sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mais umas fainas

   Ola amigos, esta semana devido a falta de tempo ainda não consegui ir a procura deles, mas a semana passada fiz umas belas jornadas, com uns sargos já jeitosos mas em menos quantidade, mas foi saindo sempre alguma coisa nem que fosse aqueles de dose certa para uma refeição, ou então uns belos percebes para o petisco.
  Não registei os momentos de pesca, apenas o maior da semana, pois a sargaria que foi aproveitada andava toda na casa das 400, 500g e as devoluções foram mais que muitas, principalmente de choupas e safias que andaram as carradas pelos meus pesqueiros.


Praia de Sines

 Por terra foi o maior sargo que apanhei com 800g

Ainda fiz uns sargos de dose mesmo a medida de uma bela refeição, gordos e saborosos, houve um amigo que um dia deste me questionou se me alimentava bem? lol 

 Marisco não faltou e até 2 buzios apanhei


  Como a semana foi fraca, ia mesmo para recusar o convite do amigo João para me dar mais uma vez boleia para ilha, enquanto ele ia a sua faina dos pargos, mas depois de pensar, lá decidi aceitar a sua boa vontade de mudar de rota e deixar-me na ilha que eu tanto gosto, uma coisa é certa, não havia peixe havia percebe a farta, o amigo Seixal ainda me tirou umas fotos, boleias destas quem é que não quer? :) Um obrigado ao fotografo e ao capitão.


Parece que ia acampar para a ilha

Amigo Manel (fui a pesca), esta também parece fácil de subir :) mas não é, o que vale é que já conheço um cantinho a maneira.

A ilhada foi satisfatória apesar de muita miudeza ainda trouxe umas choupas boas, uns sargos obesos  na casa das 600 g uma dourada com 950g e belo sargo de 1,100kg, e claro uma patuscada de percebes.

Belos sargos para a grelha, gordos mas gordos.

Pesca total 

A foto da praxe.

E para abrir o apetite para o fim de semana.

Boas fainas




terça-feira, 13 de maio de 2014

Lá vai dando para o petisco.

   Ola amigos, depois de duas belas pescas, os sargos começaram a escassear , pelas minhas bandas, a norte um dia destes ainda dei com uns quantos bons, mas a sul a coisa está mesmo bera, em pesqueiros que fiz uns peixes o ano passado, este ano não tenho ferrado nada, apenas uns belos polvos.
   Foi uma semana muito fraca, mas tive o prazer de conhecer o PJ dos "Marafados" e de pescar um pouco com ele, mas os spots escolhidos estavam uma miséria, água cheia de limo e mares pequenas com vento a farta, tornaram a coisa difícil, para ajudar o peixe não andava lá, valeu para contar-mos umas historias um ao outro e beber-mos uma cervejola, um dia destes ainda vou fazer uma ilhada com o pessoal dos Algarves.
   Mesmo com a falta de peixe, ainda consegui arranjar uns petiscos, nos últimos 10 dias, fica o resumo  do que se pode arranjar.

Repeti a façanha do ano passado, uma ida a um spot corricar ao choco e salvei a chibata com um já jeitoso.
 
Na ressaca das grandes pescas, ainda fui lá a norte tirar 3 dentolas um bodião e 4 sargotes.
 
Os maiores que consegui, na casa das 800g
 
Antes da chibata com o PJ, no dia anterior a sul, tinha tirados uns palmeirudos já aceitáveis, mas depois o mar caiu, mais do que previa e foi um erro voltar lá, "amigo PJ, soube hoje que na sexta saíram lá no tal pesqueiro poucos mas bons, tu com essas iscas, cravavas lá uns de certeza, foi um erro ir para sul, fds......
 
Os polvos não me largam, vou ao camarão e eles aparecem a minha frente. para não falar dos pequenos que andam por lá, cheguei a brincar com 3 polvecos pequenos na mesma poça.
 
Os polvos foram mesmo hoje a sul, depois fui a norte a sargalhada, mas só apanhei 3 na casa de meio quilo, as águas estão verdes escuras, e eles não andam na espuma.
 
 Tempero

  Preparado

Saborear
 
Boas fainas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Mesmo a conta

    Depois de uma grande pesca, nada como voltar lá, para ver se dava com outra nuvem de sargos, mas claro que nunca há dias iguais, mas desta vez foi mesmo a medida da lei, 10 Kg de peixe, que encheram a minha caixa mais pequena, os sargos esses ou eram de bom lote na casa das 700,900 gramas, ou mais maneiros na casa das 400g, e ainda tirei 2 belos bodiões, onde um foi o meu 2º melhor bodião de sempre.

Este casal de andorinhas, são os meus novos vizinhos, muito engraçadas, o pior é cantadeira logo de manhã, lol.

Caixa composta

 9 Dentuças na esquerda, 9 sargotes na direita

 O bodião e o dentolas

 Os sargos andam bem gordos e muito saborosos

Boas fainas amigos

 

domingo, 4 de maio de 2014

Sargalhada

Num dia de vento a farta, mar bruto e de condições dificílimas, chego ao pesqueiro, olho em redor e não se via viva alma, coisa rara por estas bandas, apenas apareceu um pescador que não conhece o local certamente, pois levou uma molha, andou lá todo nú e desapareceu, ahahahahahah, eu comecei a sentir uns peixes e saquei uns sargos palmeirudos, o vento apertava as ondas ganhavam força e foi-me aguentando, estava completamente sozinho e o dentolas começam a entrar de uma maneira quando a mare ganhou água, que foi daqueles dias que um gajo sonha, era ferragem atrás de ferragem, era aproveitar até eles darem de frosques, sorte a minha estar sozinho, resumindo 17 Kg de sargos, é para compensar os dias dos chibos...


21 dentuças
 
  
Antes 
 
Depois 
 
Caixa da esquerda sargos na casa das 600,900g, a da direita sargos na casa 400,500g
 
Foi um dia para não mais esquecer, belas lutas que me deram estes maganos, para não falar dos que deram de frosques, uma pescaria a muito esperada por mim, pois eu sei que eles nestas altura do ano por vezes fazem estas partidas, acabei por saber por outros companheiros que da parte da manhã não se tinha apanhado nada, ai a ausência de pessoal, bem amigos boas fainas .