sábado, 30 de maio de 2015

Sempre a espreita.

   Ola amigos, com os sargos a falhar por 2 semanas, com a experiência que vou tendo cada vez mais, neste tipo de pesca, e conhecendo cada vez mais o comportamento dos sargos, sabia que de um dia para o outro, eles podiam aparecer, era uma questão de tempo e ir ao sitio certo a hora certa, pois é muito cedo para os dentolas deixarem o marisco que há na pedra e remarem para mares mais fundos...
   Todos os anos quando eles falham, a malta começa a falhar também, havendo mais tranquilidade nos pesqueiros, para mim que costumo pescar a eles todo o ano, estes dias fracos são ótimos, é como uma limpeza na área, eu mesmo não apanhando, vou lá sempre que tenho um tempinho, para dar com dias bons... é preciso insistir, como em todos os tipos de pesca, como todos nós sabemos...
   Mas antes disso, também fiz umas pescas com menos sargos, e bastante bonitas...
 
   A 1ª pesca capturei 5 dentolas que renderam 4 Kg, depois de estar a descascar percebes  4 horas e nada, mesmo com o mar bruto, onde pescava com 10 gramas, passei para apenas 2 gramitas e comecei a pescar quase fora de água, e não é que em 10 minutos fiz a pesca... incrível o sitio que descobri estes peixes, coisa que vamos aprendendo neste tipo de pesca:)

A Ninocas quis agarrar num dentolas e pousar para a foto:)
 
Um belo sargo de 1,150Kg
 
Boas ondas por aqui não faltam, esta foto fui ao baú, e já tem uns bons anos, depois de fazer mais uma onda perfeita vinha a remar quando o amigo Edu, estava a sacar um belo tubo mesmo a minha frente... este dia de surf com ondas destas ficam na memoria para o resto da vida...
 
 Os 5 dentuças

Não me venham com verdes e brancos, que a prometida caldeirada de baila, morreu lindamente com um tinto, ahahahahahahah.
 
Na 2ª pesca, houve mais sargos, dando já sinal do que poderia acontecer futuramente, baixaram o lote, mas mesmo assim foi uma excelente pesca, foram bastantes as devoluções ao longo da maré a encher, mas com virar da maré para a vazante, como tem sido habitual, os dentuças deram um ar da sua graça, e ainda fiz uns sargos bem jeitosos.
 
 
Sargos entre as 350g e as 800g
 
Desta feita ia o Edu a remar e eu a surfar, as fotos de surf foram tiradas por o também surfista e amigo Migalhas, que na altura já tinha uma boa maquina fotográfica e tirou estas fotos a mais de 300 metros, local onde tínhamos os carros, esta onda é um secret spot alentejano, que só dá uns dias por ano e só a malta da zona é que sabe...
 
A todos boas fainas...
 

domingo, 24 de maio de 2015

Norte & Sul

   Viva malta, mais umas fainas, desta vez a norte o peixe tem falhado bastante, e com mares bem fortes, fui aos meus pesqueiros de sul, onde por norma o peixe é mais pequeno, mas dá sempre para me distrair e pescar, passando bons momentos ao pé do mar.
   O certo é que vai caindo sempre uns peixes, e uns petiscos porreiros, onde deu para fazer um conjunto de fotos bem bonitas e coloridas, a técnica que usei foi a chumbica 5g, as iscas, foram camarão, percebe e lapa apanhados na hora, e umas borrachas bem cedo, ao corrico, onde ainda consegui enganar 2 Bailas já jeitosas, para uma caldeirada:)

Sul:  Peixe mais maneirinho, mas ainda enganei uns bens bonitos para a grelha e para a postinha frita com percebe:) e tinto claro:)
 
 Sul

Sul: sarguinhos palmeiros bem bonitos.

Norte

 Norte: 3 sargos, já mais crescidos, entre às 600, 750g, pescados com percebe

 Norte: percebe médio de boa qualidade, para enganar umas fresquinhas:)

Sul: 2 Bailas jeitosas, que futuramente vão aparecer aqui num tacho:)

 Eu não enjoo de sargos, agora a maria, já se virou para o salmão, para desenjoar a sargaria:)


Espero que tenham gostado deste conjunto de fotos bem coloridas, uma boa semana de fainas e de trabalho:)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Comprido, mas redondo.

   Ola pessoal, depois de grandes pescarias sucessivas, eles tinham que abrandar, nos últimos dias de Abril, voltei a atacar, apesar de nunca gradar fui fazendo poucos sargos e mais maneiros, apenas valeu a pena, registar uma pescaria, que fiz durante uma manhã de maré vazia e com mar bem forte.
   As bogas quase que comiam os anzois, e depois de duas horas a dar percebes as bogas, a maré vazou por completo e embalagem que o mar trazia varria o pesqueiro todo.
 

   Ponho 20 gramas e continuo a faina, mas a pescar mais fora onde o mar deixava a chumbica bater na pedra, depois de um toque diferente de boga faço a ferragem e tiro um sargo de 400g, logo de seguida um de 700g, "ui a coisa estava a ganhar vida", mais uma boa chucha de percebe e toque estranho, ferragem alta, e boa luta, com calma e ajuda do mar ponho em seco um belo sargo quileiro, a coisa prometia, outra iscada, lançamento para a mesma zona, e pouco tempo depois ferragem alta, e boa luta do outro lado, este magano obrigou-me a abrir o drag para aguentar as suas arrancadas, e esperar que o mar desse uma chanada para o rebocar mais para perto de mim, depois foi esperar uma onda forte para a mesma o me por na pedra mais em seco, tinha 20 segundos até a próxima vaga, e assim foi, desci lá abaixo, meto o matateu debaixo do braço e toca de subir.

 
Era um sargo enorme e comprido, mas estava magro, quando o vi ao pé do quileiro, pensava mesmo que este macaco iria passar o quilo e meio, mas ficou pelo 1,300Kg, mesmo assim era um belo exemplar, depois as bogas tomaram conta do pesqueiro e arrumei a tralha.

Estiveram uns dias fantásticos, e água ganhou cores lindas para umas belas fotografias, praia da estrela do norte.

Os dois dentuças.

Caraíbas, alentejana.
 
No outro fim de semana, fui até a Vidigueira, a convite do amigo Gonçalo, comprometi-me a levar o petisco para a janta, e fui apanhar uns belos percebes numa ilhota com o amigo João que também queria petisco, depois ainda fizemos uma pesca rápida e apanhamos uns peixecos, mas pequenos, algumas safias boas e poucos sargos, o João ainda salvou a viagem com um pargote.

O petisco para a tarde quente da Vidigueira.

 
A cabeça de um dentolas escalada para manter a linha.

Boas fainas amigos

 

terça-feira, 12 de maio de 2015

Mais 13

Ola pessoal, aqui vai o relato da ultima pesca da saga de Abril, e mais uma faina com grandes exemplares, o peixe estava lá, e fui fazendo capturas gradualmente, enquanto eles apareciam, foram poucos os que me venceram desta vez, pesquei com percebe e caranguejo, com 5 e 10 gramas, capturei 17 sargos que rederam mais 13kg, para muitos o número do azar, para mim tem sido a sorte:)

2 pançudos

6 Redondos de 1Kg a 1,200Kg
 
4 de 700g a 850g
 

Os restantes 7 sargos 500g a 650g (alguidar azul)
 
Amigos Pedro e Cris, olhem a praia do surfcasting noturno que fizemos, bastante areada, lá ao fundo onde estivemos até quebra ondas mesmo com o mar pequeno, parecia as Caraíbas:), foi aqui que no inicio do ano deu muitos robalos ao spinning:)
 
Na  minha infância gostava muito de ver os bonecos do recruta zero, nessa turma de soldados havia o recruta dentinho, e não é que apanhei um sargo sósia dele, ahahahahahah.
 
Mais 3 dentolas

Boas fainas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Os últimos cartuxos.

Ola pessoal, mais uns sargos bons de Abril, desta feita vou mostrar duas pescas, a primeira melhor, mas desta vez sem sargos de Quilo, mas com lindos exemplares entre as 500g e 850g onde acabou por ser uma pesca bastante boa, a isca desta feita, foi percebe apanhado na hora e foram pescados a chumbica de 3 e 4g.


Dentuças, bico de papagaio.
 
Material bom para a grelha.
 
Mais uma teca de bom lote.
 
Continuo a fazer uma dieta rigorosa.
 
A segunda pesca mais fraca, mar forte e quando dei com eles era hora de ir trabalhar, foi pena mas as obrigações estão primeiro, desta vez o mar estava que nem um cão e apanhei o peixe com 20g iscadas com percebe e não consegui por em seco uns quantos que ao fugir das ondas o fio ia a pedra e partia.
 
 O maior, 950g.
 
Ainda fiz 4 sargos entre às 650g e 950g
 
Boas fainas e a saga de Abril está quase, quase a acabar:)