quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Surfcasting

   Mais um post, e o primeiro sobre surfcasting, uma técnica que tenho que aprender muito, e como o windguru ia dar um descanso da nortada, pensei para mim, é agora que vou perder umas horitas nesta modalidade que prático esporadicamente e foram dois dias muito engraçados.
   Segunda feira compro 3 pacotes de coreana e uma dose de minhoca branca, isco que raramente uso mas que sei que é muito bom, antes do pôr do sol arranco para Aberta Nova, praia muito conhecida para este tipo de pesca, fica a 25 minutos de Sines (norte) logo a seguir a Melides, pesquei das 8 da noite até às 2 da manhã,  a noite estava linda, mas peixe muito pouco, ainda perdi um bom peixe que me pareceu um robalo mesmo a saída da rebentação, e safei a grade com 2 lindos linguados que nem picaram como é habito neste tipo de peixe, deu para o almoço de terça, de referir que a minhoca branca foi a única a facturar.
   Com a chegada tarde a casa nem registei o momento, mesmo com 2 linguados estava um bocado desanimado, pois esperava mais uns peixinhos, devido a relatos de amigos que a uns dias atrás tinham apanhados uns peixinhos jeitosos.
   Depois de um excelente almoço, e ainda a pensar na pescaria anterior, lembrei-me que tinha sobrado meia dúzia de minhocas brancas e um pacote de coreana, e como tenho aqui uma praia ao lado de casa perfeita para surfcasting, decido fazer a entrada da noite sem esperança nenhuma,lol era a realidade, mesmo sabendo que estavam a sair uns bons linguados durante o dia. aqui na costa do norte.
   Aproveito a tarde para a praia, o dia era de sonho para Agosto, pois aqui normalmente este mês é só vento ,vindo a acalmia só para Setembro e Outubro.


       Agosto com a praia praticamente deserta, é um luxo, la ao fundo estavam pescadores e ainda vi um tirar um lindo robalo


        Daqui até Tróia são por volta de 60 Km de costa virgem, que fazem a delicia de pescadores de surfcasting.

       
      Eu e a Ninita a preparar o material, comecei a pescar ainda de dia, pois estava com fé num linguado, e larguei la as canas sem me preocupar com elas durante um bom tempo, quando a minha mãe me diz que tenho o fio de uma cana todo laço.
   Pensei logo que fosse um robalote ao uma baila, mas não sinto nada na cana, quando vejo que na arrebentação esta lá uma pequena baila, chamo a Ninita para puxar o peixe, bem ficou doida de alegria, nunca mais vou me esquecer da cara dela,llloollll.


    A grande pescadora,llolll, castiça,lloll.


         Estava a chegar a hora da esperança e a Lulu antes de ir embora saboreou o pôr do sol, eu sem esperança nenhuma depositava a minha fé na minhoca branca, pois nos 3 pacotes de coreana nem um peixe apanhei.
        A noite cai e vira a maré, e começo a ter uns toques, eram uns robalotes micro que andavam a ratar as iscas, retirei dois seguidos que alguma paciência ainda os consegui salvar, como era possível engolirem anzóis de aste comprida tão grandes, só podia ser a minhoca branca.
        Como no surfcasting o pescador lança e espeta a cana na areia, ficando por vezes horas a olhar para elas, e é isso que me aborrece neste tipo de pesca, já eram 10 da noite, e resolvo pegar numa
cana e ficar com ela na mão, passados 10 segundos levo um esticão e ferro de imediato o peixe, uma luta engraçada, e sai um lindo robalote, já safei a grade,lol, sobrava 2 minhocas brancas, iscada generosa, lanço espeto a cana na areia, dou meia volta pego outra vez na cana e zás, papel químico do primeiro, este um pouco mais pequeno, está feita a pesca, pois a minhoca branca já era, ainda tentei com uma ultima coreana, mas nem lhe tocaram.
       Eles andavam lá, se calhar tinha feito uma linda pesca se tivesse mais minhoca branca, mas a pesca é mesmo assim, eu acabei o dia feliz, tirando muitas conclusões sobre esta pesca, que espero ter tempo brevemente para repetir...

 

6 comentários:

  1. Parabéns pelos peixes mas principalmente pelas fotos e pelos bons momentos pois são estes que ficam para a vida grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Ola Nuno, tens toda a razão, obrigado pelo comentário, um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Boas João Santana uma experiência diferente para variar por vezes também é bom, apesar dos resultados não serem os mais desejados ainda deu para o almoço, se a minhoca branca não tivesse acabado!!!!Fica sempre aquela duvida.
    Grandes momentos e fotos para mais tarde recordar.
    Abraços e continuação de boas pescas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Pedro, pois é fica a dúvida, mas isto é que dá pica para continuar a pescar, nunca há uma ciência ezata, obrigado pelo comentário, um grande abraço.

      Eliminar
  4. Alo João!
    Vejo que como eu andas a treinar novas modalidades,eu pessoalmente acho esse tipo de pesca muito parado gosto de pesca mais activa,o picar e sentir do peixe nem que seja de bogas:))))eu ultimamente estou parado pois a saúde per-gome uma partida,mas ainda a sim foi uma pesca jeitosa,quem sabe se a minhoca não tem acabado,mas fica para a próxima.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Ola Alexandre, pois é temos que arranjar alternativas, acho que vou fazer umas noitadas agora em setembro e outubro no surfcasting, eu também ainda não estou a 100% de saúde, espero que melhores rapidamente para voltares a faina e obrigado pelo comentário, um grande abraço.

    ResponderEliminar