terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz 2014

Um Feliz 2014

Fica umas fotos de 2013, seleccionadas a presa, no meio de muitas fotos, de muitas pescarias feitas neste ano que passou, que foi muito positivo nas capturas dos meus sargos e petiscos, desejo muita saúde ao todos os leitores do blog, para o novo ano!

 Sargos Kileiros sairam em bom ritmo na altura de arribação, ao longo do ano foi sempre saindo alguns!

 O Surf tem estado em segundo plano, mas por vezes tenho que ir lavar a alma :) 

 Gosto muito de chocos , polvos e lulas, para o petisco 

 As douradecas andaram ai, fui brindado com poucas, mas jeitosas

 Litoral Alentejano

 Petisco é sagrado, em casa de um pescador:)

Boas pescarias de sargos feitas em 2013


sábado, 14 de dezembro de 2013

Manter o ritmo

   Com a capturas de uns sargos já bons nos últimos tempos, e com as manhãs livres para pescar, no final desta semana, mais condições boas para atacar no meu pesqueiro favorito, fui-me a eles, pois já sabia que vinha ai mar grande durante uns tempos.
   A primeira investida, com muita paciência, porque o peixe estava a comer mal, safei-me com 7 bons sargos, mas infelizmente não tirei fotos. 
  No dia seguinte voltei a carga e com conhecimento do local onde eles passam, e com a paciência e lançamento certeiros repetidamente para os sítios quentes voltei a ser brindado com mais 10 bons sargos e mais um brinde de um Matateu, que também já procurava a uns tempos :):):), onde me obrigou a abrir o Drag e ouvir o tal barulho zzzzzzzzzz, e se não estive a pescar a chumbadinha com 0.40, que acaba por dificultar o lançamento, nem lhe tinha visto a cor, o raio do sargo estava cheio de força, e depois de 4 a 5 minutos de batalha, contornei pedra sobre pedra e pus o macaco numa poça praticamente paradinho, se não visse não acreditava no estado do fio, 20 a 30 metros completamente danificados, ficou para saber como é que não partiu, acho que foi o pai natal :):):), ainda tive a felicidade de ferrar outro, mas esse foi a vida dele, e venceu-me, mas este já me deixou bem contente.
   Pesca feita toda a chumbadinha.




Cada vez mais raro sargos destes apanhados a cana, para mim isto é o dia de pesca perfeito.

 Pesca total

Os dentuças ao pé do matateu, ficam em segundo plano

   No dia seguinte a esta pesca, só queria era ir lá outra vez, mas o mar subiu mais que o previsto e fui corrido do pesqueiro por umas ondas cheias de força que varriam tudo, as previsões anteciparam e obrigaram-me a ir a procura de outro pesqueiro, onde no meio de me esbarrar com a policia marítima e ser abordado e com mais 2 buracos que não deram nada, decidi ir almoçar, para depois ir trabalhar.
   Mas a pesca tem coisas do caraças, ao pé de casa, não me falta água salgada com molhos e paradões, que são a segunda linha de protecção do mar que entra aqui em Sines, onde a água esta sempre muito parada e nem mexe, onde dá para pescar a todo o todo o tipo de peixe e várias modalidades, só que não me seduz muito.
   Mas neste dia com ondulação de sul, o mar estava completamente alterado e entrava em Sines como não é normal, e deixava aquela espuma excelente  para os sargos saírem dos buracos dos molhos e virem cá fora comer, ia a caminho de casa e vejo um companheiro a pesca, deixa lá ver se já apanhou alguma coisa???
   "Então companheiro como está a pescaria" responde ele "É só jogar lá para dentro", tinha um balde cheio de bons sargos, olho para o relógio, tenho 40 minutos para pescar, ir almoçar não, perdi logo a fome, vou é apanhar sargos, que aqui ao pé de casa e de dia não é todos os dias.
    Aqui tinha que ser ao pião, e estralho curto, pois pesca-se quase fora de água mesmo na zona onde o caixão de mar arrebenta em cima das pedras, e a perda de bóias é constante, e acaba por ser muito difícil pescar, coisa que pensava que não, mas na rapidinha de pesca :) rendeu 17 sargos jeitosos e gordos e fui trabalhar com fome mas com um sorriso , ehehehehehehe.


 O companheiro foi porreiro e teve uma atitude igual a minha enquanto pescador, quando estou a apanhar não me importo de dizer e incentivar quem chega, e partilhar o espaço sempre com respeito e humildade, se eu gosto de apanhar os outros também gostam, mas há malta que já sabe tudo, ai nessas condições já não é assim, lá teremos que ter os nossos segredos...

Se eu passo mais cedo lá, provavelmente faria uma pesca fenomenal, pois  era mesmo só jogar lá para dentro :):):):)


Desta vez não há petisco, :):):) é para abusar no Natal :):), e se não houver capturas até lá, aproveito para desejar Bom Natal ao pessoal ai dos Blogs com muita saúde... 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Luz ao fundo do tunel.

   Depois de algumas grades e pescarias até sem toques, resolvi dar um tempo para ver se os sargos voltavam a aparecer por os meus pesqueiros, e no final da semana passada voltei a carga, um pouco apreensivo, mas apareceu uma luz ao fundo do túnel, e apesar de não apanhar grandes dentuças, já apareceram uns sargos de bom lote, que venham muitos destes.


A 1ª pesca que fiz, já deu para ver que eles andavam lá, a grade essa foi para traz das costas... nada de especial, mas era um bom pressagio :)))).

A segunda investida já sairam uns peixes bem jeitosos e compus a caixa com 12 sargos bem jeitosos e um robalote, peço desculpa ao pessoal dos barrotes, mas este engoliu o camarão até a barriga.





A 3ª parte foram 9 sargos e meia dúzia deles já pré-dentuças,
 que já deram para matar o vicio e ganhar pica para os próximos dias, as pescas foram feitas a chumbadinha e pião.






O petisco da ordem, a todos boas fainas.