quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia de Polvo

   Boas malta, está semana de grandes marés, nada como tentar abastecer a arca com uns polvinhos, para o natal.
   Mais uma vez saída do trabalho bem cedo, e de volta aos polvos com o puxeiro, coisa que já não fazia a muito tempo, pois para este tipo de pesca que normalmente é de manhã e com boas marés, também tem-se que conjugar com o trabalho o tempo disponível, o que foi possível nesta terça feira.
   Em 30 minutos fiz a pesca com 7 polvos, a arte que uso é bem simples e eficaz, ponho um polvo pequeno atado na ponta do puxeiro, e simplesmente ponho a porta dos buracos, e como eles se comem uns aos outros, se houver polvo no buraco ele puxa logo o pequeno para o comer, o engraçado é a força bruta que eles fazem, parece que estamos a medir forças com outra pessoa, é incrível,  praticamente eu não os especto pois se falhar e o buraco for fundo, nunca mais o vejo,então quando vejo que tem polvo no buraco, atraiu-o para fora e apanhou a mão pela cabeça, é mais seguro e assim não escapa de certeza.
   Nesta arte de pesca, também temos uma vantagem, se o buraco tiver navalheiras, elas saem com medo do pequeno polvo, e apanha-se com um pequeno camaroeiro, que uso também para os camarões.
   Com o cansaço da noite, a andar nas pedras e dentro de água, as forças esgotam-se rapidamente, o meu corpo cedeu a juntar a ansiedade que é fazer este tipo de investida, pois a qualquer momento aparece a policia marítima e estraga a festa, é que não ando nem tenho balança na maré, mas quem tem? normalmente apanho o polvo e limpo-o logo na altura, menos umas gramas que ficam logo ali, até para apanhar alimento esta democracia é justa.

Este já arranjado, ainda estava vivo, mais fresco que isto não é fácil 

 Pesca total, meio balde de polvos, as navalheira nem vê-las

Estes vão morrer assim, polvo a lagareiro

  Claro que não podia de deixar de apanhar uns belos camarões, para tentar uns sargos a tarde.

 Como não havia condições para os meus pesqueiros de eleição, e a sul o mar estava cheio de limo, fui tentar descobrir novos pesqueiros aqui numa zona de falesia perto de casa, mas nada de especial, peixe graúdo nem velo, mas ainda saíram umas sarguetas para a fritada.


11 comentários:

  1. Boas João!
    Já fizeste aí a maré com esses polvos, e bem bons... eu também quero ir um dia destes a ver se apanho alguns...
    E ainda fizeste uns sargos também :)
    Já dá para a jantarada...
    Força aí João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Vão dar um belo petisco, desta vez não apareceu nenhum sargo papudo, mas também fui pescar para um sitio que não conhecia,obrigado um abraço.

      Eliminar
  2. Grandes petiscos esses!

    Por acaso essa técnica ainda não experimentei, ando mais com a toneira. Bom, mas também ainda não experimentei, por causa do mesmo problema que tu a PM. Não sei se compensa um gajo andar ali sempre com receio e ainda dá um malho daqueles...

    Eu não te disse que mais a Sul, não te safavas... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Manel. pois está tecnica é muito boa, acredita, hj apanhei mais meia dúzia deles, tenho que aproveitar, sim aquilo a sul não estava fácil, só sarguetas, obrigado um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas João!
    Agora andas no polvo,bem bons que eles são,para o arroz de tomate te umas belas sarguetas,continua ai com força.
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre.
      Tenho que variar na ementa,:):), hj fui la outra vez, ainda me safei,aproveitar as marés que não são muitas, obrigado, grande abraço.

      Eliminar
  5. Boas João,
    Essa técnica não conhecia como direcionada mais ao polvo, ás navalheiras sim, já tinha visto.
    Aqui na minha zona na polveira costumamos colocar uma navanheira e uma ou 2 sardinhas numa rede atadas na ponta.
    De vez em quando tambem vou a eles, já ás navalheiras gosto de as apanhar à barca(à mão procurando nos buracos), é com cada trinca!!
    Claro que com uma isca dessas tinhas de matar uns peixes.
    Fresco, fresco, melhor é impossivel.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Boas Pedro.
    Está técnica é mesmo muito boa, quando apanhares um polvo pequeno,guarda-o e quando puderes espermenta, depois de uma ida a maré, podes o tirar e congelar, dá para várias investidas, tens que o atar com atacador, que depois se tira o nó facilmente e com um bocado de fita, fazes um batente ao pé da curva do gancho para que o polvo não suba o ferro ( espero que tenhas percebido) se passares o polvo pequeno perto de outro ele agarra-se logo ou foge a nadar, para as navalheiras se elas estiveres em buracos nas fendas das rochas, saltam logo cá para fora, mas nos rebolos de pedras essa tecnica que usas a levantar as pedras é boa e cansativa... as vezes tb faço, hj fui outra vez e apanhei mais meia dúzia deles, e ainda uma boa navalheira e uma santola que foram logo para o almoço, um grande abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Boas João!
    Começei a pescar às navalheiras e aos polvos com o meu pai com uma técnica parecida com essa.
    Uma cana da India com uma rede na ponta onde metiamos umas 2 ou 3 sardinhas meio esborrachadas, de vez em quando levavam uma pisadela para activar o cheiro e se as navalheiras e os polvos andassem por lá eram certos. Os polvos apanhavamos com um pucheiro feito com uma ponteira de uma cana com um anzol na ponta e as navalheiras iamos puxando a cana devagar enquanto estas comiam descansadas até ficarem dentro do camaroeiro.
    Quanto aos polvos é um bicho que também gosto bastante.
    Pelo que percebi amanhas logo no pesqueiro.
    Porque não começas a aproveitar as entranhas. assim quando tiveres à pesca com o pião ou andares ao isco metes uma cana ao fundo com este excelente isco para os robalos.
    Eu já me dei muito bem com esta técnica :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas Francisco!
    Essa técnica,certamente que também deve ser muito eficaz, em relação as entranhas, nunca experimentei, mas vou seguir a dica e aproveita-las da próxima vez, obrigado um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Companheiros, podem ajudar-me? Que praias com rochas me aconselham para apanhar uns polvos? Não sou da região! Abç

    ResponderEliminar