... o que salvou a pesca.



 
Petisco garantido ,e estou contente, e mais uma ondinha no paraíso.




Despeço-me com este lindo sargo de 1,300 Kg, mas em breve voltarei com a ultima ilhada do ano, penso eu, pois com as temperaturas que andam ai, se calhar ainda vou a ilha no inverno:), boas fainas companheiros.
 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

As ultimas ilhadas

   Viva malta, com o outono a porta, as temperaturas tem andado do melhor, e no inicio do mês o mar estava no ponto que eu gosto, mas o trabalho durante o dia não me deixava ir aos dentolas, a semana toda a roer-me, pois o mar estava mesmo bom para a minha ilhota.
   Sexta feira, eram já três da tarde e tinha o trabalho controlado, arranco para uma ilhada rápida antes do pôr do sol, a isca era uns camarões que tinha apanhado a noite e uma navalheira XL mole, isca de eleição;) , nessa noite arranjei umas navalheiras para o petisco e a maior era mole, fiquei lixado, pois aquela navalheira dava para beber um litro de cerveja, ahahahahahah.


Como gosto de combinar umas fotos de surf, tive que ir ao baú buscar umas quantas, e nos próximos post`s vou mostrar umas fotos porreiras já à uns anitos nas Maldivas, onde já tive a sorte de ir por duas vezes.
Bem mas começando a pesca, a primeira hora saiu só um sargo, já era cinco e meia e o tempo estava a passar rápido, decidi mudar de ilha, e boa hora o fiz, dei com dentolas na casa das 600, 700 g bem porreiros numa racha, e a navalheira ainda no saco, aquilo acalmou um bocado, e deixei de sentir peixe.

Belos sargos
 
   Decidi pescar para uma racha atrás da ilha onde o mar corria com a tal navalheira mole, incrível, pesca a um palmo de água encostada a pedra e pareciam que estavam de boca aberta a espera do petisco, belas lutas e belas arrancadas, ainda por cima atrás da ilha sitio que nunca tinha pescado, pois o mar mal mexe por ali, para ajudar trabalhava-se o peixe na perfeição, era só cansa-los e deita-los na beirada da pedra, enquanto houve navalheira era dentuças a arrancar.
    A noite estava a cair e eu atracados neles, mesmo fixe a ver o pôr do sol, grande tarde depois de uma semana de trabalho, sai da água já estava quase de noite com a barriga cheia de sargos.

14 peixes 8 quilos
 



O único polvo que aproveitei daquelas marés grandes, com 2 Kg.
 
 Inacreditável a cor das águas das Maldivas

Todos os sargos ultrapassaram as 500g este ultrapassou 1quilo e foi o maior da jornada.
Espero que estas fotos deem animo para ultrapassar este fim de semana chuvoso com vento sul forte, boas fainas amigos.
 




 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Mais pesca com sardinha

   Ola pessoal, pois bem, aqui vai mais duas pescarias de Setembro, e como eles queriam sardinha logo cedo, eu tratei de os servir bem, resultados mais uns sargos a maneira, nada de grandes exemplares, mas muitos daquela bitola de meio quilo, dose.
   Pescas feitas bem cedinho e rápidas, uma pesca com muito peixe a entrar no pesqueiro escolhido, com toda a força, foi só começar a virar neles, enquanto o sol não aparecia, a outra pesca com menos peixe mas muito satisfatória, com um bodião de 500g e uns sargos já na casa das 700g.

O peixe continua gordo e saboroso

Uma pesca muito bem composta e muito divertida.


Com as grande marés de Setembro, também tive que ir ver o que andava nas poças que conheço bem, foi muito bom ver dezenas de navalheiras e polvos bebés, melhor foi dar com umas navalheiras já grandonas e cheias, para acompanhar umas gambas fritas com alhos.



Na outra faina, estava cansado e só tirei foto a caixa, mas foram 12 sargos e um bodião.



   Não pensem que isto com sardinha é só faturar, não é verdade, pois já leveis duas chibatas depois disso, ahahahaah, as condições também ajudam neste técnica de pesca, e se o peixe não andar por perto, não há milagres, e foi assim mais duas pescarias feitas por aqui no Liroral Alentejano, a todos boas fainas.

 

sábado, 3 de outubro de 2015

Setembro com sardinha

   Mais um relato de duas pescarias, desta feita com sardinha, pois os sargos de Agosto a pescar com isca da pedra, escassearam, e com mares curtas e mar manso, apostei no nascer do dia com sardinha e engodagem da mesma, pescarias rápidas e eficazes, pois quando o sol sobe, as bogas invadem a pedra:).
   Acordar cedo, ida para o pesqueiro ainda da noite, e nove e pouco da manhã em casa, estou cada vez mais adepto da sardinha,  quando os sargos falharem no meu estilo de pesca preferido com isca viva, vou apostar na sardinha, quase que a mulher nem dá por um gajo ir a pesca, ahahahahaahah.


A primeira manhã, com o mar com um toque mesmo ao meu gosto, escolhi um pesqueiro que não ia à muito tempo, foi 2 horinhas bem divertidas, com a engodo a fazer estragos, os dentolas saíram a bom ritmo ainda o sol só dava aquela claridade, luz fosco, depois a lote desceu, ainda mudei de pesqueiro e fiz mais meia dúzia de sargos escapatórios.


Setembro também foi um mês quente, com umas ondas porreiras e água quente por aqui, neste dia aproveitei e fui ver uns peixes com os óculos de mergulho, foi bom ver muita vida, desde robalotes, 3 douradas e muita sargaria e saimas de criação, muitas futuras capturas, ahahahahahah.


No dia seguinte voltei ao mesmo local, mas o mar tinha arreado bastante, e só consegui enganar uns peixes mesmo na luz fosco, quando o sol subiu, tive que fugir, senão as bogas comiam-me a cana:) ainda fiz poucos mas redondos e bem bons.




 Os sargos andam redondos e gordos como tudo, desta vez uns acabaram numa bela caldeirada, apesar da minha perdição serem os robalos em caldeirada, estes sargos deram um bom petisco:)



Redondos e gordos, boas fainas pessoal.